Conheça as palestras e oficinas deste ano:
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
Segunda-feira
18/07/2016
MANHÃ
8h
30 min
Abertura Oficial
Inclusão e não aprendizagens
Viviane Weschenfelder - Doutoranda em
Educação – UNISINOS
TARDE
13h
30min
BNCC e interdisciplinaridade
Profª Maria José Machado de Lima (Profª Zezé) -Mestre
em Políticas e Gestão da Educação
*Para
professores de 1º ao 9º ano
Ressignificando a Ed. Infantil
Márcia Almeida – Pedagoga e Pós Graduada em
Gestão Escolar
*Para professores da Ed. Infantil - Local: Sala de
palestras
Terça-feira
19/07/2016
MANHÃ
Situação do aluno e o
cotidiano escolar
Leonardo Machado Souza - CRAS/Butiá
*Para
professores de 1º ao 9º ano
Ressignificando a Ed. Infantil
Márcia Almeida – Pedagoga e Pós Graduada em Gestão
Escolar
*Para professores de Ed. Infantil - Local: Sala de
palestras
TARDE
Ressignificando a Ed. Infantil
Márcia Almeida – Pedagoga e Pós Graduada em
Gestão Escolar
*Para professores de Ed. Infantil - Local: Sala de
palestras
Oficinas
Local
|
Público
|
Tema
|
Sala 1
|
Área da
Linguagem
(
para professores de LP – Anos
Finais)
|
“Práticas em Literatura”
Profª June Sant’Anna Comin
Formação em Letras – Língua Portuguesa
Literaturas da Língua Portuguesa-Pós em Gestão Escolar |
Sala 2
|
Área da Matemática
( para
Professores de
Matemática – Anos Finais)
|
“Etnomatemática e resolução de
problemas”
Profº Everton Rodrigo dos Santos Vieira
Formado em Matemática –UFPEL
Profª Jacqueline Izaguirre Peltz
Formada em Matemática -UFPEL
Profª Aline Moraes
Formada em Matemática -UFPEL
|
Sala 3
|
Áreas: Linguagem
Ciências Naturais
Ciências Humanas
(* exceto LP, para
os demais professores das áreas afins)
|
“Metodologia da Pesquisa”
Profª Lilian Natani Rosa da Silva Virtuoso
Formação em Ciências Biológicas – UNISINOS
Pós em Educação e Contemporaneidade _IFSUL
|
Sala 4
|
Área da Linguagem
(Anos Iniciais)
|
“Sem medo de Português”
Profª Sandra Behn Foques
Pós Graduada em Psicopedagogia e Literatura
Infantil
|
15h
30min
Ginásio da Escola
|
Todos os participantes
|
“Equilíbrio e lateralidade na
prática da sala de aula”
Profª Ana Meri Amaral Lucas
Formação em Ed. Física
Pós em Educação Inclusiva
|
Sabemos que todos os temas abordados por Augusto Cury no vídeo são´problemáticas que enfrentamos no mundo atual: insegurança, timidez, sintomas psicossomáticos, ansiedade, abandono, etc, aliás, que a indústria de lazer não supre, embora tentemos manter o ser humano sempre ocupado, o que também não é correto, pois aquele minuto para si, com reflexões se faz necessário.
ResponderExcluirNo entanto, estamos caminhando para mais dificuldades e problemas futuros com o que está ficando para trás, além de que teremos mais questões ambientais,, falta de alimentos, água, economia, falta de perspectivas, falta de tempo e estamos correndo há muito para tudo isso.
Porém, não podemos pensar ou achar que não teremos soluções num mundo em constantes guerras, onde alguns querem viver melhor, outros protegem suas fronteiras, outros ainda, não querem saber do outro, enquanto que muitos pensam só em sobreviver.
Como atenuar tudo isso? Acredito que ainda é e será através da escola humanista, esta é e será a Escola Inteligente, mediadora, onde a família presente encontra soluções, com pessoas sempre comprometidas na formação socioemocional. Não somos os únicos seres no universo, mas muito depende do bom senso do ser humano que precisa , ser constantemente motivado.
A geração de hoje busca respostas em tempo real. O educando não quer aulas estéreis e a escola precisa acompanhar as mudanças que ocorrem no dia-a-dia levando-o a pensar, refletir, desenvolver a criatividade e o olhar crítico (formadores de opiniões: Duvidar, Criticar e Determinar). Utilizar a multimídia; porém, não esquecer a parte socioemocional que não é inata e pode ser trabalhada na escola e fora do contexto escolar. A escola e a família precisam dialogar para que o educando tenha autonomia sobre suas ações e confiança no desenvolvimento de suas habilidades. Todo ser humano precisa trabalhar suas emoções para saber lidar com dificuldades de aprendizagem, fracasso, insegurança,... Em algumas situações o diálogo, a confiança, o grupo auxilia trazendo soluções viáveis. Não trabalhamos somente os conteúdos; mas, também a parte afetiva para conseguir sanar aspectos ligados as áreas do conhecimento. Logo, a inclusão de competências socioemocionais na educação não precisa ser intencional, como foi mencionado na fala do Cury.
ResponderExcluirZenaide de Souza da Fonseca
E.M.E.F. Santo Antônio
o VÍDEO COM A palestra de Augusto Cury esclarece e incentiva os professores a conhecerem mais sobre Educação Sócioemocional, pois as escolas e professores não estão preparando os alunos para a resolução de problemas que exigem atitudes inteligentes, lógicas e inovadoras. Nos leva a repensar sobre as aprendizagens significativas, onde o DUVIDAR, CRITICAR E DETERMINAR é o fator determinante para a autoaprendizagem, despertando no aluno uma segurança em si mesmo, oferecendo-lhes oportunidades de aprender vinculando RAZÃO E EMOÇÃO.
ResponderExcluirVanderlete Neves da Silva- E.M. Maria Camargo