quarta-feira, 13 de julho de 2016

Conheça as palestras e oficinas deste ano:

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

 







Segunda-feira
18/07/2016

MANHÃ
8h 30 min
Abertura Oficial
Inclusão e não aprendizagens
Viviane Weschenfelder - Doutoranda em Educação – UNISINOS



TARDE
13h 30min
BNCC e interdisciplinaridade
Profª  Maria José Machado de Lima (Profª Zezé) -Mestre em Políticas e Gestão da Educação
*Para professores de 1º ao 9º ano

Ressignificando a Ed. Infantil
 Márcia Almeida – Pedagoga e Pós Graduada em Gestão Escolar
*Para professores da Ed. Infantil - Local: Sala de palestras

 







Terça-feira
19/07/2016


MANHÃ
Situação do aluno e o cotidiano escolar
Leonardo Machado Souza - CRAS/Butiá
*Para professores de 1º ao 9º ano


Ressignificando a Ed. Infantil
 Márcia Almeida – Pedagoga e Pós Graduada em Gestão Escolar
*Para professores de Ed. Infantil - Local: Sala de palestras



 TARDE
Ressignificando a Ed. Infantil
 Márcia Almeida – Pedagoga e Pós Graduada em Gestão Escolar
*Para professores de Ed. Infantil - Local: Sala de palestras


Oficinas


Local
Público
Tema


     Sala 1



Área da  Linguagem
 ( para professores de     LP – Anos Finais)


“Práticas em Literatura”
Profª June Sant’Anna Comin
Formação em Letras – Língua Portuguesa 
 Literaturas da Língua Portuguesa-Pós 
em Gestão Escolar



     Sala 2


Área da Matemática
( para
Professores de Matemática – Anos Finais)


“Etnomatemática e resolução de problemas”
Profº Everton Rodrigo dos Santos Vieira
Formado em Matemática –UFPEL
 Profª Jacqueline Izaguirre Peltz
Formada em Matemática -UFPEL
Profª Aline Moraes
Formada em Matemática -UFPEL




     Sala 3

Áreas: Linguagem
Ciências Naturais
Ciências Humanas
(* exceto LP, para os demais professores das áreas afins)


“Metodologia da Pesquisa”
Profª Lilian Natani Rosa da Silva Virtuoso
Formação em Ciências Biológicas – UNISINOS
Pós em Educação e Contemporaneidade _IFSUL


     Sala 4

Área da Linguagem
(Anos Iniciais)

“Sem medo de Português”
Profª Sandra Behn Foques
Pós Graduada em Psicopedagogia e Literatura Infantil

       15h
       30min

         Ginásio              da               Escola


Todos os participantes

“Equilíbrio e lateralidade na prática da sala de aula”
Profª Ana Meri  Amaral Lucas
Formação em Ed. Física
Pós em Educação Inclusiva



3 comentários:

  1. Sabemos que todos os temas abordados por Augusto Cury no vídeo são´problemáticas que enfrentamos no mundo atual: insegurança, timidez, sintomas psicossomáticos, ansiedade, abandono, etc, aliás, que a indústria de lazer não supre, embora tentemos manter o ser humano sempre ocupado, o que também não é correto, pois aquele minuto para si, com reflexões se faz necessário.
    No entanto, estamos caminhando para mais dificuldades e problemas futuros com o que está ficando para trás, além de que teremos mais questões ambientais,, falta de alimentos, água, economia, falta de perspectivas, falta de tempo e estamos correndo há muito para tudo isso.
    Porém, não podemos pensar ou achar que não teremos soluções num mundo em constantes guerras, onde alguns querem viver melhor, outros protegem suas fronteiras, outros ainda, não querem saber do outro, enquanto que muitos pensam só em sobreviver.
    Como atenuar tudo isso? Acredito que ainda é e será através da escola humanista, esta é e será a Escola Inteligente, mediadora, onde a família presente encontra soluções, com pessoas sempre comprometidas na formação socioemocional. Não somos os únicos seres no universo, mas muito depende do bom senso do ser humano que precisa , ser constantemente motivado.

    ResponderExcluir
  2. A geração de hoje busca respostas em tempo real. O educando não quer aulas estéreis e a escola precisa acompanhar as mudanças que ocorrem no dia-a-dia levando-o a pensar, refletir, desenvolver a criatividade e o olhar crítico (formadores de opiniões: Duvidar, Criticar e Determinar). Utilizar a multimídia; porém, não esquecer a parte socioemocional que não é inata e pode ser trabalhada na escola e fora do contexto escolar. A escola e a família precisam dialogar para que o educando tenha autonomia sobre suas ações e confiança no desenvolvimento de suas habilidades. Todo ser humano precisa trabalhar suas emoções para saber lidar com dificuldades de aprendizagem, fracasso, insegurança,... Em algumas situações o diálogo, a confiança, o grupo auxilia trazendo soluções viáveis. Não trabalhamos somente os conteúdos; mas, também a parte afetiva para conseguir sanar aspectos ligados as áreas do conhecimento. Logo, a inclusão de competências socioemocionais na educação não precisa ser intencional, como foi mencionado na fala do Cury.

    Zenaide de Souza da Fonseca
    E.M.E.F. Santo Antônio

    ResponderExcluir
  3. o VÍDEO COM A palestra de Augusto Cury esclarece e incentiva os professores a conhecerem mais sobre Educação Sócioemocional, pois as escolas e professores não estão preparando os alunos para a resolução de problemas que exigem atitudes inteligentes, lógicas e inovadoras. Nos leva a repensar sobre as aprendizagens significativas, onde o DUVIDAR, CRITICAR E DETERMINAR é o fator determinante para a autoaprendizagem, despertando no aluno uma segurança em si mesmo, oferecendo-lhes oportunidades de aprender vinculando RAZÃO E EMOÇÃO.
    Vanderlete Neves da Silva- E.M. Maria Camargo

    ResponderExcluir