terça-feira, 21 de julho de 2015

Formação On Line


1- A Secretaria Municipal de Educação está sugerindo para Formação Continuada on line, que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica sejam estudadas, pois através deste material estaremos atualizando  os documentos escolares.
 O acesso a esta informação é fundamental para ampliar os conhecimentos referentes a Educação Básica.

Para baixar as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica na integra, clique no link abaixo:



2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;

3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?






118 comentários:

  1. As bases que dão sustentação ao projeto nacional de educação responsabilizam o poder público, a família, a sociedade e a escola pela garantia a todos os estudantes de um ensino ministrado com base nos seguintes princípios:
    I – igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;
    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    IV – respeito à liberdade e aos direitos;
    V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    VII – valorização do profissional da educação escolar;
    VIII – gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e normas dos sistemas
    de ensino;
    IX – garantia de padrão de qualidade;
    X – valorização da experiência extraescolar;
    XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.
    Além das finalidades da educação nacional enunciadas na Constituição Federal (artigo 205)
    Se faz necessário ao professor conhecer estas diretrizes para que o seu trabalho atenda as necessidades do educando, observando suas necessidades socioculturais, afetivas, cognitivas, para que esse aluno possa tornar- se um cidadão autônomo e sabedor de seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  2. A Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
    É importante para o professor conhecer as Diretrizes, porque é um instrumento para que crianças, adolescentes, jovens e adultos que não tiveram oportunidade, possam receber uma educação e formação de qualidade.

    " Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra. " ( Anísio Teixeira )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E também para concluir as referências para o planejamento em todas as instâncias são: IDEB, FUNDEB e ENEM.

      Excluir
  3. O educador deve conhecer as Diretrizes Curriculares para aplicar na sua prática pedagógica, pois faço um relato que ocorreu comigo no dia da formação pedagógica na escola Nicácio Machado a proposta era para unificarmos os planos de estudos da disciplina de Artes e havia algumas duvidas em relação aos conteúdos que realmente seriam da disciplina de Artes, neste caso utilizamos esta ferramenta importante que é as Diretrizes Curriculares e conseguimos sanar todas as duvidas e formular o plano de estudo abrangendo todos conteúdos de acordo com o previsto pelas Diretrizes Curriculares. No entanto, fica evidente a suma importância de obter e utilizar esta importante ferramenta, pois conseguimos fazer um trabalho de forma clara, correta e que proporciona a um aprendizado de qualidade para o nosso educando.
    Francisca Jobim de Araújo Rodrigues – E. M.E.F.Profª Maria Alzira

    ResponderExcluir
  4. 1- São o IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), o FUNDEB (Fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos profissionais de educação) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
    2- É de extrema importância para nós como educadores, conhecer as propostas que direcionam o ensino básico no nosso país, até mesmo para poder reivindicar seu cumprimento real em nossas escolas e ter uma visão ampla e crítica da nossa educação.

    ResponderExcluir
  5. 2- As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    3- É importante conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica porque são normas que regem a educação, que orientam na organização, no planejamento curricular das escolas, norteando os currículos e conteúdos mínimos. Asseguram a formação básica definindo competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, buscando a igualdade de aprendizagem. Assim, é importante os professores terem este conhecimento também para poderem contribuir no processo de organização e desenvolvimento da proposta político pedagógica da escola.
    Cristiane Janostiac da Silva Escola Professora Maria Alzira

    ResponderExcluir
  6. Eurides Drosdowski Cunda (EMEI Mundo dos Sonhos)31 de julho de 2015 às 16:20

    2-Resposta:
    I. Igualdade de condições para o acesso, permanência e sucesso na escola;
    II.Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    III. Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
    IV. Respeito à liberdade e aos direitos;
    V. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    VI. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos ofícios;
    VII. Valorização do profissional da educação escolar;
    VIII. Gestão democrática do ensino público, na forma de legislação e normas do sistema de ensino;
    IX. Garantia de padrão de qualidade;
    X. Valorização da experiência extraescolar;
    XI. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

    3. Resposta:
    Porque assim teremos uma base para que o nosso trabalho seja realizado sempre em benefício do aluno, formando assim um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  7. O PROFESSOR NECESSITA CONHECER AS BASES CURRICULARES PARA TER COMO SE ORIENTAR NO SEU PLANEJAMENTO DIÁRIO.

    ResponderExcluir
  8. Eurides Drosdowski Cunda (EMEI Mundo dos Sonhos)1 de agosto de 2015 às 14:53

    Resposta n° 2:
    I. Igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;
    II. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    III. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    IV. Respeito a liberdade e os direitos;
    V. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino.
    VI. Gratuidade do ensino público em estabelecimento oficiais;
    VII. Valorização do profissional da educação escolar;
    VIII. Gestão democrática do ensino público na forma da legislação e normas do sistema de ensino.
    IX. Garantia de padrão de qualidade;
    X. Valorização da experiência extraescolar.
    XI. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;

    Resposta n° 3

    Porque assim teremos uma base para que o nosso trabalho seja realizado sempre em benefício do aluno, formando um cidadão consciente dos seus direitos e deveres.

    Eurides Drosdowski Cunda
    EMEI Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Meus comentários serão voltados à Educação Infantil, pois esta é minha área de atuação.

    02. Os referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil são um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam contribuir com a implantação e implementação de práticas educativas nas creches e pré-escolas, voltadas para os profissionais da educação que lidam com crianças de zero a cinco anos.
    Uma proposta curricular de qualidade depende principalmente de todos os envolvidos que trabalham nas instituições. Por meio das ações dos professores, que devem ser planejadas e compartilhadas com seus pares e outros profissionais da instituição, podem-se construir projetos educativos de qualidade junto aos familiares e às crianças.
    As práticas pedagógicas do professor devem remeter ao “como fazer”, à intervenção direta do professor no planejamento quanto à promoção de atividades e cuidados alinhados com uma concepção de criança e de educação.
    O trabalho na Educação Infantil é um processo dinâmico decorrente da interação entre professores e alunos mediante a análise dos diversos indicadores curriculares que sugerem os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Quanto ao processo de sistematizar a aquisição da aprendizagem pelos alunos, cabe à equipe pedagógica – professores, gestores, coordenadores - realizar o seu planejamento de trabalho.

    03. A infância da criança está sendo vivida neste momento, e é bom que ela seja bem vivida. Se a criança passa 8 horas por dia numa instituição de educação infantil, praticamente está passando a infância ali. Então precisa brincar, desenvolver-se, socializar-se, criar habilidades motoras etc. O Brasil deu um passo importante na definição de sua legislação.
    A Educação Infantil é uma das etapas mais importantes da vida da criança, portanto o Cuidar e o Educar são essenciais para o seu desenvolvimento neste período. A criança necessita de brincar, descobrir, aprender e explorar o mundo a sua volta, pois, o contexto sócio-histórico em que a criança está inserida é de grande importância para que o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e emocional.

    ResponderExcluir
  10. 2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;
    RESPOSTA:

    A educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude, em condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças.
    Neste sentido, cada uma das etapas da educação básica possui seus objetivos próprios a serem seguidos e apresentados, seja na educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    Parecer CNE/CEB nº 8/2010 (Aprecia a Indicação CNE/CEB nº 4/2008, que propõe a constituição de uma comissão visando analisar a proposta do Custo Aluno qualidade inicial (CAQi) ; como política de melhoria da qualidade do ensino no Brasil).
    O CAQi é resultado de estudo desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação; com a participação de pesquisadores, especialistas, gestores e ativistas de educação. Sua concepção representa uma mudança na lógica de financiamento educacional, pois se baseia no investimento necessário para uma educação de qualidade, e não nos recursos disponíveis.
    a) às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquisa);
    b) ao mundo do trabalho;
    c) aos desenvolvimentos tecnológicos;
    d) às atividades desportivas e corporais;
    e) à produção artística;
    f) ao campo da saúde;
    g) às formas diversas de exercício da cidadania;
    h) aos movimentos sociais.


    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?

    Bem, acredito ser de suma importância conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação, visto que ela é como se fosse um alicerce indispensável para nos apoiarmos e orientarmos com relação a nossa educação, não somente como professores mas também como cidadãos que somos, diante de uma sociedade, que por muitas vezes, acaba mudando, seja em vista da economia, sociedade, desigualdade, política, etc... Sabemos que a educação deve promover o desenvolvimento do ser humano com dignidade, respeito e valorização. E essas diretrizes servem para nos dar referências e abordar temas sobre os direitos da educação, qualidade do ensino, valorização dos direitos e qualidade da educação, os direitos e deveres que temos para com o ensino, professor, cidadão, etc.
    Mas, afinal de quem é a responsabilidade de tudo isso?.... aonde buscarmos?.... Sempre procuramos dar o melhor de nós, mas muitas vezes nos sentimos desprotegidos, mesmo tendo regimentos, parâmetros e normas as serem seguidas.
    Não educamos por educar, porque além de educar estamos formando um ser que tem uma essência humana que precisa de atenção, cuidado, ser acolhido e respeitado, ou seja, é um grande desafio.
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  11. Professora Regina Jalmusni Gonçalves, Escola M. E. Fundamental Professora Maria Alzira
    Questão 2:
    Citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica.
    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    O IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira ( INEP) e em taxas de aprovação.
    O FUNDEB- Entre as maiores conquistas, durante a Década da Educação( encerrada em 2007), destaca-se a criação do FUNDEF, posteriormente transformado em FUNDEB. Este ampliou as condições efetivas de apoio financeiro e de gestão às três etapas da Educação básica e suas modalidades, desde 2007.
    O ENEM- O Ministério da Educação vem trabalhando no aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que, gradativamente, assume funções com diferentes especificidades estratégicas para estabelecer procedimentos voltados para a democratização do ensino e ampliação do acesso a níveis crescentes de escolaridade.
    Neste sentido, este exame apresenta hoje os seguintes objetivos, conforme art. 2º da Portaria nº 109/2009:
    I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo do trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
    II – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho;
    III – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar a processos seletivos de acesso aos cursos de Educação Profissional e Tecnológica posteriores ao Ensino Médio e à Educação Superior;
    IV – possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais;
    V – promover a certificação de jovens e adultos no nível de conclusão do Ensino Médio nos termos do art. 38, §§ 1º e 2º da Lei nº 9.394/96 (LDB);
    VI – promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de Ensino Médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;
    VII – promover avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas Instituições de Educação Superior.

    QUESTÃO 3
    Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?
    O professor deve conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica, porque ela foi criada com o intuito de garantir o direito a toda a população de ter acesso a educação gratuita e de qualidade e conhecendo-a encontramos as leis que regem a educação nacional em todas as suas modalidades, do ensino básico ao superior, tendo assim, condições de discutir, debater e questionar já que nela encontramos tanto os direitos quanto os deveres dos profissionais da educação quanto de seus governantes. Assim, podemos lutar por uma educação melhor.

    ResponderExcluir
  12. Professora Cristina Jalmusni Gonçalves de Azambuja-Escola M.E. F. Professora Maria Alzira
    Questão 2
    Citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica?
    A referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são o IDEB o FUNDEB e o ENEM.

    Questão 3
    Na sua opinião, por que e importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?
    É importante para que o professor possa desenvolver no aluno os valores fundamentais para o seu desenvolvimento na sociedade,seus direitos e deveres como cidadão, o respeito ao bem comum, a orientação para o trabalho, etc.

    ResponderExcluir
  13. Professora Simone de Oliveiras Costa
    Questão 2:Citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica.
    São o IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), o FUNDEB (Fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos profissionais de educação) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).
    Questão 3
    Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?
    Devemos conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica para garantir uma educação de qualidade, porque, assim,compreenderemos nossos deveres e direitos, teremos condições de proporcionar uma melhor educação.

    ResponderExcluir
  14. Thailine Silva Machado (EMEI Mundo dos Sonhos)3 de agosto de 2015 às 07:16

    As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias da Educação Básica são: IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    É de suma importância para nós educadores conhecermos as Diretrizes Curriculares de Educação, para termos consciência dos nossos deveres e direitos, tendo subsídios para lutarmos por uma Educação cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  15. As Diretrizes são Normas obrigatórias para a Educação que orientam o planejamento Curricular das escolas e dos sistemas de ensino.
    As referências Nacionais para o Planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica- o IDEB,Índice de desenvolvimento da Educação FUNDEB - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação e ENEM- Exame Nacional de Ensino Médio.

    As diretrizes curriculares preservam a autonomia na escola e da proposta pedagógica. Insentivando as instituições a mostrar seu curriculo recortando dentro das áres do conhecimento os conteúdos que lhe convêm para a formação das competencias nas DCNs.
    É de suma importância que os professores conheçam as Diretrizes Curriculares para que deste modo as escolas possam trabalhar os conteúdos básicos do contexto promovendo a equidade ou seja o respeito pelo direito de cada indivíduo. Desse modo o professor deve estar a par de tudo para que possa trabalhar no seu planejamento os conteúdos, sem deixar de levar em considerações os diversos contextos aos quais estão inseridos: considerando o perfil dos alunos que atendem, a região em que vivem, a realidade de cada um com seus aspectos locais relevantes. Precisamos conhecer bem este aluno para que possamos conquistá-la e conquistando-o estamos com ele em nossas mão para educá-los. Não simplesmente transferimos nossos conhecimentos,e sim abrirmos portas para descobertas, pois estamos educando pessoas,formando um ser que precisa ser moldado, precisa de cuidados e principalmente respeitado.
    " O EDUCADOR SE ETERNIZA EM CADA SER QUE EDUCA".

    ELISANE LOPES LIMA
    EMEF. RUI BARBOSA

    ResponderExcluir
  16. 2. O referencial Curricular é um conjunto de referências e orientações que procuram contribuir para o desenvolvimento das práticas educativas em creches e pré-escolas, voltadas para os profissionais da educação que lidam com crianças de zero a cinco anos, proporcionando o desenvolvimento humano em sua plenitude, em condições de liberdade, igualdade e dignidade, valorizando as diferenças de cada um. Assim sendo, cada etapa da educação básica possui objetivos próprios a serem seguidos e apresentados. Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, como o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    Apresentar uma boa proposta curricular depende essencialmente dos envolvidos que trabalham nas instituições, através das ações de professores, que devem ser planejadas e compartilhadas com seus pares e outros profissionais da instituição, elaborando projetos educativos de qualidade em conjunto com alunos e família.

    3. Certamente o professor deve conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação, pois ela é uma base de orientação indispensável para a educação. Todos somos sabedores de que a educação deve promover o desenvolvimento do indivíduo enquanto cidadão, respeitando e valorizando as qualidades e dificuldades de cada um. Ao transmitir conhecimento, não estamos formando somente mais um aluno, estamos criando mais um cidadão consciente de seus direitos e deveres perante a sociedade.

    Juliana Moraes Machado
    E. M. Maria Alzira

    ResponderExcluir
  17. Marinêz Machado Rocha
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira



    1- A Secretaria Municipal de Educação está sugerindo para Formação Continuada on line, que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica sejam estudadas, pois através deste material estaremos atualizando os documentos escolares.
    O acesso a esta informação é fundamental para ampliar os conhecimentos referentes a Educação Básica.


    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;

    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são:

    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio


    3- Em sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?

    O professor é um profissional da educação e como tal deve conhecer todas as leis que norteiam a sua profissão. Entre elas as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, pois... são estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.( Diretrizes Curriculares Nacionais, p.4).
    Portanto, os educadores devem buscar o conhecimento de todas as leis que direcionam a sua profissão, pois só as conhecendo poderão cumprir seus deveres e lutar por seus direitos.



    ResponderExcluir
  18. Marinêz Machado Rocha
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira



    1- A Secretaria Municipal de Educação está sugerindo para Formação Continuada on line, que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica sejam estudadas, pois através deste material estaremos atualizando os documentos escolares.
    O acesso a esta informação é fundamental para ampliar os conhecimentos referentes a Educação Básica.


    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;

    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são:

    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio


    3- Em sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?

    O professor é um profissional da educação e como tal deve conhecer todas as leis que norteiam a sua profissão. Entre elas as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, pois... são estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.( Diretrizes Curriculares Nacionais, p.4).
    Portanto, os educadores devem buscar o conhecimento de todas as leis que direcionam a sua profissão, pois só as conhecendo poderão cumprir seus deveres e lutar por seus direitos.



    ResponderExcluir
  19. Marinêz Machado Rocha
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira



    1- A Secretaria Municipal de Educação está sugerindo para Formação Continuada on line, que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica sejam estudadas, pois através deste material estaremos atualizando os documentos escolares.
    O acesso a esta informação é fundamental para ampliar os conhecimentos referentes a Educação Básica.


    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;

    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são:

    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio


    3- Em sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?

    O professor é um profissional da educação e como tal deve conhecer todas as leis que norteiam a sua profissão. Entre elas as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, pois... são estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.( Diretrizes Curriculares Nacionais, p.4).
    Portanto, os educadores devem buscar o conhecimento de todas as leis que direcionam a sua profissão, pois só as conhecendo poderão cumprir seus deveres e lutar por seus direitos.



    ResponderExcluir
  20. Marinêz Machado Rocha
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira



    1- A Secretaria Municipal de Educação está sugerindo para Formação Continuada on line, que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica sejam estudadas, pois através deste material estaremos atualizando os documentos escolares.
    O acesso a esta informação é fundamental para ampliar os conhecimentos referentes a Educação Básica.


    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;

    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são:

    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio


    3- Em sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?

    O professor é um profissional da educação e como tal deve conhecer todas as leis que norteiam a sua profissão. Entre elas as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, pois... são estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.( Diretrizes Curriculares Nacionais, p.4).
    Portanto, os educadores devem buscar o conhecimento de todas as leis que direcionam a sua profissão, pois só as conhecendo poderão cumprir seus deveres e lutar por seus direitos.



    ResponderExcluir
  21. É direito assegurado pela Constituição Federal e pelo ECA,e, também, de responsabilidade tanto do poder público, bem como, da família,escola e sociedade.
    Partindo deste ponto de vista é necessidade que cada professor conheça as Diretrizes ,e, delas,partam o ensino dentro das escolas e principalmente, façam que todo e qualquer professor use-a como instrumento para que as crianças, adolescentes, jovens e adultos possam ter uma educação igualitária, de qualidade que formem cidadão críticos para opinar e contribuir de forma geral para a sociedade a qual façam parte.
    Rosane Tavares Escola Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  22. Professora Juliana T Mercante da Silva, Escola Maria Alzira
    Respostas:
    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:

    As referencias nacionais para o planejamento nas instâncias da educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Nesse sentido, a fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos”
    que correspondem:
    a) às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquisa);
    b) ao mundo do trabalho;
    c) aos desenvolvimentos tecnológicos;
    d) às atividades desportivas e corporais;
    e) à produção artística;
    f) ao campo da saúde;
    g) às formas diversas de exercício da cidadania;
    h) aos movimentos sociais.
    Desse modo podemos dizer que: o IDEB, ENEM E FUNDEB são referencias nacionais para se poder fazer um planejamento na Educação Básica, deixando assim a educação nacional uniforme e mais igual em todo país. segundo os autores não podemos deixar de enfatizar as realidades de cada âmbito escolar para um melhor planejamento.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?
    É de fundamental importância para o educador conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais pois assim teremos contato e conhecimento das leis que inseridas e desenvolvidas para a educação. é obrigação de nós educadores termos plenos conhecimentos das leis que envolvam educação básica. Com maior conhecimento das leis, teremos também maiores campos de aprendizado e discussões, podendo assim contribuirmos cada dia para a melhora da educação. Um profissional bem informado, saberá usar dessas ferramentas( as leis da educação básica) para contribuir em suas atividades escolares cotidianas, além de agregarmos essas diretrizes na realidade escolar, debates e etc. Todos lutamos todos os dias para uma melhor educação, mas acima de tudo para formarmos cidadãos de boa conduta social, ética e moral.

    ResponderExcluir
  23. Professora Juliana T Mercante da Silva, Escola Maria Alzira
    Respostas:
    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:

    As referencias nacionais para o planejamento nas instâncias da educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Nesse sentido, a fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos”
    que correspondem:
    a) às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquisa);
    b) ao mundo do trabalho;
    c) aos desenvolvimentos tecnológicos;
    d) às atividades desportivas e corporais;
    e) à produção artística;
    f) ao campo da saúde;
    g) às formas diversas de exercício da cidadania;
    h) aos movimentos sociais.
    Desse modo podemos dizer que: o IDEB, ENEM E FUNDEB são referencias nacionais para se poder fazer um planejamento na Educação Básica, deixando assim a educação nacional uniforme e mais igual em todo país. segundo os autores não podemos deixar de enfatizar as realidades de cada âmbito escolar para um melhor planejamento.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?
    É de fundamental importância para o educador conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais pois assim teremos contato e conhecimento das leis que inseridas e desenvolvidas para a educação. é obrigação de nós educadores termos plenos conhecimentos das leis que envolvam educação básica. Com maior conhecimento das leis, teremos também maiores campos de aprendizado e discussões, podendo assim contribuirmos cada dia para a melhora da educação. Um profissional bem informado, saberá usar dessas ferramentas( as leis da educação básica) para contribuir em suas atividades escolares cotidianas, além de agregarmos essas diretrizes na realidade escolar, debates e etc. Todos lutamos todos os dias para uma melhor educação, mas acima de tudo para formarmos cidadãos de boa conduta social, ética e moral.

    ResponderExcluir
  24. Professora Juliana T Mercante da Silva, Escola Maria Alzira
    Respostas:
    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:

    As referencias nacionais para o planejamento nas instâncias da educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Nesse sentido, a fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos”
    que correspondem:
    a) às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquisa);
    b) ao mundo do trabalho;
    c) aos desenvolvimentos tecnológicos;
    d) às atividades desportivas e corporais;
    e) à produção artística;
    f) ao campo da saúde;
    g) às formas diversas de exercício da cidadania;
    h) aos movimentos sociais.
    Desse modo podemos dizer que: o IDEB, ENEM E FUNDEB são referencias nacionais para se poder fazer um planejamento na Educação Básica, deixando assim a educação nacional uniforme e mais igual em todo país. segundo os autores não podemos deixar de enfatizar as realidades de cada âmbito escolar para um melhor planejamento.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?
    É de fundamental importância para o educador conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais pois assim teremos contato e conhecimento das leis que inseridas e desenvolvidas para a educação. é obrigação de nós educadores termos plenos conhecimentos das leis que envolvam educação básica. Com maior conhecimento das leis, teremos também maiores campos de aprendizado e discussões, podendo assim contribuirmos cada dia para a melhora da educação. Um profissional bem informado, saberá usar dessas ferramentas( as leis da educação básica) para contribuir em suas atividades escolares cotidianas, além de agregarmos essas diretrizes na realidade escolar, debates e etc. Todos lutamos todos os dias para uma melhor educação, mas acima de tudo para formarmos cidadãos de boa conduta social, ética e moral.

    ResponderExcluir
  25. Professora Juliana T Mercante da Silva, Escola Maria Alzira
    Respostas:
    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:

    As referencias nacionais para o planejamento nas instâncias da educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Nesse sentido, a fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos”
    que correspondem:
    a) às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquisa);
    b) ao mundo do trabalho;
    c) aos desenvolvimentos tecnológicos;
    d) às atividades desportivas e corporais;
    e) à produção artística;
    f) ao campo da saúde;
    g) às formas diversas de exercício da cidadania;
    h) aos movimentos sociais.
    Desse modo podemos dizer que: o IDEB, ENEM E FUNDEB são referencias nacionais para se poder fazer um planejamento na Educação Básica, deixando assim a educação nacional uniforme e mais igual em todo país. segundo os autores não podemos deixar de enfatizar as realidades de cada âmbito escolar para um melhor planejamento.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?
    É de fundamental importância para o educador conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais pois assim teremos contato e conhecimento das leis que inseridas e desenvolvidas para a educação. é obrigação de nós educadores termos plenos conhecimentos das leis que envolvam educação básica. Com maior conhecimento das leis, teremos também maiores campos de aprendizado e discussões, podendo assim contribuirmos cada dia para a melhora da educação. Um profissional bem informado, saberá usar dessas ferramentas( as leis da educação básica) para contribuir em suas atividades escolares cotidianas, além de agregarmos essas diretrizes na realidade escolar, debates e etc. Todos lutamos todos os dias para uma melhor educação, mas acima de tudo para formarmos cidadãos de boa conduta social, ética e moral.

    ResponderExcluir
  26. Professora Juliana T Mercante da Silva, Escola Maria Alzira
    Respostas:
    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:

    As referencias nacionais para o planejamento nas instâncias da educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Nesse sentido, a fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos”
    que correspondem:
    a) às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquisa);
    b) ao mundo do trabalho;
    c) aos desenvolvimentos tecnológicos;
    d) às atividades desportivas e corporais;
    e) à produção artística;
    f) ao campo da saúde;
    g) às formas diversas de exercício da cidadania;
    h) aos movimentos sociais.
    Desse modo podemos dizer que: o IDEB, ENEM E FUNDEB são referencias nacionais para se poder fazer um planejamento na Educação Básica, deixando assim a educação nacional uniforme e mais igual em todo país. segundo os autores não podemos deixar de enfatizar as realidades de cada âmbito escolar para um melhor planejamento.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?
    É de fundamental importância para o educador conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais pois assim teremos contato e conhecimento das leis que inseridas e desenvolvidas para a educação. é obrigação de nós educadores termos plenos conhecimentos das leis que envolvam educação básica. Com maior conhecimento das leis, teremos também maiores campos de aprendizado e discussões, podendo assim contribuirmos cada dia para a melhora da educação. Um profissional bem informado, saberá usar dessas ferramentas( as leis da educação básica) para contribuir em suas atividades escolares cotidianas, além de agregarmos essas diretrizes na realidade escolar, debates e etc. Todos lutamos todos os dias para uma melhor educação, mas acima de tudo para formarmos cidadãos de boa conduta social, ética e moral.

    ResponderExcluir
  27. As referências para o planejamento em todas as instâncias, responsáveis pela educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM

    Conclui-se que se faz necessário e de extrema importância que todo educador conheçam e coloquem em prática a proposta inclusa nas Diretrizes Curriculares Nacionais, para que haja uma globalização entre a educação básica. Também, se faz necessário que o educador seja conhecedor do que está sendo desenvolvido em seu trabalho e no cumprimento o que nesta está determinado.

    Angelina Duarte Machado Garibaldi
    EMEI Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 2) São referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: IDEB, FUNDEB e ENEM.

      3) É importante que o professor conheça as Diretrizes Curriculares nacionais, pois são estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.

      Excluir
  28. 2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;

    I – igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;
    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    IV – respeito à liberdade e aos direitos;
    V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    VII – valorização do profissional da educação escolar;
    VIII – gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e normas dos sistemas
    de ensino;
    IX – garantia de padrão de qualidade;
    X – valorização da experiência extraescolar;
    XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?
    O professor precisa conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para conhecer e oferecer uma educação de boa qualidade, deve estar constantemente atualizado visando assim melhorias em suas atividades.

    ResponderExcluir
  29. Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:

    As avaliações internas e externas possibilitam o planejamento e a implementação de “políticas públicas de equidade, bem como proporcionam elementos aos municípios e escolas para localizarem as suas fragilidades e promoverem ações, na tentativa de superá-las, por meio de metas integradas.” (p. 13)
    Como referências nacionais (externas) temos: ANA (Avaliação Nacional de alfabetização- 3º ano do EF), Prova Brasil (5º e 9º anos do EF) e ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio).
    Como referência nacional (externa), mas para planejamento dos municípios e escolas a Provinha Brasil e, também, os resultados da ANA, assim como as demais.
    Todos estes compõe o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e propõe a utilização de instrumentos, pesquisas e provas para compor o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
    E, fora da Educação Básica, temos o ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) em nível de universidades e o ENCEJA (Exame Nacional de Certificação da Educação de Jovens e Adultos) no nível de conclusão do Ensino Fundamental, que servem como parâmetros.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?

    Os princípios e Diretrizes Gerais da Educação Básica, norteados pela Constituição de 1988 e pela LDB e demais dispositivos legais, traduzem-se em orientações para assegurar a formação básica comum nacional, garantindo os direitos assegurados pela Carta Magna. Tem como temas:
    *composição da base comum nacional – matriz curricular (Matemática, Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Ensino Religioso, conhecimentos do mundo físico, natural, realidade social e política, história e cultura afro-brasileira e indígena) e parte diversificada, abrangendo aspectos culturais, de saúde e valores;
    *explícita características das modalidades de ensino: EJA, Educação especial, Profissional e tecnológica, Educação do campo, Educação escolar indígena, Educação à distância e Educação Quilombola;
    *salienta a importância da gestão democrática na elaboração do PPP e do Regimento escolar;
    *concepção de avaliação (interna e externa), planejamento e organização curricular, formação continuada e AEE;
    É fundamental ao educador este conhecimento a fim de nortear sua prática pedagógica visto que estas diretrizes abordam desde os aspectos legais do sistema educacional brasileiro até a formação curricular e organizacional das instituições, pois Educação “é um desafio a ser assumido por todos”, p.21.
    Obs.: Para quem não está acostumado com leituras mais teóricas é um pouco cansativo, mas vale à pena ler para fazer uma reflexão sobre como estão constituídas/ legalizadas/ organizadas nossas escolas.
    Selma de Souza da Silva Garcia - Escola Orestes Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir
  30. Caroline Carvalho Frozza
    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.

    É importante que o professor conheça essas diretrizes, para que seus educandos tenham uma educação de qualidade tornando estes, indivíduos autônomos, críticos e responsáveis.

    Caroline Carvalho Frozza
    Escola José Blaha

    ResponderExcluir
  31. As referências são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    para o profissional da educação, o professor, é de extrema importância conhecer, ler e interpretar as leis de diretrizes curriculares da educação. Somente através da apropriação destas diretrizes por parte do professor teremos uma educação igualitária, responsável e de qualidades, pois através das diretrizes formaremos um plano que vá de encontro com o público alvo, os alunos, nas suas mais variadas diferenças.

    Anelise Izaguirre Marins
    E>M.E.F. Drº Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  32. 2) As referencias nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela educação básica, são :IDEB ,FUNDEB,ENEN

    3) É importante para o professor conhecer as diretrizes curriculares porque é a base, de total importância para o bom desempenho das atividades escolares, é o ponto de referência, sempre destacando que a educação de qualidade social,é conquistar, e como conquista da sociedade brasileira, é manifestada pelos movimentos sociais, pois é direito de todos.

    ResponderExcluir
  33. Josilene da Silva Lucas, estagiária da escola Nicácio Machado
    Questão n° 2:
    Referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, atualmente é o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    - IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira ( INEP) e em taxas de aprovação.
    - FUNDEB- Entre as maiores conquistas, durante a Década da Educação( encerrada em 2007), destaca-se a criação do FUNDEF, posteriormente transformado em FUNDEB. Este ampliou as condições efetivas de apoio financeiro e de gestão às três etapas da Educação básica e suas modalidades, desde 2007.
    - ENEM- O Ministério da Educação vem trabalhando no aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que, gradativamente, assume funções com diferentes especificidades estratégicas para estabelecer procedimentos voltados para a democratização do ensino e ampliação do acesso a níveis crescentes de escolaridade.
    Neste sentido, este exame apresenta hoje os seguintes objetivos, conforme art. 2º da Portaria nº 109/2009:
    I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo do trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
    II – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho;
    III – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar a processos seletivos de acesso aos cursos de Educação Profissional e Tecnológica posteriores ao Ensino Médio e à Educação Superior;
    IV – possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais;
    V – promover a certificação de jovens e adultos no nível de conclusão do Ensino Médio nos termos do art. 38, §§ 1º e 2º da Lei nº 9.394/96 (LDB);
    VI – promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de Ensino Médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;
    VII – promover avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas Instituições de Educação Superior.

    Questão n° 3:
    É muito importante o professor conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, pois é através dela que a educação orienta e organiza o planejamento curricular nas escolas, para garantir uma educação de qualidade e igualdade a todos.

    ResponderExcluir
  34. Josilene da Silva Lucas, estagiária da escola Nicácio Machado
    Questão n° 2:
    Referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, atualmente é o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    - IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira ( INEP) e em taxas de aprovação.
    - FUNDEB- Entre as maiores conquistas, durante a Década da Educação( encerrada em 2007), destaca-se a criação do FUNDEF, posteriormente transformado em FUNDEB. Este ampliou as condições efetivas de apoio financeiro e de gestão às três etapas da Educação básica e suas modalidades, desde 2007.
    - ENEM- O Ministério da Educação vem trabalhando no aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que, gradativamente, assume funções com diferentes especificidades estratégicas para estabelecer procedimentos voltados para a democratização do ensino e ampliação do acesso a níveis crescentes de escolaridade.
    Neste sentido, este exame apresenta hoje os seguintes objetivos, conforme art. 2º da Portaria nº 109/2009:
    I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo do trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
    II – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho;
    III – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar a processos seletivos de acesso aos cursos de Educação Profissional e Tecnológica posteriores ao Ensino Médio e à Educação Superior;
    IV – possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais;
    V – promover a certificação de jovens e adultos no nível de conclusão do Ensino Médio nos termos do art. 38, §§ 1º e 2º da Lei nº 9.394/96 (LDB);
    VI – promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de Ensino Médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;
    VII – promover avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas Instituições de Educação Superior.

    Questão n° 3:
    É muito importante o professor conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação Básica, pois é através dela que a educação orienta e organiza o planejamento curricular nas escolas, para garantir uma educação de qualidade e igualdade a todos.

    ResponderExcluir
  35. Complementando postagem anterior em relação ao planejamento, que no caso da questão acredito que seja em âmbito municipal e não escolar:
    Todas estas avaliações externas complementam-se através de programas a nível nacional como Próletramento, Gestar, Atleta na Escola, PNAIC, PDE, PDDE e outros, através o Censo Escolar e retornam ao município em verbas através do FUNDEB ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) que é a contagem dos alunos da rede.
    Selma de Souza da Silva Garcia
    Escola Orestes Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir
  36. 1- As referências nacionais:
    Constituição Federal (art.205)
    Estatuto da Criança e Adolescente (art.2º, 3º e 4º)
    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio

    2- São estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
    Asseguram que crianças, adolescentes, jovens e adultos que ainda não tiveram a oportunidade, possam se desenvolver plenamente, recebendo uma formação de qualidade correspondente à sua idade e nível de aprendizagem, respeitando suas diferentes condições sociais, culturais, emocionais, físicas e étnicas.
    Portanto, fundamental que o professor conheça os direitos contidos nas Diretrizes Nacionais para que em seu planejamento possA assegurar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico de sua Escola.
    Cristianne Notorio de Souza- E.M. Maria Camargo

    ResponderExcluir
  37. 1- As referências nacionais:
    Constituição Federal (art.205)
    Estatuto da Criança e Adolescente (art.2º, 3º e 4º)
    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio

    2- São estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
    Asseguram que crianças, adolescentes, jovens e adultos que ainda não tiveram a oportunidade, possam se desenvolver plenamente, recebendo uma formação de qualidade correspondente à sua idade e nível de aprendizagem, respeitando suas diferentes condições sociais, culturais, emocionais, físicas e étnicas.
    Portanto, fundamental que o professor conheça os direitos contidos nas Diretrizes Nacionais para que em seu planejamento possA assegurar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico de sua Escola.
    Vanderlete neves da Silva- E.M. Maria Camargo

    ResponderExcluir
  38. Silvia Aparecida Duarte Machado
    E.M. Professora Maria Alzira
    2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:

    As referências nacionais para o planejamento responsáveis pela Educação Básica são IDEB, FUNDEB e ENEM.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?

    O professor deve ter o conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais pois são essenciais para subsidiar o sistema de ensino, as instituições, os gestores e professores na construção de propostas pedagógicas.

    ResponderExcluir
  39. 1- As referências nacionais:
    Constituição Federal (art.205)
    Estatuto da Criança e Adolescente (art.2º, 3º e 4º)
    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio

    2- São estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
    Asseguram que crianças, adolescentes, jovens e adultos que ainda não tiveram a oportunidade, possam se desenvolver plenamente, recebendo uma formação de qualidade correspondente à sua idade e nível de aprendizagem, respeitando suas diferentes condições sociais, culturais, emocionais, físicas e étnicas.
    Portanto, fundamental que o professor conheça os direitos contidos nas Diretrizes Nacionais para que em seu planejamento possA assegurar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico de sua Escola.
    Silvana Conrado Pereira- E.M. Maria Camargo

    ResponderExcluir
  40. Vera Lucia Selbach E. E. E. Orestes Gonçalves da silva

    2- IDEB, FUNDEB e ENEN.
    I. Igualdade de condições para o acesso, permanência e sucesso na escola;
    II.Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    III. Pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;
    IV. Respeito à liberdade e aos direitos;
    V. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    VI. Gratuidade do ensino público em estabelecimentos ofícios;
    VII. Valorização do profissional da educação escolar;
    VIII. Gestão democrática do ensino público, na forma de legislação e normas do sistema de ensino;
    IX. Garantia de padrão de qualidade;
    X. Valorização da experiência extraescolar;
    XI. Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais;


    3-É de suma importância que o professor conheça os D. C. N, e desta forma conhecendo as leis onde estão inseridos possamos ter um pleno desenvolvimento da educação, sendo assim, esta ferramenta auxilia os profissionais em seus planejamentos adequadamente.

    ResponderExcluir
  41. As Diretrizes são normas obrigatórias para a educação que orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino.
    As Referências Nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    É de suma importância que os professores conheçam as Diretrizes Curriculares. Nacionais para ampliarem seus conhecimentos e poderem melhorar seu trabalho, transmitindo cada vez mais conhecimentos para seus alunos e criando a cada dia cidadãos mais conscientes e participativos. Cinthia de Almeida Oliveira EMEI Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  42. Ana Maria da Silva
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira

    02. Após a leitura geral, citar as preferencias nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela educação básica.
    O IDED: Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Que mede a qualidade e rede, com base no desempenho do estudante em avaliação do instituto nacional de estudos e pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e em taxas aprovação.

    O FUNDEB: Este ampliou as condições efetivas de apoio financeiro e de gestão às três etapas da educação básica e suas modalidades desde 2007.

    O ENEM: O ministério da Educação vem trabalhando no aperfeiçoamento do exame nacional do ensino médio que, gradativamente, assume funções com diferentes especialidades, estratégicas para estabelecer procedimentos voltados para a democratização do ensino e ampliação do acesso a níveis crescentes de escolaridade.

    03. Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as diretrizes curriculares nacionais da educação básica?
    É de grande importância que o professor seja conhecedor das diretrizes curriculares nacionais que são documentos legais que contém leis e normas obrigatórias para a educação básica.
    Um profissional bem informado, saberá usar dessas ferramentas para contribuir em suas atividades escolares.
    Com maior conhecimento das leis, teremos elementos da fundamentação essenciais em cada área do conhecimento.
    Portanto, os educadores através destas leis, estarão cientes na organização do sistema escolar, na avaliação e a qualidade do ensino lutando por uma educação voltada para formação da cidadania.

    ResponderExcluir
  43. Fabiana dos Santos Soares Moreira4 de agosto de 2015 às 15:52

    Questão 2: As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Questão 3: Na minha opinião é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para que possa pautar seu trabalho docente, utilizando-as como base indispensável na construção de indivíduos participativos e atuantes na sociedade em que estão inseridos.

    Fabiana dos Santos Soares Moreira
    Escola Municipal Maria Camargo

    ResponderExcluir
  44. As referências para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação básica são IDEB, FUNDEB e ENEM.


    É de extrema importância o professor da área da educação conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica afim de dominar e entender as leis que norteiam a sua profissão, colocando-as em prática, organizando planejamento curricular das escolas.
    Possui grande importância também para que o profissional possa contribuir no processo de organização e desenvolvimento da proposta política pedagógica da escola.


    ResponderExcluir
  45. As referências para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação básica são IDEB, FUNDEB e ENEM.


    É de extrema importância o professor da área da educação conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica afim de dominar e entender as leis que norteiam a sua profissão, colocando-as em prática, organizando planejamento curricular das escolas.
    Possui grande importância também para que o profissional possa contribuir no processo de organização e desenvolvimento da proposta política pedagógica da escola.

    Carine Almeida Carvalho
    EMEI MUNDO DOS SONHOS


    ResponderExcluir
  46. 2-As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias são FUNDEB, ENEN e IDEB.
    1-É importante porque neles estão o embasamento e o direcionamento para a educação, fundamental para os professores, um recursos para a elaboração das aulas, assim como a proposta pedagógica das escolas,levando em consideração sua realidade, visando uma educação de qualidade e garantindo a formação de cidadãos conscientes e críticos.
    Claudia Silvana dos Santos Diniz
    E.M.E.F.Dr.Roberto cardoso

    ResponderExcluir
  47. Questão 1:

    São referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básicas o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    Parecer CNE/CEB nº 8/2010 (Aprecia a Indicação CNE/CEB nº 4/2008, que propõe a constituição de uma comissão visando analisar a proposta do Custo Aluno qualidade inicial (CAQi) ; como política de melhoria da qualidade do ensino no Brasil).
    O CAQi é resultado de estudo desenvolvido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação; com a participação de pesquisadores, especialistas, gestores e ativistas de educação. Sua concepção representa uma mudança na lógica de financiamento educacional, pois se baseia no investimento necessário para uma educação de qualidade, e não nos recursos disponíveis.
    a) às instituições produtoras do conhecimento científico (universidades e centros de pesquisa);
    b) ao mundo do trabalho;
    c) aos desenvolvimentos tecnológicos;
    d) às atividades desportivas e corporais;
    e) à produção artística;
    f) ao campo da saúde;
    g) às formas diversas de exercício da cidadania;
    h) aos movimentos sociais

    Questão 3:

    Acho muito importante, pois assim teremos uma base para que consigamos ter uma orientação na organização, no planejamento curricular das escolas, nos conteúdos mínimos e também para contribuição no processo de organização e desenvolvimento da proposta político pedagógica da escola.

    ResponderExcluir
  48. As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são IDEB, FUNDEB, ENEM.



    É importante conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação básica porque são normas que regem a educação e orientam na organização e no planejamento curricular das escolas.


    Jerônimo Custódio da Silva
    Escola José Blaha

    ResponderExcluir
  49. 2- As referências Nacionais para o planejamento da Educação Básica são:
    IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
    SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), conforme estabelece a Portaria n.º 931, de 21 de março de 2005, é composto por dois processos: a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc).
    FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), que vigorou de 1998 a 2006.
    ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica.

    3 - É importante conhecimento para que os professores acompanhem e participem da construção planejamento curricular, preservando a autonomia das escolas pedagógica, incentivando as instituições a montar seu currículo, recortando, dentro das áreas de conhecimento, os conteúdos que lhe convêm para a formação daquelas competências explícitas nas DCNs.

    Alzira Pereira de Souza
    Escola Santo Antônio

    ResponderExcluir
  50. Eliza Soares Alves
    E.M.Dr. Roberto Cardoso

    As referencias nacionais para o planejamento nas instâncias da educação básica são:
    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio

    A função do professor é um desafio muito intenso que exige do educador uma visão de futuro. O professor deve buscar uma capacitação constante, estudo continuado, ter interesse em estar atualizado não apenas nos conteúdos que leciona, mas também no que se refere aos acontecimentos que marcam a nossa civilização.
    Acreditamos que a educação tem o objetivo de formar o indivíduo de maneira integral e totalizadora, para exercer conscientemente seu papel na sociedade. Este trabalho é resultado de uma produção coletiva entre direção, supervisão, orientação, corpo docente, funcionários, pais e alunos e para isso precisamos conhecer as leis que norteiam a nossa educação, para sabermos de onde será nosso ponto de partida.
    É muito importante para nós educadores estarmos atualizados sobre tudo que envolve educação, esses conhecimentos servirão como base para enriquecer nossos trabalhos dentro da escola e principalmente dentro da sala de aula com nossos alunos.

    ResponderExcluir
  51. Silvia Carin Borba Soares4 de agosto de 2015 às 17:19

    As referencias nacionais para o planejamento nas instâncias da educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Nesse sentido, a fonte em que residem os conhecimentos escolares são as práticas socialmente construídas Segundo os autores, essas práticas se constituem em “âmbitos de referência dos currículos”, para se poder fazer um planejamento na Educação Básica, deixando assim a educação nacional coesa. É de extrema e vital importância que o professor tenha conhecimento da LDB, pois esse conhecimento o norteia na preparação do seu planejamento e desenvolvimento do mesmo na sua prática diária.

    ResponderExcluir
  52. 2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica;
    I – igualdade de condições para o acesso, inclusão, permanência e sucesso na escola;
    II – liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;
    III – pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
    IV – respeito à liberdade e aos direitos;
    V – coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;
    VI – gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;
    VII – valorização do profissional da educação escolar;
    VIII – gestão democrática do ensino público, na forma da legislação e normas dos sistemas
    de ensino;
    IX – garantia de padrão de qualidade;
    X – valorização da experiência extraescolar;
    XI – vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica ?
    O professor precisa conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica para conhecer e oferecer uma educação de boa qualidade, deve estar constantemente atualizado visando assim melhorias em suas atividades.
    Professora Maria Celemita
    Escola Dom Pedro II

    ResponderExcluir
  53. As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    O professor precisa conhecer e estudar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, pois ela norteia e orienta a organização curricular, sendo assim pode contribuir no planejamento, na prática e proporcionar aos alunos uma educação de qualidade.
    Patrícia Ferreira Alves
    EMEE Orestes Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir
  54. Marcia Clarinda Silva Machado (EMEI Mundo dos Sonhos)4 de agosto de 2015 às 17:43

    As referências Nacionais para o planejamento curricular em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, FUNDEB E ENEM.
    Somente através do conhecimento dos PCNS, que o educador poderá ter autonomia para realizar sua prática e tornar a Educação cada vez melhor.

    ResponderExcluir
  55. Luana Amaral Vieira (EMEI Mundo dos Sonhos)4 de agosto de 2015 às 17:59

    As referências nacionais para o planejamento da Educação Básica são: IDEB, FUNDEB, e ENEM.
    Na minha opinião nós educadores devemos procurar estar em constante busca por aperfeiçoamento e realizar leituras que possam enriquecer nossa prática pedagógica. Conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica é muito importante pois nos servirá de ferramenta para desenvolver uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  56. Questão 2: Citar as Referências Nacionais para o Planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: Atualmente ,são referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: O IDEB, FUNDEB, e o ENEM, são instrumentos para uma Evolução Eficiente e Democrática.
    Questão 3: Na sua opinião porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica? O objetivo que permeia o conhecimento do Professor ,conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica tem como intuito de responsabilizar e orientar a organização articulação o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiros( Diretrizes Curriculares Nacionais).
    É através do conhecimento das Leis que permeiam a Educação que o trabalho do professor é potencializado , com dignidade no que faz sua docência prazerosa e embasada na lei que o respalda diante sua rotina.

    ResponderExcluir
  57. 1 referências para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela educação básica são: IDEB FUNDEB ENEM.
    2- É de extrema importância que o educador conheça às diretrizes curriculares Nacionais, para assim terem conhecimento das leis inseridas e desenvolvidas para a educação, somente assim o educador poderá ter conhecimento nas leis e fazerem com que elas se cumpram
    EMEI Mundo dos Sonhos.
    Indaia Carvalho de Carvalho

    ResponderExcluir
  58. 1-Ineb- Indice de desenvolvimento da educção.
    Fundeb-








































































    2- ineb- indice de desenvolvimento da educação.
    fundeb- fundo de manutenção e desenvolvimento.
    enem- exame nacional do ensino medio.
    3- E necesario que todo educador conheça as diretrizes e use as como instrumento para que todo aluno tenha uma educação de qualidade.
    Fatima T.Almeida Silva
    E.M.Maria Alzira



    ResponderExcluir
  59. 2- Após a leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:
    As referências para o planejamento em todas as instâncias, responsáveis pela educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    3- Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?
    Considero importante conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais, para que tenhamos contato e conhecimento das leis que são criadas e desenvolvidas para a educação básica, sendo assim, poderemos contribuir para a elaboração dessas leis, visando sempre melhorar a nossa educação e garantir que ela seja de qualidade, porque assim, compreenderemos nossos direitos e deveres e teremos condições de proporcionar uma melhor educação.

    Professora Rocheli Kwiatkowski
    E.M.E.F. Dr. Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  60. SONIA MARA COSTA RODRIGUES
    ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA MARIA ALZIRA

    1- A Secretaria Municipal de Educação está sugerindo para Formação Continuada on line, que as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica sejam estudadas, pois através deste material estaremos atualizando os documentos escolares. O acesso a esta informação é fundamental para ampliar os conhecimentos referentes a Educação Básica.

    2- Após leitura geral, citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica.

    De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais as instâncias são:
    -IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    - FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação
    -ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio

    3- Sabemos que a “Educação Básica de qualidade é um direito assegurado pela Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente; que a formação escolar é o alicerce indispensável e condição primeira para o exercício pleno da cidadania e o acesso aos direitos sociais, econômicos, civis e políticos; que a educação deve proporcionar o desenvolvimento humano na sua plenitude em condições de liberdade, dignidade, respeito e valorizando as diferenças.” Assim sendo, “as Diretrizes Curriculares Nacionais existem para amparar, respaldar e normatizar a Educação Básica, estabelecendo princípios, critérios e procedimentos, norteando os currículos e conteúdos. Elas desencadeiam importantes inovações normativas, organizativas e pedagógicas dando maior flexibilidade para os Estabelecimentos de Ensino provocarem e agirem na mudança educacional necessária, buscando qualidade na formação do cidadão.”
    Assim, dada a sua EXTREMA IMPORTÂNCIA, todo profissional da educação deve ter o conhecimento e respaldar a sua prática pedagógica nas Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como conhecimento de todas as leis que regem a Educação e engajamento com a Proposta Pedagógica da Escola onde está inserido, visando assim desenvolver um trabalho de qualidade.

    ResponderExcluir
  61. 2) As referencias Nacionais para o planejamento em todas as instancias responsáveis pela educação básica são : IDEB, FUNDEB, ENEM.

    3) É importante para melhor planejar suas atividades para a realização de seus trabalhos em sala de aula interligando com diferentes temas curriculares e normas exigidas para a educação básica Nacional, pois é direito de todos.


    REGINA KRONHARDT, Escola Orestes

    ResponderExcluir
  62. 2- As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    3- É possível afirmar a necessidade e suma importância o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, pois são as normas que regem o nosso trabalho e nos orientam, através deste obtemos maior organização e um direcionamento dentro da escola. Com os PCNs o professor tem acessoa uma propostas de facilitação e adequação do ensino, fazendo com que as escolas potencializem a capacidade de aprendizagem heterogênea de seus alunos e que conduzem o ensino para que estes absorvam os conhecimentos transmitidos e possam desenvolver suas capacidades continuamente.
    Aline Calçabone Oliveira
    EMEI Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  63. São referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    O IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e em taxas de aprovação.
    O FUNDEB- Entre as maiores conquistas, durante a Década da Educação (encerrada em 2007), destaca-se a criação do FUNDEF, posteriormente transformado em FUNDEB. Este ampliou as condições efetivas de apoio financeiro e de gestão às três etapas da Educação básica e suas modalidades, desde 2007.
    O ENEM- O Ministério da Educação vem trabalhando no aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que, gradativamente, assume funções com diferentes especificidades estratégicas para estabelecer procedimentos voltados para a democratização do ensino e ampliação do acesso a níveis crescentes de escolaridade.
    Neste sentido, este exame apresenta hoje os seguintes objetivos, conforme art. 2º da Portaria nº 109/2009:
    I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo do trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
    II – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho;
    III – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar a processos seletivos de acesso aos cursos de Educação Profissional e Tecnológica posteriores ao Ensino Médio e à Educação Superior;
    IV – possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais;
    V – promover a certificação de jovens e adultos no nível de conclusão do Ensino Médio nos termos do art. 38, §§ 1º e 2º da Lei nº 9.394/96 (LDB);
    VI – promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de Ensino Médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;
    VII – promover avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas Instituições de Educação Superior.


    Na minha opinião Como a nossa meta é sempre formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres acredito que devemos ter uma base onde nos alicerçarmos e esta base esta em conhecermos bem as Diretrizes Curriculares da Educação, para que possamos ter uma educação igualitária, de qualidade que formem cidadão críticos para opinar e contribuir na sociedade e com seus pares.

    ResponderExcluir
  64. Atualmente são referenciais nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica),o FUNDEB ( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos profissionais de educação) e o ENEM ( Exame Nacional do Ensino MÉDIO).


    A Importância do conhecimento das Diretrizes Curriculares Nacionais são essenciais para subsidiar os sistemas de ensino, as instituições, os professores e os gestores na concepção e implementação da proposta pedagógica no sentido de se adequarem as novas exigências.

    Patricia Silva Barcelos
    EMEI Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  65. São referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica o IDEB, o FUNDB e o ENEM.

    A importância de se conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais se justifica por vários aspectos.
    Para consolidar os direitos sociais do estudante em uma educação de qualidade.
    Para normatizar questões de natureza curricular, relativas às propostas pedagógicas e a formação de professores.

    Margô Silva da Silva
    EMEF Nicácio Machado

    ResponderExcluir
  66. São referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    O IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP) e em taxas de aprovação.
    O FUNDEB- Entre as maiores conquistas, durante a Década da Educação (encerrada em 2007), destaca-se a criação do FUNDEF, posteriormente transformado em FUNDEB. Este ampliou as condições efetivas de apoio financeiro e de gestão às três etapas da Educação básica e suas modalidades, desde 2007.
    O ENEM- O Ministério da Educação vem trabalhando no aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que, gradativamente, assume funções com diferentes especificidades estratégicas para estabelecer procedimentos voltados para a democratização do ensino e ampliação do acesso a níveis crescentes de escolaridade.
    Neste sentido, este exame apresenta hoje os seguintes objetivos, conforme art. 2º da Portaria nº 109/2009:
    I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo do trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
    II – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho;
    III – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar a processos seletivos de acesso aos cursos de Educação Profissional e Tecnológica posteriores ao Ensino Médio e à Educação Superior;
    IV – possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais;
    V – promover a certificação de jovens e adultos no nível de conclusão do Ensino Médio nos termos do art. 38, §§ 1º e 2º da Lei nº 9.394/96 (LDB);
    VI – promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de Ensino Médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;
    VII – promover avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas Instituições de Educação Superior.
    É muito importante, pois através das Diretrizes Curriculares Educação temos um melhor embasamento para fazermos um trabalho coerente e com significado para orientarmos os nossos educandos para se tornarem cidadãos que possuam sua opinião própria sobre os assuntos pertinentes a sua vida.

    ResponderExcluir
  67. Questão 2:
    São: IDEB, FUNDEB e ENEM. Onde a educação deve proporcionar o desenvolvimento em sua plenitude, com condições de liberdade e dignidade, respeitando e valorizando as diferenças. E é de responsabilidade tanto do poder público quanto da família e da escola .
    Questão 3:
    O professor deve conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais, porque é a base de orientação e organização da educação e ao saber as leis exercerão sua profissão cumprindo seus deveres e podendo lutar pelos seus direitos.

    ResponderExcluir
  68. 2 as referencias responsável pelo EDUCAÇÃO BASICA são IDEB, Fundeb e enem com as quais se buscam igualar a EDUCAÇÃO Nacional valorizando a peculiaridade de cada região do Brasil
    3 Na DIRETRIZES CURRÍCULO NACIONAIS encontramos toda a informação necessário a se fazer educação. Conhecer as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS possibilita ao educador conhecer seus direitos e deveres bem como direcionar sua forma de ensinar seguindo a proposta pedagógica fazendo assim uma educação de qualidade
    Neuza kologeski Lietz
    Escola Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  69. As referências Nacionais para planejamento em todas as instâncias, responsáveis pela educação básica são:IDEB, ENEM e FUNDEB.
    Nós professores, devemos conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação básica,pois nela constam as normas obrigatórias, as metas, os objetivos,
    as leis que norteiam diferentes áreas curriculares e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação do processo educativo .

    ResponderExcluir
  70. Podemos ressaltar que é de suma necessidade que todo professor, seja em qualquer área que atue, tenham conhecimento,e, acima de tudo, saibam da importância que envolve as Leis das Diretrizes no seu trabalho. Sendo assim, antes de planejar, nós, professores, devemos conduzir nossos trabalhos, dentro e fora da escola, baseados no cumprimento determinado pelas Diretrizes, levando em conta, a qualidade do ensino e o trabalho realizado em conjunto com a escola, a família e a sociedade, estando consciente que cada aluno é um ser único, onde não somente depositamos conhecimentos,e, sim, formamos pessoas, e as mesmas devem ser respeitadas, bem como, conduzidas a uma educação voltada ao direito que cada um tem e conquista no decorrer de sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  71. 2- São referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.

    3- Para nós educadores é muito importante ter conhecimento nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação, porque são as diretrizes que orientam o planejamento curricular das escolas.

    Deizi Fonseca de Oliveira
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira

    ResponderExcluir
  72. AS DIRETRIZES SÃO NORMAS OBRIGATÓRIAS PARA O PLANEJAMENTO EM TODAS AD INSTÂNCIAS RESPONSÁVEIS PELA EDUCAÇÃO BÁSICA, IDEB, FUNDEB E ENEN. ..,2_SE FAZ NECESSÁRIO QUE O EDUCADOR CONHEÇA PARA QUE CUMPRA SEUS DEVERES E DIREITOS GARANTINDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E IGUALDADE A TODOS EDUCANDOS.

    ResponderExcluir
  73. As diretrizes são normas obrigatórias para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, Ideb,FUNDEB e ENEN. ..2_Se faz necessário que o educador conheça para que cumpra seus deveres e direitos garantindo uma educação de qualidade e igualdade. ......Adriana Sutil

    ResponderExcluir
  74. As referências nacionais para planejamento em todas as instâncias responsáveis pela educação básica são: o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.

    É de suma importância que todo professor conheça as diretrizes curriculares da educação básica,pois nelas constam orientações,princípios e fundamentos para o planejamento,execução e avaliação do processo educativo na nossa prática pedagógica.

    ResponderExcluir
  75. A educação básica, que é um direito de todos, tem como intenção o pleno desenvolvimento de seus sujeitos, nos aspectos individual e social. Contribuindo para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, compromissados com a transformação social.
    Após as leituras realizadas do documento disponível, pode-se destacar que, referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica são: o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    É imprescindível que cada professor conheça as Diretrizes Curriculares da educação para que seu planejamento e prática docente estejam em consonância com os princípios indicados sobre a educação básica. Conhecer estas diretrizes permite que o educador reflita sobre sua ação prática, sobre a qualidade de ensino e o que ainda pode ser qualificado.
    Por: Maria Helena S. Machado [ E.M. E.F. Santo Antônio].

    ResponderExcluir
  76. Questão 2:

    Citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica.

    Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.

    Questão 3:

    Na sua opinião, porque é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica?

    É importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, porque nela estão as normas, regimentos e parâmetros a serem seguidos e que garantem o direito a toda população de ter acesso a educação gratuita e de qualidade.

    Elizete Fonseca de Oliveira
    E.M.E.E. Orestes G. da Silva

    ResponderExcluir
  77. As referências Nacionais para o planejamento em todas as instâncias são: IDEB, FUNDEB e o ENEM. Conhecer as diretrizes curriculares de educação é de máxima importância, pois tendo consciência dos seus deveres e direitos e coloca-las em prática teremos uma educação muito melhor.

    ResponderExcluir
  78. Professora Geanine Abreu da Rosa Escola: Benjamin Constant

    As instâncias responsáveis pela educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.

    Sabe-se da importância destas instâncias e devem ser trabalhadas no nosso dia a dia, conhecendo-as e coloca-las em prática no nosso dia a dia para desempenharmos um bom trabalho com coerência, competência e habilidades...

    ResponderExcluir
  79. Professora Geanine Abreu da Rosa Escola: Benjamin Constant

    As instâncias responsáveis pela educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.

    Sabe-se da importância destas instâncias e devem ser trabalhadas no nosso dia a dia, conhecendo-as e coloca-las em prática no nosso dia a dia para desempenharmos um bom trabalho com coerência, competência e habilidades...

    ResponderExcluir
  80. Professora Geanine Abreu da Rosa Escola: Benjamin Constant

    As instâncias responsáveis pela educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.

    Sabe-se da importância destas instâncias e devem ser trabalhadas no nosso dia a dia, conhecendo-as e coloca-las em prática no nosso dia a dia para desempenharmos um bom trabalho com coerência, competência e habilidades...

    ResponderExcluir
  81. 2- As referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias da Educação Básica são: IDEB, o FUNDEB e o ENEM.

    3- É importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, para garantir uma aprendizagem de qualidade e igualdade, que atenda as necessidades dos alunos.

    Katia Silene dos Santos de Abreu.

    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira.

    ResponderExcluir
  82. Janete Klein
    Escola Dr° Roberto Cardoso
    questão 2: As referências para o planejamento em todas as instâncias, responsáveis pela educação básica são o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    Questão 3: O professor como agente de transformação social precisa conhecer e entendê-las as Diretrizes curriculares Nacionais pois elas norteiam o nosso trabalho as nossas ações.

    ResponderExcluir
  83. Acredito ser de suma importância conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação, pois ela é o alicerce indispensável para apoio e direção com relação a nossa educação, não somente como professores mas também como cidadãos que somos, diante de uma sociedade, que por muitas vezes, acaba mudando, seja em vista da economia, sociedade, desigualdade, política, etc... Sabemos que a educação deve promover o desenvolvimento do ser humano com dignidade, respeito e valorização. E essas diretrizes servem para nos dar referências e abordar temas sobre os direitos da educação, qualidade do ensino, valorização dos direitos e qualidade da educação, os direitos e deveres que temos para com o ensino, professor, cidadão, etc. .E em base nelas que formamos cidadãos conscientes e críticos, sempre procuramos dar o melhor de nós, mas muitas vezes nos sentimos desprotegidos, mesmo tendo regimentos, parâmetros e normas as serem seguidas.
    Não educamos por educar, porque além de educar estamos formando um ser que tem uma essência humana que precisa de atenção, cuidado, ser acolhido e respeitado, ou seja, é um grande desafio.

    ResponderExcluir
  84. Acredito ser de suma importância conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação, pois é como se fosse o alicerce indispensável de apoio e direção com relação a nossa educação, não somente como professores mas também como cidadãos que somos, diante de uma sociedade, que por muitas vezes, acaba mudando, seja em vista da economia, sociedade, desigualdade, política, etc... Sabemos que a educação deve promover o desenvolvimento do ser humano com dignidade, respeito e valorização. E essas diretrizes servem para nos dar referências e abordar temas sobre os direitos da educação, qualidade do ensino, valorização dos direitos e qualidade da educação, os direitos e deveres que temos para com o ensino, professor, cidadão, sendo usado como subsídios para que formamos cidadãos conscientes e críticos, sempre procuramos dar o melhor de nós, mas muitas vezes nos sentimos desprotegidos, mesmo tendo regimentos, parâmetros e normas as serem seguidas.
    Não educamos por educar, porque além de educar estamos formando um ser que tem uma essência humana que precisa de atenção, cuidado, ser acolhido e respeitado, ou seja, é um grande desafio.

    ResponderExcluir
  85. Acredito ser de suma importância conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação, pois ela é o alicerce indispensável para apoio e direção com relação a nossa educação, não somente como professores mas também como cidadãos que somos, diante de uma sociedade, que por muitas vezes, acaba mudando, seja em vista da economia, sociedade, desigualdade, política, etc... Sabemos que a educação deve promover o desenvolvimento do ser humano com dignidade, respeito e valorização. E essas diretrizes servem para nos dar referências e abordar temas sobre os direitos da educação, qualidade do ensino, valorização dos direitos e qualidade da educação, os direitos e deveres que temos para com o ensino, professor, cidadão, etc. .E em base nelas que formamos cidadãos conscientes e críticos, sempre procuramos dar o melhor de nós, mas muitas vezes nos sentimos desprotegidos, mesmo tendo regimentos, parâmetros e normas as serem seguidas.
    Não educamos por educar, porque além de educar estamos formando um ser que tem uma essência humana que precisa de atenção, cuidado, ser acolhido e respeitado, ou seja, é um grande desafio.

    ResponderExcluir
  86. Acredito ser de suma importância conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação, pois ela é o alicerce indispensável para apoio e direção com relação a nossa educação, não somente como professores mas também como cidadãos que somos, diante de uma sociedade, que por muitas vezes, acaba mudando, seja em vista da economia, sociedade, desigualdade, política, etc... Sabemos que a educação deve promover o desenvolvimento do ser humano com dignidade, respeito e valorização. E essas diretrizes servem para nos dar referências e abordar temas sobre os direitos da educação, qualidade do ensino, valorização dos direitos e qualidade da educação, os direitos e deveres que temos para com o ensino, professor, cidadão, etc. .E em base nelas que formamos cidadãos conscientes e críticos, sempre procuramos dar o melhor de nós, mas muitas vezes nos sentimos desprotegidos, mesmo tendo regimentos, parâmetros e normas as serem seguidas.
    Não educamos por educar, porque além de educar estamos formando um ser que tem uma essência humana que precisa de atenção, cuidado, ser acolhido e respeitado, ou seja, é um grande desafio.

    ResponderExcluir
  87. Sabemos que é de extrema importancia colocar em pratica as Diretrizes Curriculares Nacionais, pois serve como um suporte para um melhor desenvolvimento dos educandos , onde a aprendizagem se torna uma pratica atrativa mas com objetivo unico de prepara para a vida e o mundo de descobertas. Se assim for teremos melhores resultados em sala de aula desenvolvendo habilidades nos nossos alunos que tornem eles sujeitos aptos a colocar suas inteligencias na realização das atividades sejam quais forem elas.
    Carini Alves
    Escola José Blaha

    ResponderExcluir
  88. Sabemos que é de extrema importancia colocar em pratica as Diretrizes Curriculares Nacionais, pois serve como um suporte para um melhor desenvolvimento dos educandos , onde a aprendizagem se torna uma pratica atrativa mas com objetivo unico de prepara para a vida e o mundo de descobertas. Se assim for teremos melhores resultados em sala de aula desenvolvendo habilidades nos nossos alunos que tornem eles sujeitos aptos a colocar suas inteligencias na realização das atividades sejam quais forem elas.
    Carini Alves
    Escola José Blaha

    ResponderExcluir
  89. Sabemos que é de extrema importancia colocar em pratica as Diretrizes Curriculares Nacionais, pois serve como um suporte para um melhor desenvolvimento dos educandos , onde a aprendizagem se torna uma pratica atrativa mas com objetivo unico de prepara para a vida e o mundo de descobertas. Se assim for teremos melhores resultados em sala de aula desenvolvendo habilidades nos nossos alunos que tornem eles sujeitos aptos a colocar suas inteligencias na realização das atividades sejam quais forem elas.
    Carini Alves
    Escola José Blaha

    ResponderExcluir
  90. Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica visam estabelecer bases comuns nacionais para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio, bem como para as modalidades com que podem se apresentar, a partir das quais os sistemas federal, estaduais, distrital e municipais, por suas competências próprias e complementares, formularão as suas orientações assegurando a integração curricular das três etapas sequentes desse nível da escolarização, essencialmente para compor um todo orgânico.

    ResponderExcluir
  91. 1-As referencias nacionais para o planejamento em todas as instancias responsáveis pela educação básica são: FUNDEB,IDEB e ENEN
    2-Todo professor deve conhecer as Diretrizes Curriculares nacionais da Educação Básica porque elas contribuem para uma educação atualizada e de qualidade nas escolas estabelecendo a igualdade de direitos a todos, voltando-se para o desenvolvimento da sociedade.
    Elza maria de Oliveira Abreu
    E.M.E.F.Dr. Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  92. Patricia Freitas de Melo Gomes
    E.E.F Professora Maria Alzira

    Questão 2:
    Essa exigência legal traduz a necessidade de se reconhecer que a avaliação da qualidade
    associa-se à ação planejada, coletivamente, pelos sujeitos da escola e supõe que tais sujeitos
    tenham clareza quanto:
    I – aos princípios e às finalidades da educação, além do reconhecimento e análise dos dados
    indicados pelo IDEB e/ou outros indicadores, que complementem ou substituam estes;
    II – à relevância de um projeto político-pedagógico concebido e assumido coletivamente pela
    comunidade educacional, respeitadas as múltiplas diversidades e a pluralidade cultural;
    III – à riqueza da valorização das diferenças manifestadas pelos sujeitos do processo educativo,
    em seus diversos segmentos, respeitados o tempo e o contexto sociocultural;
    IV – aos padrões mínimos de qualidade6
    (Custo Aluno Qualidade inicial – CAQi7
    ), que apontam
    para quanto deve ser investido por estudante de cada etapa e modalidade da Educação
    Básica, para que o País ofereça uma educação de qualidade a todos os estudantes.

    Questão 3:
    O professor deve conhecer as Diretrizes Curriculares para contribuir na construção cultural e ideológica e também na forma de expressar interesses e forças que permeiam o sistema educativo.

    ResponderExcluir
  93. As seguintes referências para o planejamento são IDEB,FUNDEB e ENEM
    As praticas e leis que regem nossos estatutos devem estar bem presentes na vida vida do educador , pois ele que ira transmitir informações e ajuda-lo na sua formação profissional.
    Mara Alves dos Santos Escola Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  94. IDEB,FUNDEB e ENEM

    Acreditasse q a prática é extremamente importante mas se o educador tiver um embasamento nas diretrizes curriculares.

    ResponderExcluir
  95. IDEB, FUNDEB E ENEM

    As diretrizes curriculares são de extrema importância para que o educador tenha um embasamento nas suas atividades escolares .

    ResponderExcluir
  96. As seguintes referências para o planejamento são IDEB,FUNDEB e ENEM
    As praticas e leis que regem nossos estatutos devem estar bem presentes na vida vida do educador , pois ele que ira transmitir informações e ajuda-lo na sua formação profissional.
    Mara Alves dos Santos Escola Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  97. As seguintes referências para o planejamento são IDEB,FUNDEB e ENEM
    As praticas e leis que regem nossos estatutos devem estar bem presentes na vida vida do educador , pois ele que ira transmitir informações e ajuda-lo na sua formação profissional.
    Mara Alves dos Santos Escola Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  98. 1- As referências nacionais:
    Constituição Federal (art.205)
    Estatuto da Criança e Adolescente (art.2º, 3º e 4º)
    IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio

    2- São estas diretrizes que estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras.
    Asseguram que crianças, adolescentes, jovens e adultos que ainda não tiveram a oportunidade, possam se desenvolver plenamente, recebendo uma formação de qualidade correspondente à sua idade e nível de aprendizagem, respeitando suas diferentes condições sociais, culturais, emocionais, físicas e étnicas.
    Portanto, fundamental que o professor conheça os direitos contidos nas Diretrizes Nacionais para que em seu planejamento possa assegurar o desenvolvimento do Projeto Político Pedagógico de sua Escola.

    Marlene Teresinha Silva Soares

    ResponderExcluir
  99. 2)As referências para o planejamento em todas as instâncias, responsáveis pela educação básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM
    3)É de fundamental importância os educadores conhecerem as Diretrizes Curriculares Nacionais a fim de poder exercer melhor seu trabalho.As leis de diretrizes e base orienta nossos direitos e deveres bem como de nossos alunos e padroniza a nível nacional. Eloa de Melo Bastos E.M E Fundamental Dr Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  100. 2)IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio
    3)É obrigação dos profissionais da educação conhecer e aplicar as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica para garantir uma educação de qualidade. Através destas teremos maior segurança na elaboração dos planejamentos curriculares,proposta pedagógica e manter um ensino globalizado.

    ResponderExcluir
  101. 2)IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica
    FUNDEB- Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica
    ENEM- Exame Nacional do Ensino Médio
    3)É obrigação dos profissionais da educação conhecer e aplicar as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica para garantir uma educação de qualidade. Através destas teremos maior segurança na elaboração dos planejamentos curriculares,proposta pedagógica e manter um ensino globalizado.Darlia Adriana Pereira Sampaio EMEF Dr Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  102. 1-Citar as referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica.
    São o IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), o FUNDEB (Fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos profissionais de educação) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio).Assim, podemos dizer que: o IDEB, ENEM E FUNDEB são referencias nacionais para um planejamento na Educação Básica, deixando assim a educação nacional uniforme e mais igual em todo país, observando as realidades de cada âmbito escolar para um planejamento que consiga sanar as necessidades de seus educandos.

    2- São as normas que regem a educação, orientam na organização e planejamento curricular das escolas, para assim garantir uma educação de qualidade, compreendendo nossos direitos/deveres para propiciar uma educação com mais igualdade, humanidade, visando também uma organização para um bom desenvolvimento do PPP da escola, formando educadores e educandos mais ativos, participativos na educação e sociedade.
    Carla Judite Flores de Freitas
    E.M.Engº José Blaha

    ResponderExcluir
  103. Renata Gonzaga Santos Garcia
    Escola José Blah

    2 - Existem 3 referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, sendo elas O IDEB , O FUNDEB e o ENEM. O IDEB foi criado em 2007 e é basicamente um indicador que reuni dois conceitos extremamente importantes: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Já o FUNDEB, também em vigor desde 2007, financia todas as etapas da educação básica e reserva recursos para programas direcionados a jovens adultos. O ENEM, criado em 1998, avalia o desempenho dos alunos ao término da escolaridade básica, além disso , atualmente é de fundamental importância para a entrada dos estudantes no ensino superior. Portanto, essas 3 referências são de fundamental importância para o desenvolvimento da educação, contribuindo cada uma em seu âmbito para o aprimoramento do planejamento desde a educação básica até o ensino superior.
    3 - Conhecer as diretrizes curriculares nacionais da educação básica é fundamental. Não apenas os professores devem possuir tal conhecimento, mas qualquer profissional que trabalhe no âmbito da educação. A partir do conhecimento de tais diretrizes ficamos a par de nosso direitos e deveres e a partir da analise das mesmas podemos organizar e planejar melhor e corretamente o plano de ensino das escolas, contribuindo para uma educação de qualidade e de nível igualitário a educação do país.

    ResponderExcluir
  104. Professora Miriam Jussara Freitas de Abreu, Escola Especial Orestes Gonçalves da Silva
    Respostas:

    2) Referências nacionais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela educação básica são IDEB, FUNDEB e ENEM.

    3) Na sua opinião, porquê é importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica.

    Para que sirva de base para o seu planejamento diário e para auxiliar nos desafios que a educação nos propõe e nos cerca.

    ResponderExcluir
  105. São referenciais para o planejamento em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: O IDEB, o FUNDEB e o ENEM.

    É de extrema relevância que o professor conheça as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica porque são elas que sistematizam o que as Instituições Educacionais devem fazer e como deve ser feito no que tange à Educação Brasileira, tendo como foco: o aluno, o currículo e a formação continuada do docente.
    "As Diretrizes" nos alertam sobre algo que já sabemos,porém, que sempre deve ser levado em conta: como educadores, precisamos desenvolver atividades que envolvam "todos" os educandos e que possibilitem não apenas a permanência dos mesmos na escola por um período mínimo estipulado por lei, mas o domínio de conceitos, princípios, habilidades, competências, valores e atitudes que permitam que eles tenham, de fato, "sucesso" nos diferentes âmbitos de sua vida.

    Liliane Silva de Marins
    E.M.E.F. Benjamin Constant
    E.E.E. M. Visconde de Mauá

    ResponderExcluir
  106. As referências nacionais são o IDEB, ENEM E FUNDEB os quais procuram deixar a educação nacional uniforme .
    O professor deve conhecer as Diretrizes Curriculares da Educação, pois trata-se de orientações que deverão nortear a educação como um todo. Somos sabedores de que a educação deve promover o desenvolvimento do indivíduo enquanto cidadão, respeitando e valorizando as qualidades e dificuldades de cada um, respeitando suas individualidades, bem como as do meio em que vive., visto que, o artigo 26 da LDB diz que "os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela".

    ResponderExcluir
  107. Rita de Cássia Machados Santos
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Roberto Cardoso

    As referências nacionais para o planejamento em todas as estâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    É importante para o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica porque ela assegura a todo cidadão o direito e o acesso de uma educação de qualidade, onde todos tem acesso, independente de cor, raça, etnia,a uma educação gratuita, igualitária; criando cidadãos mais criticos, responsáveis e conscientes.

    ResponderExcluir
  108. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica são normais que servem para orientar todo o sistema nacional de ensino visando unificar a educação e que esta seja do alcance de todos os educandos de forma igualitária, mas que também seja preservada as diferenças culturais de cada região. As diretrizes foram construídas a partir da LDB, da Cobstituição Federal e do ECA, tendo como princípios: solidariedade, igualdade, sustentabilidade, justiça social, respeito, diversidade e pluralidade cultural. É de responsabilidade do poder público, família, sociedade e escola, com um único fim: a educação do sujeito. (Resolução CNE nº4 - 13/07/2010). Envolve-se aí também planejamentos do IDEB, FUNDEB e ENEM.
    Faz-se necessário que todo o educador tenha conhecimento deste documento para que seja orientador do seu fazer pedagógico para que este seja construído de forma realmente útil para o aluno, respeitando um currículo significativo para o dia a dia, norteado pelos princípios de respeito para uma sociedade justa e honesta.

    ResponderExcluir
  109. As referências Nacionais para o planejamento são IDEB, FUNDEB e ENEM.
    É de extrema importância que o professor conheça as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica porque são elas que sistematizam o que as Instituições Educacionais devem fazer e como deve ser feito.A partir do conhecimento das diretrizes ficamos a par de nosso direitos e deveres organizando e planejando corretamente o plano de ensino das escolas, contribuindo assim, para uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  110. As referências nacionais para o planejamento em todas as estâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.
    É de suma importância o professor conhecer as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, para que possa realizar, um bom plano de estudos, organizado, respeitando e valorizando as qualidades, dificuldades e individualidades de cada criança.
    Assim também propicia as crianças uma educação de qualidade onde todos tem acesso, independente de cor, raça, etnia e a uma educação gratuita, igualitária; criando cidadãos mais críticos, responsáveis.

    ResponderExcluir
  111. As referências responsáveis pela EDUCAÇÃO BASICA são IDEB, FUNDEB e ENEM com as quais se buscam igualar a EDUCAÇÃO Nacional valorizando a peculiaridade de cada região do Brasil.
    3 Nas DIRETRIZES CURRÍCULO NACIONAL encontramos toda a informação necessário a se fazer educação. Conhecer as DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS possibilita ao educador conhecer seus direitos e deveres bem como direcionar sua forma de ensinar seguindo a proposta pedagógica fazendo assim uma educação de qualidade.
    CRISTIANNE NOTORIO DE SOUZA

    ResponderExcluir
  112. As referências nacionais para o planejamento em todas as estâncias responsáveis pela Educação Básica são: IDEB, FUNDEB e ENEM.É obrigação dos profissionais da educação conhecer e aplicar as Diretrizes Curriculares Nacionais da educação Básica para garantir uma educação de qualidade. Izabel Verginia Souza de Souza

    ResponderExcluir
  113. Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica: o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
    O IDEB- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica que mede a qualidade de cada escola e rede, com base no desempenho do estudante em avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira ( INEP) e em taxas de aprovação.
    O FUNDEB- Entre as maiores conquistas, durante a Década da Educação( encerrada em 2007), destaca-se a criação do FUNDEF, posteriormente transformado em FUNDEB. Este ampliou as condições efetivas de apoio financeiro e de gestão às três etapas da Educação básica e suas modalidades, desde 2007.
    O ENEM- O Ministério da Educação vem trabalhando no aperfeiçoamento do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que, gradativamente, assume funções com diferentes especificidades estratégicas para estabelecer procedimentos voltados para a democratização do ensino e ampliação do acesso a níveis crescentes de escolaridade.
    Neste sentido, este exame apresenta hoje os seguintes objetivos, conforme art. 2º da Portaria nº 109/2009:
    I – oferecer uma referência para que cada cidadão possa proceder à sua auto-avaliação com vistas às suas escolhas futuras, tanto em relação ao mundo do trabalho quanto em relação à continuidade de estudos;
    II – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar aos processos de seleção nos diferentes setores do mundo do trabalho;
    III – estruturar uma avaliação ao final da Educação Básica que sirva como modalidade alternativa ou complementar a processos seletivos de acesso aos cursos de Educação Profissional e Tecnológica posteriores ao Ensino Médio e à Educação Superior;
    IV – possibilitar a participação e criar condições de acesso a programas governamentais;
    V – promover a certificação de jovens e adultos no nível de conclusão do Ensino Médio nos termos do art. 38, §§ 1º e 2º da Lei nº 9.394/96 (LDB);
    VI – promover avaliação do desempenho acadêmico das escolas de Ensino Médio, de forma que cada unidade escolar receba o resultado global;
    VII – promover avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes nas Instituições de Educação Superior.



    É importante para que o professor possa desenvolver no aluno os valores fundamentais para o seu desenvolvimento na sociedade, tais como, seus direitos e deveres como cidadão, o respeito ao bem comum, a orientação para o trabalho... a fim de termos uma educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  114. 2. As referências nacionais são: o IDEB (Índice de desenvolvimento da Educação Básica), o FUNDEB (Fundo de manutenção e desenvolvimento da Educação Básica e valorização dos profissionais de educação) e o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio.
    2. A pós a leitura das diretrizes e dos demais comentário que vi aqui,observo que além de organizar o nosso trabalho, tirar nossas duvidas sobre o que ensinar e quando as diretrizes também asseguram aos alunos de todo território nacional uma educação de qualidade e uniforme. De tal forma, que, quando precisam mudar-se de cidade ou estado seus estudos não são comprometidos. Mantendo assim a continuidade de sua formação.

    Gisleine Mello Varreira da Silva
    Espaço Cultural

    ResponderExcluir
  115. 1)São referências Nacionais para todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica:
    IDEB( ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)
    FUNDEB (FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO BÁSICA)
    ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO)

    2) São essas diretrizes que estebelecem a base nacional comum responsável por orientar o desenvolvimento , o planejamento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes do ensino brasileiro.
    Portanto é de extrema importância que o professor tenha conhecimento sobre os direitos contidos nas Diretrizes Nacionais,usufruindo-as em seu planejamento e assegurando assim, o Projeto Político Pedagógico de sua Escola,oportunizando ao educando o domínio de conceitos, habilidades; valores, atitudes e competência permitindo aos mesmos , sucesso contínuo.
    Elcida Teresinha da Costa Flores
    ESCOLA DR. ROBERTO CARDOSO

    ResponderExcluir