Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, o IDEB, o FUNDEB E o ENEM. As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica são importantes, pois orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas se ensino, respeitando a igualdade de direitos, garantindo que conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos, sem deixar de levar em consideração os diversos contextos nos quais eles estão inseridos. Carmem Verônica Boeira Pereira EMEI MUNDO DOS SONHOS
A Educação brasileira está assegurada na Constituição Federal, mais precisamente nos Artigos 205 ao 214 e ainda para garantir a matéria educacional estamos amparados na Lei 9.394/96 (LDB) que norteia a Educação em seus diferentes níveis e sistemas. Sendo a Educação o processo que promove o ser humano e faz crescer um país, faz-se necessário que os princípios de igualdade, liberdade, pluralismo de ideias, respeito, sociabilidade, enfim o direito à cidadania estejam protegidos em leis para que todos, sem discriminação tenham os mesmos direitos. Com um mundo globalizado, onde em segundos estamos do outro lado do planeta e por incrível que nos pareça o homem ainda é bárbaro e descumpridor de seus deveres , de modo que precisamos de Leis que nos faça cumprir metas para atingir uma igualdade, embora as diferenças sociais ainda sejam gritantes, portanto, a Lei de Diretrizes e Bases se faz necessária com conteúdo bem aparado, bem organizado, de fácil compreensão , lindíssimo e sem dupla interpretação, respeitando os regionalismos . Mesmo assim, ainda sentimos que Educação não é prioridade no Brasil e as vezes, aliás muitas vezes me pergunto se somos omissos, por que o povo não exige mais, por que temos uma população tão grande de analfabetos funcionais, que concorda com tudo, que pede o que não é necessário, que gosta de paternalismo, que inventa desculpas, que quer cada vez menos permanecer estudando, enfim... ainda nos falta e muito.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básicas são regras que norteiam toda a educação brasileira amparadas pela LDB, Constituição Nacional Brasileira e pelo ECA.Visam criar um projeto nacional de ideais de educação que assegure a todo país uma educação igualitária, mas que ao mesmo tempo assegura a diversidade cultural de cada região, tendo como princípios a solidariedade, a igualdade, o respeito, a sustentabilidade, a justiça social, a diversidade e a pluralidade cultural. São responsáveis pelo desenvolvimento destas diretrizes o poder público, a família, a sociedade e a escola, com finalidade a educação do sujeito. (Resolução CNE nº 4 - 13/07/2010). Faz-se necessário que todo profissional da educação tenha conhecimento destas diretrizes para que possa construir, junto à escola e sua comunidade, um projeto político pedagógica que venha ao encontro das necessidades locais amparadas pelos objetivos e princípios que norteiam o documento. Assim, também construir um plano de estudos que seja significativo para o dia a dia do educando, atualizando-o para que não fique na mesmice de um currículo fora da realidade do que seja de fato útil. Carla Raguse de Carvalho
As referências Nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela educação básica são:o IDEB, o FUNDEB e o ENEM. Para assegurar uma educação de qualidade para os educandos, e prepará-los para viver em sociedade, é necessário que o direito à cidadania estejam protegidos em lei, para que todos, sem discriminação, tenham os mesmos direitos. Em um mundo globalizado, onde necessitamos fazer valer a igualdade, a liberdade, o respeito, enfim, para que o direito à cidadania estejam protegidos, a lei de Diretrizes e Bases se faz necessária, orientando o planejamento curricular das escolas e do sistema de ensino. REGINA KERN KWIATKOWSKI - E.M.E.F Engenheiro José Blaha- 25/04/2017.
A educação é de fato um processo natural que se dá com a pessoa. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. Aprendizagem é um fenômeno natural, ela prepara a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade. A constituição brasileira de 1988 estabelece que a educação é um direito para todos, um dever do estado e da família. A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo a civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir as outras pessoas aquilo que um determinado grupo aprendeu ,mas se deparar com o atual contexto brasileiro, percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento do aluno, tendo como grande desfio a melhorias de sua qualidade, e , esta qualidade é perpassada por várias questões, tais como baixos salários de professores escolas públicas sucateadas, ensino formalista e autoritário, o que gera consequentemente , desestímulo por parte de professores a alunos. Ivajara Siveira de Oliveira
Angela Goreti Silva Cardoso da Escola de Educação Especial Orestes Gonçalves da Silva.
Como diz Paulo Freire: " Ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais". O professor tem em suas mãos o poder de formar uma sociedade humana, cidadãos dígnos. Cabe ao professor trabalhar com desafios, formando pessoas participativas, com pensamento crítico, capazes de aplicar fora dos muros da escola o que aprenderam. Instigar seus alunos na busca do saber,ser mediador deste conhecimento trazendo a tona o que seu aluno tem de conhecimento para que este seja um agente transformador de um mundo melhor.
O mundo mudou e os educandos também. O papel do professor é instigar seus alunos na busca do querer aprender de forma prazerosa e transformadora. Prazerosa na descoberta do conhecimento como forma de o tornar não somente uma pessoa cheia de informações, mas um indivíduo crítico, capaz de ser agente transformador deste mundo para melhor. O professor tem ter o compromisso constante com as práticas sociais ( Paulo Freire) com um trabalho desafiador, participativo, pensamento crítico, poder olhar para seus alunos e ver que fez o seu melhor na vida de cada um. O professor tem que ser referência com pratiprá ousadas e criativas.
Atualmente, são referências nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela Educação Básica, o IDEB, o FUNDEB E o ENEM.
ResponderExcluirAs Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica são importantes, pois orientam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas se ensino, respeitando a igualdade de direitos, garantindo que conteúdos básicos sejam ensinados para todos os alunos, sem deixar de levar em consideração os diversos contextos nos quais eles estão inseridos.
Carmem Verônica Boeira Pereira
EMEI MUNDO DOS SONHOS
A Educação brasileira está assegurada na Constituição Federal, mais precisamente nos Artigos 205 ao 214 e ainda para garantir a matéria educacional estamos amparados na Lei 9.394/96 (LDB) que norteia a Educação em seus diferentes níveis e sistemas.
ResponderExcluirSendo a Educação o processo que promove o ser humano e faz crescer um país, faz-se necessário que os princípios de igualdade, liberdade, pluralismo de ideias, respeito, sociabilidade, enfim o direito à cidadania estejam protegidos em leis para que todos, sem discriminação tenham os mesmos direitos.
Com um mundo globalizado, onde em segundos estamos do outro lado do planeta e por incrível que nos pareça o homem ainda é bárbaro e descumpridor de seus deveres , de modo que precisamos de Leis que nos faça cumprir metas para atingir uma igualdade, embora as diferenças sociais ainda sejam gritantes, portanto, a Lei de Diretrizes e Bases se faz necessária com conteúdo bem aparado, bem organizado, de fácil compreensão , lindíssimo e sem dupla interpretação, respeitando os regionalismos .
Mesmo assim, ainda sentimos que Educação não é prioridade no Brasil e as vezes, aliás muitas vezes me pergunto se somos omissos, por que o povo não exige mais, por que temos uma população tão grande de analfabetos funcionais, que concorda com tudo, que pede o que não é necessário, que gosta de paternalismo, que inventa desculpas, que quer cada vez menos permanecer estudando, enfim... ainda nos falta e muito.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básicas são regras que norteiam toda a educação brasileira amparadas pela LDB, Constituição Nacional Brasileira e pelo ECA.Visam criar um projeto nacional de ideais de educação que assegure a todo país uma educação igualitária, mas que ao mesmo tempo assegura a diversidade cultural de cada região, tendo como princípios a solidariedade, a igualdade, o respeito, a sustentabilidade, a justiça social, a diversidade e a pluralidade cultural. São responsáveis pelo desenvolvimento destas diretrizes o poder público, a família, a sociedade e a escola, com finalidade a educação do sujeito. (Resolução CNE nº 4 - 13/07/2010).
ResponderExcluirFaz-se necessário que todo profissional da educação tenha conhecimento destas diretrizes para que possa construir, junto à escola e sua comunidade, um projeto político pedagógica que venha ao encontro das necessidades locais amparadas pelos objetivos e princípios que norteiam o documento. Assim, também construir um plano de estudos que seja significativo para o dia a dia do educando, atualizando-o para que não fique na mesmice de um currículo fora da realidade do que seja de fato útil.
Carla Raguse de Carvalho
As referências Nacionais para o planejamento, em todas as instâncias responsáveis pela educação básica são:o IDEB, o FUNDEB e o ENEM.
ResponderExcluirPara assegurar uma educação de qualidade para os educandos, e prepará-los para viver em sociedade, é necessário que o direito à cidadania estejam protegidos em lei, para que todos, sem discriminação, tenham os mesmos direitos. Em um mundo globalizado, onde necessitamos fazer valer a igualdade, a liberdade, o respeito, enfim, para que o direito à cidadania estejam protegidos, a lei de Diretrizes e Bases se faz necessária, orientando o planejamento curricular das escolas e do sistema de ensino.
REGINA KERN KWIATKOWSKI - E.M.E.F Engenheiro José Blaha- 25/04/2017.
ivajara silveira de oliveira.
ResponderExcluirA educação é de fato um processo natural que se dá com a pessoa. Já nascemos aprendendo e sabendo uma infinidade de coisas importantes. Aprendizagem é um fenômeno natural, ela prepara a pessoa para promover a harmonia, a compreensão, a tolerância e a paz na sociedade.
A constituição brasileira de 1988 estabelece que a educação é um direito para todos, um dever do estado e da família.
A educação é uma das dimensões essenciais na evolução do ser humano, pois em cada conquista rumo a civilização, faz-se presente junto a esta, a necessidade de transmissão aos semelhantes. assim, pode-se dizer que a educação nasce como meio de garantir as outras pessoas aquilo que um determinado grupo aprendeu ,mas se deparar com o atual contexto brasileiro, percebe-se que o ensino tem se mostrado insuficiente, no que se refere à quantidade de vagas para o atendimento do aluno, tendo como grande desfio a melhorias de sua qualidade, e , esta qualidade é perpassada por várias questões, tais como baixos salários de professores escolas públicas sucateadas, ensino formalista e autoritário, o que gera consequentemente , desestímulo por parte de professores a alunos. Ivajara Siveira de Oliveira
Angela Goreti Silva Cardoso da Escola de Educação Especial Orestes Gonçalves da Silva.
ResponderExcluirComo diz Paulo Freire: " Ser professor significa ter um compromisso constante com as práticas sociais".
O professor tem em suas mãos o poder de formar uma sociedade humana, cidadãos dígnos. Cabe ao professor trabalhar com desafios, formando pessoas participativas, com pensamento crítico, capazes de aplicar fora dos muros da escola o que aprenderam. Instigar seus alunos na busca do saber,ser mediador deste conhecimento trazendo a tona o que seu aluno tem de conhecimento para que este seja um agente transformador de um mundo melhor.
O mundo mudou e os educandos também. O papel do professor é instigar seus alunos na busca do querer aprender de forma prazerosa e transformadora. Prazerosa na descoberta do conhecimento como forma de o tornar não somente uma pessoa cheia de informações, mas um indivíduo crítico, capaz de ser agente transformador deste mundo para melhor.
ResponderExcluirO professor tem ter o compromisso constante com as práticas sociais ( Paulo Freire) com um trabalho desafiador, participativo, pensamento crítico, poder olhar para seus alunos e ver que fez o seu melhor na vida de cada um.
O professor tem que ser referência com pratiprá ousadas e criativas.