sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Formação Online 2017 - Rubem Alves - A Escola Ideal: O papel do professor







Formação online

De 26/02/2018
  Até dia 16/03/2018.

Estas 8 horas são referentes à Formação Continuada do ano de 2017.



1.     Assista o
vídeo: O papel do professor – Rubem Alves




2.     Com tuas palavras,
escreva sobre o papel do professor na atualidade. Na concepção de cada um, qual
seria o Papel do Professor?

63 comentários:

  1. Rita de Cássia Machados Santos_Escola Mundo dos Sonhos
    O papel do professor, nos tempos atuais é fazer com que nossos alunos tenham a capacidade de pensar e ir em busca dos seus conhecimentos, o professor deve fazer com que o aluno crie o gosto pela aprendizagem, fazendo com que o aluno seje aguçado pela curiosidade, pelo prazer de aprender e movido pelo gosto do saber a aprender.O professor deve ser companheiro e não dar respostas prontas, ele deve provocar o aluno a buscar respostas para sua aprendizagem .

    ResponderExcluir
  2. O professor de ser um mediador que deve ensinar seus alunos a serem cidadãos ativos,independentes, formadores de opinião e participativos que saibam chegar à seus objetivos de forma a ser tornarem pessoas capazes de lidar com todo o tipo de situação.

    ResponderExcluir
  3. O papel do professor ultrapassa os limites da escola, pois tudo que acontece com nosso aluno fora repercute no seu desempenho. Nós somos mais que educadores para muitas famílias da comunidade escolar, conquistar a confiança e proporcionar uma educação instigante e desafiadora é o caminho para uma escola enovadora em que todos possam desenvolver suas aptidões.

    ResponderExcluir
  4. Na atualidade, o professor deve ser o intermediário do conhecimento, ou seja, a pessoa que apresenta os assuntos e as diversas possibilidades de formas de conhecimento. Apresenta as diversas maneiras de buscar o conhecimento. O professors nao pode querer apresentar o conhecimento,porque o conhecimento é construído a partir das experiências do aluno, juntamente com as experiências do professor e mais as ferramentas digitais que estãoa nossa disposição. O papel de educar é da família, de ensinar da escola. O professor tem papel fundamental na educação. Mas não o principal. Esse papel deve ser feito usando todas possibilidades disponíveis, toda carga de experiências de ambos aluno e professor

    ResponderExcluir
  5. E acima de tudo o professor deve educar com afeto. Sem afeto a criança ou o adolescente nao aprenderá e absorvirá o conhecimento. O afeto é a palavra chave para o ensinar. Professor e aluno devem trocar experiências de vida para a aprendizagem. O afeto quebra paradígmas e facilita a proximidade aluno e professor. Um aluno que gosta e se identifica com seu professor aprenderá de maneira mais natural. Provavelmente terá mais vontade de buscar o conhecimento também fora da escola. E assim a leitura e o processo de aprender se tornam prazerosos. Alunos não são números e notas. Alunos são pessoas com tanta bagagem colaborativa as aulas que não podem ser ignoradas.
    Juliana Mercante
    Escola Maria Alzira

    ResponderExcluir
  6. Nós vivemos uma atualidade em que os educandos vêm de casa com uma carga de conhecimento muito fantasiosa, as redes sociais, jogos online etc, estão cada vez mais presente no seu dia a dia, ai vêm um professor querendo que eles fiquem sentados um atrás do outro copiando e copiando ... O professor deve criar a curiosidade, porque o resto encontram no Google, ensinar a pensar, nossa missão não é dar respostas e provocar, sempre se perguntando: será o que vou ensinar serve para que ?? Professor deve ser muito mais que um simples depositante de conteúdos, deve ser um observador e instigador.

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante a opinião de Rubens Alves sobre o papel do professor.Assim como ele, penso que o professor do século XXI deve despertar nas crianças, adolescentes, jovens e adultos o gosto por aprender, o gosto pela cultura e pelo saber. Mas igualmente deve desenvolver nos estudantes o espírito crítico frente aos fatos do cotidiano e frente aos grandes problemas que afligem a humanidade contemporânea e futura, para que o mesmo pense em estratégias que minimizem ou solucionem questões problemas como violência, miséria,degradação ambiental, alienação política, etc. O professor deve ainda buscar humanizar e despertar empatia pelo semelhante, visto estarmos frente a uma sociedade egoísta que vive de aparências. Assim,o professor da atualidade deve estar preparado para formar não apenas um estudante, mas um ser humano cidadão, que respeita o semelhante e se solidariza com os problemas dos outros, mas tem consciência de sua responsabilidade na formação de um mundo mais justo, menos violento e mais tolerante. Prof. Eliana Selbach

    ResponderExcluir
  8. O professor na sociedade atual, diante da realidade vivenciada atualmente em sala de aula, podemos afirmar que a função do professor ultrapassa os muros da escola. Porque é tão difícil fazer com que o professor possa realizar a sua prática à qual é mediar seus alunos em busca do conhecimento. Esse professor então necessita ser pai,mãe,educar,recrear,amigo,profissional e muitas vezes mágico para fazer o que toda à sociedade espera dele.

    ResponderExcluir
  9. sirlei_santos_silvasss@hotmail,com6 de março de 2018 às 17:32

    Rubens Alves está adiante do seu tempo. Assistindo ao seu posicionamento diante da educação e conhecimento posso dizer que também concordo com ele. O aluno chega até nós já sabendo o que quer e precisa aprender. Muitas vezes questionei o porquê de alguns conteúdos estarem Planos de Estudo, pois muitos não estão relacionados com a realidade de vida do aluno. Nós os professores somos apenas os mediadores entre um e outro, temos o papel de despertar o interesse pelo saber. Sirlei Santos da Silva. Escola Maria Camargo;

    ResponderExcluir
  10. Nosso grande desafio como professores é realmente encontrar os meios de despertar o interesse de nossos alunos.Penso neste momento, que ao contar uma história, o que devo trazer de novo e instigador neste contar? Meu aluno deverá ser cativado e desejoso pelo aprender a ler e adentrar no mundo da leitura pelo gostar desses momentos.Devemos ser inovadores.Andreia Lacerda

    ResponderExcluir
  11. Solange Weinheimer Tavares10 de março de 2018 às 02:52

    O Papel do Professor na Atualidade

    O professor deve ser o mediador dos conhecimentos, procurando sempre contribuir para a formação de seus alunos, de forma que os estudantes aprendam os saberes escolares interagindo com o outro. O docente deverá contribuir para que o discente desenvolva o senso crítico e possa cada vez mais participar ativamente na sociedade. Devemos provocar em nossos alunos a curiosidade, bem como, a alegria de pensar de forma prazerosa.

    Portanto, só serei um bom ensinante se eu for um bom aprendente. Em vista disso, desenvolvi a capacidade de saber que eu não sei tudo o tempo todo, motivo por que precisamos juntar as competências. Só assim conseguiremos o que é necessário, ou seja, aprender continuamente, renovar, abrir a mente. Para que isso aconteça, não posso me considerar, nunca, pronta, perfeita, mas, sim, sentir-me alguém em construção.

    Nesse sentido, comunga-se também com as palavras de Gadotti (1998, p. 90) que alia ao papel social de professores e professoras a esperança em um futuro melhor para a educação brasileira:

    Ao novo educador compete refazer a educação, reinventá-la, criar as condições objetivas para que uma educação realmente democrática seja possível, criar uma alternativa pedagógica que favoreça o aparecimento de um novo tipo de pessoas, solidárias, preocupadas em superar o individualismo criado pela exploração do trabalho. Esse novo projeto, essa nova alternativa, não poderá ser elaborado nos gabinetes dos tecnoburocratas da educação. Não virá em forma de lei nem reforma. Se ela for possível amanhã é somente porque, hoje, ela está sendo pensada pelos educadores que se reeducam juntos. Essa reeducação dos educadores já começou. Ela é possível e necessária.

    Espera-se que os profissionais da educação acreditem nessa força que Gadotti lhes deposita, e desejem realmente participar da construção de uma nova educação para um novo mundo.

    Referências:

    GADOTTI, Moacir. Pedagogia da práxis, 2ª Ed. São Paulo – Cortez.

    ALVEZ, Rubem. Vídeo: O papel do professor.

    Solange Weinheimer Tavares
    Escola Maria Alzira

    ResponderExcluir
  12. Concordo com Rubem Alves quando ele diz: "A educação é feira de curiosidade, de alegria."
    Onde o professor está no comando para ensinar a criança a pensar. O professor tem a missão de provocar na criança a curiosidade, o "espanto" pelas e das coisas. A educação deve ser aprendida para a vida, para pensar e viver melhor.

    ResponderExcluir
  13. Liliane Antunes da Silva11 de março de 2018 às 08:25

    Liliane Antunes da Silva - Escola Nicácio Machado
    Educar é uma tarefa complexa, que exige uma carga intelectual vasta, envolve lidar sabiamente com situações e contextos variados, encarar com coragem e seriedade os desafios que a verdadeira aprendizagem engloba; é necessário, também, muita sensibilidade e perspicácia.
    Cabe ao professor despertar e manter vivo o prazer da descoberta.O aluno deve ser visto como o que de fato é: um ser pensante. A aprendizagem só ocorrerá se na relação professor-aluno houver espaço para a criatividade, o sonhar, a espontaneidade, a curiosidade e a prática cidadã.
    O professor tem diante de si a tarefa de fazer com que os conteúdos sejam significativos para o horizonte de vida dos alunos, para tanto é necessário que o professor desenvolva um vínculo de confiança e afetividade com o estudante.
    Cabe ao professor promover um diálogo reflexivo em sala de aula e , isto muitas vezes, envolve mudar o planejamento feito para aquele dia. A aula é uma constante surpresa, embora pensada, planejada, proposta, às vezes, segue um caminho novo que pode ser mais propício e significativo para promover o tão desejado "conhecimento resultante do ato de pensar".
    É fundamental que o professor goste e acredite naquilo que faz, já que através dos seus atos ele servirá de referência para os seus alunos. A relação professor-aluno deve ser cultivada a cada dia e baseada no respeito e na verdade, pois um complementa o outro e assim os dois crescem e caminham juntos nessa linda e desafiadora trajetória chamada: Educação.

    ResponderExcluir
  14. A ESCOLA IDEAL: O PAPEL DO PROFESSOR
    Após assistir o vídeo de Rubem Alves podemos refletir sobre nosso papel enquanto educadores no cenário da educação pública brasileira, e como seria a escola ideal? Quais são as fragilidades que encontramos em nossa sala de aula? Que estratégias podem auxiliar a tarefa do educador na sua rotina em sala de aula? Eu tenho a sensibilidade de contextualizar meu planejamento com a realidade onde meu aluno esta inserido?
    Segundo Rubem Alves, a tarefa do educador não se resume a ensinar, a missão é “ensinar a pensar”, é despertar a curiosidade dos alunos: provocar o pensamento crítico, o levantamento de hipóteses e a reflexão. É cooperar para a formação de sujeitos capazes de tomada de decisão; formadores de opinião. Neste sentido, a fala do professor precisa provocar a curiosidade do aluno. A relação do professor com seu aluno não pode ser autoritária e sim uma relação de “amorosidade” e respeito, conforme Freire. Pois, o professor ensina não é sendo autoritário, mandando o aluno fazer uma determinada atividade, mas encorajando o mesmo para realizar a tarefa proposta.
    Em fim, para alcançarmos a tão sonhada escola ideal, é necessário repensarmos nossas práticas e questionarmos: para que serve este conteúdo, qual é a intencionalidade, o que vai provocar em meu aluno? O que tem haver com o contexto onde está inserido? Estou contribuindo para uma educação ligada à vida ou apenas para realizar um vestibular?
    Por: MARIA HELENA DE SOUZA MACHADO- E.M.E.F. SANTO ANTÔNIO.

    ResponderExcluir
  15. Izabel Vergínia Souza de Souza - Espaço Cultural

    O papel do professor é de instigar o aluno a desejar aprender. Para isso é necessário observar seu conhecimento prévio, vivências e experiências; além disso, há de se considerar também a relação professor/aluno, visto que boa parte do que aprendemos se dá pela relação de afeto que possuímos com quem nos ensina; outro aspecto importante é instigar para que o aluno desenvolva sua opinião sobre o mundo a sua volta, criando assim cidadãos críticos e ativos na sociedade. Enfim, a formação da criança e do adolescente precisa ir além da escola, precisa servir para melhorar vidas.

    ResponderExcluir
  16. O professor tem o papel de fazer com que os alunos sejam capazes de pensar e serem cidadãos formadores da própria opino, onde toda carga de experiencias deve ser aproveitada tanto pelo professor quanto pelo o aluno e essa aprendizagem deve ser feita com afeto para que se torne natural e prazerosa.

    Elisangela Marques e Silva
    Escola Mundo dos Sonho

    ResponderExcluir
  17. Na minha concepção concordo plenamente com as palavras de “Rubem Alves”, pois o professor deve ser o mediador, instigar o aluno levando-o a construir seu próprio conhecimento de forma que se torne interessante e proveitoso para a sua vida obtendo assim um sentido. Quando ele faz colocações a respeito do porque daquele conhecimento eu também varias vezes me pergunto por que tenho que transmitir aquele determinado conteúdo para o aluno se ele não vai utilizar em sua vida cotidiana, mas faz parte do currículo. Sendo que naquele momento existe varias coisas mais interessantes que o mundo lhe proporciona fora do ambiente escolar. Desta forma o professor deve a cada dia buscar fazer a algo novo, interessante, ou melhor, buscar fazer a diferença na vida de seus alunos.
    Francisca Jobim de Araujo Rodrigues
    EMEF Professora Maria Alzira

    ResponderExcluir
  18. Precisamos provocar em nossos alunos a vontade de aprender,a vontade de ir para escola, com carinho e dedicação, conseguiremos realizar uma excelente troca de experiências, nossos alunos possuem uma vasta quantidade de informações e com eles muito temos a aprender. Simone Costa Escola Jose Blaha.

    ResponderExcluir
  19. O Papel do professor, nos dias de hoje, está cada vez mais DESAFIADOR, pois exige uma responsabilidade INOVADORA, para sobreviver a tantas mudanças no comportamento humano, nas relações sociais, afetivas e de valores primordiais para viver em grupo.
    O educador, deve ser aquele que utiliza uma "MAGIA"que encante o seu educando de maneira positiva para assim atingir o seu objetivo. Através de suas observações a cada dia no seu trabalho, buscar um JEITO NOVO de atualizar-se e de HUMANIZAR seu educando para que aprendam a conviver e a respeitar as diferenças, as adversidades e seus conhecimentos já adquiridos, formando um SER atuante, participativo capaz de evoluir como SER HUMANO.Portanto, o papel do Professor, deve ser o de aguçar, a CURIOSIDADE e desta forma ensinar a pensar, a aprender, a construir o seu conhecimento.Assim,oportunizando através de metodologias diversificadas e inovadoras o interesse do aluno e fazer a MAGIA do novo conhecimento ser prazeroso e significativo. Hoje para trabalhar na educação é preciso AMAR o que se faz, INOVAR, ACREDITAR na Educação e fazer a diferença.
    Professora:Carla Freitas - Escola Nicácio Machado

    ResponderExcluir
  20. CRISTINA MACHADO- Escola Maria Alzira
    De acordo com a fala de Rubens Alves, percebe-se que grandes mudanças ocorreram nas escolas, bem como no papel do professor.
    Devemos sim, ensinar nossos alunos a pensar, questionar e aprender de acordo com nossas vivencias e realidades, para que possam assim construir a sua autonomia e ter suas opinoões próprias. Acredito que o professor, nos dias de hoje, assume um papel de “facilitador” para o aprendizado, interagindo e provocando a curiosidade/questionamento de seus alunos.
    Para tanto, o professor deve gostar e acreditar naquilo que faz, ensinando a refletir, criar hispóteses, através de questionamentos e vivências.

    ResponderExcluir
  21. Atualmente nós professores, concorremos com a internet, ela chega em nossos alunos muito mais rápido que nós,por isso temos que sempre estar atualizados pois as informações nem sempre são positivas..Professores devem conquistar o interesse dos alunos ,chegando ao que lhes interessa e usando a favor do seu aprendizado. As informações são mais rápidas que nosso conhecimento..Mas devemos com certeza usar a nosso favor e assim conquistar o interesse de nossos alunos.Somos o elo para a formação de cidadãos numa sociedade manipuladora e temos obrigação de fazer nossos alunos seguirem o lado do bem. Edenise Jacob.

    ResponderExcluir
  22. A educação atual necessita de transformação, devemos fazer com que o nosso aluno tenha vontade de ir para escola, precisamos trocar experiências, compartilhar o conhecimento, cativar nosso aluno e principalmente entendê-los a fim de que possamos ter uma educação de qualidade e assim formaremos cidadãos críticos.. Prof Darlia Adriana escola Roberto Cardoso

    ResponderExcluir
  23. Caroline Carvalho Frozza13 de março de 2018 às 19:28

    Nós, professores no Brasil, estamos uma responsabilidade maior do que a que nos já é concedida, pois "Todos" dizem que a mudança do País é a Educação....Não deixo de concordar em nenhum momento, mas educação não é só responsabilidade da Escola, família tem que fazer sua parte também e trabalharem juntos, com o mesmo objetivo: Formar seres humanos pensantes...
    Na era que vivemos de tecnologia e informação, não é uma aula de repetições e preenchimento de folhinhas que chamará a atenção de nossos alunos, temos que encontrar métodos que os interessem, tornando as aulas prazerosas e que acrescente ou estimule na vida da criança ou adolescente, mas temos um porém nesse contexto, a maioria dos professores não tiveram uma formação para trabalharem desta forma e muitos não querem sair da comodidade, mas temos que olhar para a Educação com mais responsabilidade e ter a consciência que depende de nós.
    E.M.E.I Mundo dos Sonhos

    ResponderExcluir
  24. Seila Collovini Moura14 de março de 2018 às 10:57

    Rubem Alves de uma forma previlegiada relatou: " Não vamos seguir o programa, vamos fazer as coisas que são esseciais no ambiente em que a criança vive" me fez refletir sobre como fazer educação na nossa Escola, uma Escola Rural onde o educando não só tem uma realidade diferenciada quanto aprende mediante suas curiosidades. Como educadora, por vezes eu não soube lhes responder sobre práticas do campo, mas eles sabiam da necessidade que para fazer uma cerca, por exemplo,eles precisavam de metragens e medidas exatas( no que eu pude lhes auxiliar) para gastarem menos material possível.O Ensino/Aprendizagem requer de um olhar diferenciado sobre o "Todo" que vivenciamos e a forma em que lidamos com o despertar do pensar dos educandos, desenvolvendo seu pensamento crítico-reflexivo.

    ResponderExcluir
  25. Cristianne Notorio Souza14 de março de 2018 às 11:14

    Rubem Alves fala sobre a importância da aprendizagem para a vida, ou seja, o professor é o motivador para o saber, portanto ele não ensina se não despertar essa curiosidade de conhecimentos. A transformação da realidade caótica em que nos encontramos será através da Educação, mas uma educação em que se ENSINE a PENSAR, educação de seres pensantes e não de alunos que não assimilam, apenas decoram ou do copia e cola. Esse mestre diz: " O vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado".

    ResponderExcluir
  26. O papel e a atuação do professor já não é mesmo há muito tempo. Antes ele “detinha todo” conhecimento e “depositava” nos seus alunos aquilo que havia estudado. Mas esse estudo era normalmente lido e repassado para eles sem reflexão ou visão crítica dos conteúdos.
    Hoje, via de regra, esse pensamento não é mais assim. Ensinamos nossos alunos a pensar, a questionar e a aprender a ler a nossa realidade, para que possam construir opiniões próprias.
    Para isto ocorrer, o professor precisa gostar e acreditar daquilo que faz. Eu penso que se ele ensina a refletir, ele deve também refletir; se ele ensina a respeitar o próximo; ele deve respeitar seus alunos e assim por diante. Deste modo, ele está sendo uma prova viva daquilo que está ensinando, pois bem a sua frente existem seres humanos que, de certa forma, estão sendo moldados pelo exemplo dele.

    Professora Sara Sperb Schaefer
    Escola Municipal Benjamin Constant

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo e acredito que realmeente "Rubens Alves",está certo e nós professores temos que fazer manifestar esse conhecimento que todos trazem dentro de si.Despertar essa vontade de aprender e ensinar:um aprender juntos.Precisamos que haja uma preparação dos professores e todos que estão engajados na educação possamver se concretizar essa escola que todos querem!Professora Renata G S Garcia-EMEFEng°Jose Blaha

      Excluir
  27. Ser professor é um desafio constante. Antigamente, o professor era a principal fonte de conhecimento e o "responsável" pela vida escolar dos alunos.
    Com o passar dos anos, as crianças mudaram, o ensino mudou, as escolas mudaram, o mundo mudou! Vivemos num mundo globalizado onde se torna indispensável acompanhar todo esse processo.
    Os conteúdos ministrados em sala de aula devem ser contextualizados, considerando-se a experiência de vida do aluno e sua leitura de mundo.
    O papel do professor nos dias atuais não é o de determinar o que o aluno deve pensar, mas incentivá-los a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade, comunicação, tornando-os protagonistas da sua própria história.

    ResponderExcluir
  28. O papel do professor nos dias atuais vai além da sala de aula, sendo que o professor exerce um múltiplo papel perante seus alunos para que possamos desenvolver nossos alunos para uma sociedade que exige além do lápis e papel, exige cidadania para vida num mundo que precisa ser enfréntado com atitudes, buscando ideais, ultrapassando limites sempre procurando respostas para o contexto diário da vida, precisamos desenvolver no nosso aluno o hábito de raciocínio para colocar em prática suas habilidades, tornando ele sujeito capaz de enfrentar a vida de frente.Professor sujeito transmissor de conhecimentos capaz de formar alunos pensantes.
    Carini Peltz Alves
    Escola José Blaha

    ResponderExcluir
  29. Nós que estamos diariamente dentro das escolas, convivendo com várias realidades, sabemos que, hoje, os professores assumem vários papéis. Não somos somente educadores, temos que estar atentos a tudo, buscando solucionar os diversos desafios que aparecem.
    Com toda a tecnologia que temos, os alunos são bombardeados por inúmeras informações, sobre os mais variados assuntos. Cabe a nós, professores, sermos mediadores, selecionar o que realmente é interessante e verdadeiro, despertando curiosidade, levando o aluno a pensar, ser crítico, ter suas próprias ideias.
    Como Rubem Alves diz, há coisas que parecem não fazer sentido, mas fazem parte dos conteúdos e, também, a sociedade exige uma nota, uma classificação. O ensino é unificado, as provinhas que "medem o conhecimento" são padronizadas. Cabe a nós tentar tornar o ensino mais prazeroso, relacionando com coisas da realidade, do cotidiano dos alunos. Devemos estar abertos para coisas novas, movidos pelo nosso sentimento de amor pela nossa profissão, acreditando e buscando uma melhor qualidade e valorização.

    ResponderExcluir
  30. Minha opinião ,é que o professor é a "peça chave da educação", o coração de tudo.Somos responsáveis por cada olhar que nos é lançado em sala de aula,cada aluno que passa em nossa mão, temos o poder de fazer com que ele "pense".Como disse no vídeo, o ensinar está pronto nos livros,precisamos é: provocar a inteligência, o espanto ,a curiosidade!Só assim,o aluno irá realmente aprender e nunca mais esquecerá."O aprendizado é o que fica depois que o esquecimento fez seu trabalho " Frase perfeita de Rubem Alves!
    Não somos movidos por ideias e, sim,por sentimentos. A missão é provocar o pensamento do aluno!Esse é o papel do professor ,com uma educação ligada à vida!

    ResponderExcluir
  31. O professor deve ser um mediador e facilitador além de cria situações diversas de aprendizagem e não apenas transmitir conteúdos programáticos, como diz exatamente na fala de Rubem Alves.O professor deve estar sensível ás necessidades da turma e
    partir do interesse dos alunos, adequando-se assim ao novo que esta sempre em constante transição.O profissional da área deve sempre repensar sua práxis de trabalho para que o seu trabalho não fique estagnado. É preciso também perceber as singularidades de cada aluno e para que este receba de fato tudo a que tem direito e também seja beneficiado com educação de qualidade.

    ResponderExcluir
  32. Concordo e acredito que realmente "Rubens Alves",esta certo, que nós professores temos que fazer manisfestar esse conhecimento que todos trazem dentro de si.Despertar essa vontade de aprender e ensinar;um aprender juntos.Precisamos que haja uma preparação dos professores para que todos que estão engajados na educação possam ver se concretizar essa escola que todos querem.

    ResponderExcluir
  33. Tudo o que o Rubens Alves falou no video e valido. Nossos alunos precisam ser incentivados a pensar, a serem cidadaos criticos e participativos. Todo mundo diz assim: " a educacao e o futuro do Brasil" mas toda essa responsabilidade cai em cima de nos professores de um jeito como se nos sozinhos fossemos responsaveis por essa mudanca. No entanto, a familia tambem tem essa responsabilidade e o proprio aluno tambem, no momento em que eles se tornem pensantes e criticos.Todo mundo junto se chega em algum lugar.
    Monica Flores
    Escola Jose Blaha

    ResponderExcluir
  34. Silvana Carvalho Bratkowski
    Na minha opinião o papel do professor na educação atual deve ser o de levar o conhecimento ao aluno dentro de um contexto que instigue a desenvolver o pensamento através da curiosidade e, levando a descobrir de uma forma prazerosa o aprender e, acima de tudo, considerando-se uma harmonia com o meio em que vive.
    Silvana Carvalho Bratkowski
    Escola Municipal Orestes Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir
  35. Tudo que Rubens Alves falou no video e valido. Quando agente houve assim: " o futuro do Brasil e a educacao" isso nos passa que toda responsabilidade e do professor. No entanto, a familia tambem tem seus deveres. Criar pessoas pensantes, criticos e responsaveis isso e o que vai mudar algo.

    ResponderExcluir
  36. Concordo com Rubens Alves quando ele diz que a educação é feita de curiosidade que a missão do professor e provocar a inteligência e despertar a curiosidade e o pensamento do aluno onde eles possam ser críticos e formadores de opinião no
    seu amanhã.
    Cinthia Collovini
    Escola José Blaha

    ResponderExcluir
  37. Santa Deni Vieira Ferreira
    Escola: Orestes Gonçalves da Silva

    Nos dias atuais não é mas possível ensinar, o papel do professor agora é ser o motivador e não mais ensinador.
    O professor tem o dever de instigar seu aluno, e buscar ferramentas para que a autonomia e a curiosidade sejam condutora de produtiva relações entre o aluno a cultura e o conhecimento, que seja uma real formação de pensamentos críticos e construtivos.
    A escola deve ser um local onde a criança se sinta bem, deve ser um espaço acolhedor, onde o aluno seja recebido com carinho e respeito.


    ResponderExcluir
  38. Estamos vivendo muitas mudanças neste mundo, a tecnologia crescente, o crescimento devastador do conhecimento, a perda dos valores humanos e este último está destruindo o ser humano no que ele tem de primordial: as relações interpessoais.
    O papel do professor é de mágico... um super herói porque antes de qualquer investida na mediação do conhecimento precisa agir como um super herói fazendo malabarismos nas mediações inter-relacionais ensinando com práticas humanizadoras, instigadoras, criativas que tragam seus alunos na cumplicidade do envolvimento, no prazer de tornar real os seus saberes.
    O papel do professor é amar na forma maior que esta expressão exige: dar seu sangue pois tem em suas mãos o poder de transformar seus alunos em pessoas melhores tanto com o saber como na aplicação deste para a transformação deste mundo para melhor.

    ResponderExcluir
  39. Um professor da atualidade deve instigar a curiosidade do aluno, não perder oportunidades que surgem no nosso dia, de uma pergunta ou situação ineaperada, surge uma aula inovadora.
    O professor deve a cada dia encantar o seu aluno. Não queremos aquele aluno apático, queremos um aluno participativo, curioso, questionador, que demonstra vontade de aprender e devemos encorajá-lo para isso.
    Vanessa Garcia Ferreira
    EMEI Dona Duca

    ResponderExcluir
  40. O papel do professor vai mudando com o passar dos anos, sendo assim, é necessário que além de se capacitar constantemente ele precisa perceber os anseios de seus alunos e principalmente de respeitar a opinião dos mesmos para conseguir motivá-los a uma aprendizagem de qualidade.

    ResponderExcluir
  41. O papel do professor deve ser sempre revisto, nossos alunos vem mudando muito, eles já vem de casa com muitas informações, através de redes sociais, televisão enfim toda mídia que está ao alcance de todos, sendo assim o professor precisa utilizar-se de estratégias para instigar a curiosidade e a vontade pelo aprender, as respostas estão prontas como próprio autor diz, agora é preciso aprender a procurar a ter a vontade de aprender. Isso só é possível quando o professor está tão determinado e motivado à ensinar que ele passa a ter um olhar diferente sobre os alunos, ele passa a planejar sua aula pensando nas experiências e vivência de seus alunos,sendo ele parte integrante do processo de aprendizagem. Assim o professor deve ser crítico de seu próprio trabalho a todo momento.
    Thailine Silva Machado
    EMEI Dona Duca

    ResponderExcluir
  42. Nos tempos atuais nós somos mais do que professores, somos mediadores do conhecimento formando cidadãos capazes de ter opinião própria,fazendo com que eles busquem o saber construindo sua opinião através de suas experiências, pois como facilitadores devemos apresentar todos os meios possíveis para uma aprendizagem prazerosa,humanizada e que respeite a individualidade de cada um em acordo com suas culturas e diversidades.

    ResponderExcluir
  43. Angelina Duarte Machado Garibaldi - EMEI Dona Duca15 de março de 2018 às 17:48

    Hoje ser professor assumir o compromisso de despertar no aluno o interesse por aprender. Despertar o amor pelo estudo, levar o aluno a querer mais, a buscar. O professor mostra o caminho e os alunos tem que querer ir nesta estrada e explorar tudo que encontrar lá. A educação abre portas e o professor é o companheiro do aluno neste trajeto.

    ResponderExcluir
  44. Márcia Machado.
    Segundo Ruben Alves,o papel do professor não é ensinar a pensar,mas mas sim provocar no aluno a vontade de aprender,revelando seu pensamento crítico, levando o aluno a ter autonomia, pensamento reflexivo e formar sua própria opinião.
    Nós educadores,precisamos tornar nossa prática pedagógica mais atrativa ,fazendo com que o aluno sinta vontade de aprender,utilizando da realidade onde esse aluno está inserido ,buscando apoio da família.
    Devemos ser apaixonados pelo fazer pedagógico inovador para tornar a educação mais atrativa e prazerosa.
    Márcia Machado .EMEI Dona Duca.

    ResponderExcluir
  45. O professor deveria ter todas as qualidades que o autor colocou, mas infelizmente a maioria é um mero reprodutor de conteúdos, poucos usam a bagagem que o aluno carrega em sua mente, deveria o professor ser desafiador, provocador, instigador, inovador, porém a realidade de muitos e escura, sucinta, desmotivada e reprodutora,alguns professores precisam procurar dentro de si mesmos a capacidade de transmitir conhecimento de forma significativa e prazerosas onde o aluno tenha curiosidade para adquirir o conhecimento. Hoje para trabalhar na educação é preciso sabero que faz, INOVAR, ACREDITAR e ter a consciência que podemos fazer a diferença.

    ResponderExcluir
  46. Na minha opinião educar e envolver o aluno na aprendizagem,trazer a sua emoção para dentro da sala de aula o seu gosto pela leitura,a sua curiosidade em descobrir como termina um cálculo matemático,a grande descoberta da ciência transformando o mundo.e tudo o mais que envolva a educação,mas infelizmente nem sempre conseguimos porque precisamos apresentar resultado e índices que tornam o aprendizado algo mecânico em busca de resultados,gráficos de aprendizagem tornando o aluno um número e não um ser humano com capacidade de pensar,transformar e criar.

    ResponderExcluir
  47. Ana Meri Amaral Lucas15 de março de 2018 às 21:47

    Na atualidade o professor deve ser um mediador, incentivando seu aluno a pensar, a descobrir, a ir em busca de conhecimentos, tendo o prazer de aprender, de querer aprender, através de recursos inovadores, criativos, usando suas próprias vivências cotidianas, suas experiências e mostrando a importância deste aprendizado. O professor deverá proporcionar situações que o aluno progrida, desenvolvendo seu senso crítico e gradativamente consiga envolver-se produtivamente na sociedade, sendo formadores de opiniões e assumindo suas próprias decisões.
    Portanto é importante que o professor seja um instrumento para a construção de novos conhecimentos, no intuito de formar cidadãos com uma visão mais global da realidade.

    ResponderExcluir
  48. É sabido que a escola e o papel do professor já não são os mesmos há muito tempo. Concordo quando Rubens Alves diz que o conhecimento se busca em livros e na internet, mas infelizmente a maioria dos nossos alunos não tem essa maturidade e não usam a a internet com esse objetivo. estão interessados em "copiar" e "colar" não em aprender.Logo precisamos sim "ensinar". Mas isto deve ser feito com sentido, fazendo uma relação entre o que se ensina e sua aplicação na vida real. Precisamos fazer nosso aluno pensar, criticar, ter voz, ler e interpretar o mundo e para tanto, mais do que ter domínio de conteúdo, o professor precisa gostar e acreditar no que faz. Também precisa estar disposto a fazer uma leitura constante do mundo atual, indo ao encontro às necessidades do nosso aluno.
    Claudia Albuquerque Puchalski

    ResponderExcluir
  49. Atualmente os educadores precisam estar adaptados, afinados com o mundo em que vivem.
    O educador deve ser comparado a uma missão designada a modificar vidas e talvez o próprio mundo, desenvolvendo o caminhar do ser humano.
    O professor deve ser uma referência para seus alunos, instigando a busca do querer e do aprender, buscando o conhecimento, tornando o aluno alguém melhor e não apenas um arquivo ambulante de informações, desenvolvendo o pensamento crítico, a criatividade, a comunicação e a colaboração.
    O papel do professor não é determinar o que o aluno deve pensar, mas sim, desenvolver
    no educando a capacidade de pensar por si mesmo.

    Regina Kern Kwiatkowski- emei mundo dos sonhos. 15/03/2018.

    ResponderExcluir
  50. Angela Cardoso - Escola Municipal de Educação Especial Orestes Gonçalves da Silva

    Estamos vivendo muitas mudanças neste mundo, a tecnologia crescente, o crescimento devastador do conhecimento, a perda dos valores humanos e este último está destruindo o ser humano no que ele tem de primordial: as relações interpessoais.
    O papel do professor é de mágico... um super herói porque antes de qualquer investida na mediação do conhecimento precisa agir como um super herói fazendo malabarismos nas mediações inter-relacionais ensinando com práticas humanizadoras, instigadoras, criativas que tragam seus alunos na cumplicidade do envolvimento, no prazer de tornar real os seus saberes.
    O papel do professor é amar na forma maior que esta expressão exige: dar seu sangue pois tem em suas mãos o poder de transformar seus alunos em pessoas melhores tanto com o saber como na aplicação deste para a transformação deste mundo para melhor.

    ResponderExcluir
  51. Regina Kronhardt
    Escola Municipal de Educaçao Especial Orestes Gonçalves da Silva

    O papel do professor na educaçao e de suma importancia no processo ensino aprendizagem.
    O objetivo da educaçao e a construção do conhecimento de forma prazerosa significativa. O professor fará a mediação despertando no aluno a curiosidade a vontade de aprender o querer saber mais e melhor sobre tudo...pensar..pensar e pensar.
    O sucesso na aprendizagem e a partir do interesse e vontade de aprender. Cabe ao professor auxiliar o aluno neste processo visando seu pleno desenvolvimento tanto na escola como para a sua vida na sociedade.

    ResponderExcluir
  52. Ser professor hoje é realmente um desafio. A cada ano que passa nossa clientela vai se diferenciando e novas descobertas vão surgindo, aquilo que era certeza torna-Se dúvida. Como lidar com esses desafios? Estamos preparados para atender este ou aquele Aluno? Duvidas existem, mas somos fortes e sempre buscamos novos conhecimentos para encararmos a nossa realidade. Que sejamos amantes da nossa bela profissão, assim todos desafios serão encarados de forma mais leve. Ser professor é uma missão, só quem ama o que faz sabe do que estou falando.

    ResponderExcluir
  53. O professor deve ser um mediador,trabalhar de forma colaborativas ,com sensibilidade e humanização, identificando expectativas e necessidades,respeitando diferenças e primar pela igualdade. Maria Aparecida Carvalho Flores professora da Escola Orestes Gonçalves da Silva

    ResponderExcluir
  54. A sociedade atual exige cada vez mais pessoas capazes de reciclar e recriar suas aprendizagens, forçando uma adaptação constante a mudanças.
    Para que isso aconteça é fundamental a presença de um mediador o qual deve gerar meios para que esse educando se sinta estimulado a buscar cada vez mais a aprender.
    No momento em que o professor assume o seu papel como mediador, ele favorece uma postura investigativa e reflexiva na vida de seus educandos. Dessa maneira o professor contribui e colabora para a construção da autonomia de ações, de pensamentos, no desenvolvimento mental, na participação em sociedade e no desempenho do seu papel de cidadão.
    Neste momento de mudanças e incertezas também é necessário o resgate de alguns valores, sem esquecermos de mencionar um fator de extrema importância, ou seja, a afetividade na relação do professor aluno. Confiança mútua pode gerar ótimos resultados.
    Trabalhar com pessoas tão diferentes é bastante difícil, mas cabe ao professor mediar sempre, usando a criatividade e fazendo com que o aluno se sinta parte deste processo.(Escola Especial Orestes Gonçalves da Silva)

    ResponderExcluir
  55. O papel
    do do professor na atualidade vai além de ser somente educador,pois realiza paralelamente o papel de mediador, conselheiro, estando aberto sempre ao diálogo ,identificando problemas extra classe de forma que o aluno se sinta acolhido,respeitado dentro de suas individualidades humanizar esse é o caminho.
    Marilda Oliveira Castro
    Escola Orestes Goncalvos da Silva

    ResponderExcluir
  56. Não pode-se ignorar a bagagem de conhecimento dos alunos, assim como a sua capacidade de acessar o mundo virtual. O professor da atualidade é aquele que com toda a diversidade de sala de aula, consegue atende-los nas suas individualidades e forma de aprender. Concordo quando diz que o Professor precisa ser o programa central de formação, pois hoje em dia a informação está disponível nas midias virtuais, mas ainda precisa de um profissional que organize todo esse processo e que apresente signicado. Ensinar a pensar e provocar curiosidade não é tarefa fácil, até porque o professor não acaba de aprender ao concluir uma Faculdade, passa também pela nossa capacidade de reinventar-se, de resolver problemas, de termos uma postura ética, de que o nosso discurso seja igual a nossa prática e que a nossa atualização seja constante. Patrícia Silva Sampaio: EMEI Dona Duca

    ResponderExcluir
  57. Professora Lidiani da escola Maria Camargo!
    Acredito que o real papel do professor , de mediador, de incentivador, de aprimorar e enriquecer o conhecimento do aluno, está cada dia mais difícil de ser cumprido. Atualmente estamos vivendo em um absoluto caos social, onde as famílias se desistruturaram, deixando de cumprir com suas reais atribuições com relação a criação de seus filhos! O cotidiano escolar está cada vez mais esgotante, pois nós educadores estamos desempenhando tarefas que vão muito além da sala de aula! É preciso com urgência que o nosso sistema de educação seja revisto, para que o professor possa desempenhar a seu real papel na sociedade de ser um mediador do conhecimento, incentivando o crescimento de seus alunos

    ResponderExcluir
  58. Quando Rubem Alves diz que o que se deve ensinar tenha que partir da curiosidade do aluno, podemos entender que o professor deve proporcionar a estas crianças um ambiente que chame atenção, pois somente dessa forma podemos “competir” com a tecnologia que está a nossa volta. Cada vez mais os alunos tem acesso às mídias, o que torna-os desinteressados de uma aula em que é usado apenas quadro e giz.
    Hoje em dia os alunos querem a resposta pronta, apenas para completar exercícios. Nós como educadores, devemos estimular a capacidade destes a pensar, buscar seu próprio conhecimento e então sim, conseguir atingir seu objetivo.
    O papel do professor nos dias atuais está cada vez mais complexo. Este não se detém apenas como educador, aquele que está ali para orientar os educandos. Exercemos várias profissões em uma só. E o pior é que em muitos casos, estamos assumindo deveres que são das famílias. No entanto, o professor deve sempre buscar ser o suporte para que o aluno consiga chegar onde almeja através do seu próprio conhecimento, interesse e sede de aprender.

    Claudia Pinheiro Dias
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira

    ResponderExcluir
  59. Patrícia Lima Lesnik
    E.M.E.I Dona Duca

    Nos dias de hoje cada vez mais concluímos que ser professor é necessário amar cada dia mais a profissão.
    Nossa clientela renova a cada ano e temos que estar preparados para as diversidades da sala de aula, em constante aquisição de novos conhecimentos. A escola se tornou um local de extrema importância na vida das nossas crianças, é nela que o aprendizado acontece. Que sejamos professores comprometidos e que nossa missão seja de sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  60. Acredito que o professor deve usar as tecnologias a seu favor, porém, jamais esquecer da importância, do valor, e da estima da sua profissão. Hoje temos que ser acima de tudo inovadores, aprender a cada dia junto dos nossos alunos,e, acreditar, como já dizia, o grande mestre, Paulo Freire, que podemos ensinar até embaixo de uma árvore.O nosso papel é amar o que fazemos, fazendo a diferença, ou seja, mostrar para os nossos alunos que eles são capazes de construir, inventar, inovar e aprender a cada dia mais e mais e, para que isso aconteça, temos que ser conscientes e, principalmente sabermos que nosso papel é de instrumento na construção de novos conhecimentos e novos cidadãos.
    TATIANE LIMA vARGAS
    EMEI MUNDO DOS SONHOS

    ResponderExcluir
  61. Luana Amaral Vieira - E.M.E.I.Mundo dos Sonhos/E.M.E.F.José Blaha
    Nos dias atuais o papel do educador tem se tornado cada vez mais desafiador, competimos com vários recursos tecnológicos que estão a disposição dos nossos alunos, como tornar nossa aula mais atrativa que toda essa tecnologia que eles tem acesso.Nosso papel vai muito além de apenas ensinar,cabe a nós preparar nossos alunos para serem indivíduos críticos, atuantes no processo de construção do conhecimento e acima de tudo autores de sua própria história com autonomia e valores próprios.Que nós possamos ser um professor motivador de sonhos e aprendizagens!!!

    ResponderExcluir
  62. O professor pode buscar atividades na internet, mas deve ser apropriada para cada etapa de desenvolvimento, em cima das mesmas, pode reinventar ,transformar as atividades estimuladores e alegres. Como as histórias, ler as mesmas torna a aula monotona para a crianças, ser contadas com fantoches, incenações ou mudança de voz fará o aluno se envolver com a mesma e prestar atenção. o papel do professor é tornar as aulas agradaveis, fazer da sala de aula um lugar de imaginação e seguro, onde o aluno irá entrar feliz, pois gosta das aulas.

    ResponderExcluir