domingo, 17 de julho de 2016

Formação online
De 20 de julho de 2016
  Até o dia 15 de agosto de 2016.

A IMPORTÂNCIA DA Educação Socioemocional

Mais exercícios, mais repetição e mais testes podem até resultar em uma nota maior, mas não prepararão o aluno de forma integral e, muito menos, darão conta de desenvolver todas as competências que ele necessita para enfrentar os desafios do século 21. Enquanto o mundo abre espaço e cobra que os jovens sejam protagonistas de seu próprio desenvolvimento e de suas comunidades, o ensino tradicional ainda responde com modelos criados para atender demandas antigas. A realidade é que o ser humano é definitivamente complexo e, para desenvolvê-lo de maneira completa, é necessário incorporar estratégias de aprendizagem mais flexíveis e abrangentes.

Uma das saídas para reconectar o indivíduo ao mundo onde vive passa pelo desenvolvimento de competências socioemocionais. Nesse processo, tanto crianças como adultos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável, entre outros. Uma abordagem como essa pode ajudar, por exemplo, na elaboração de práticas pedagógicas mais justas e eficazes, além de explicar por que crianças de um mesmo meio social vão trilhar um caminho mais positivo na vida, enquanto outras, não.

Longe de ser um modismo, a preocupação com o desenvolvimento dessas características sempre foi objetivo da educação e precisa ser entendido como um processo de formação integral, que não se restringe à transmissão de conteúdos. Então o que muda? Para que consiga alcançar esse propósito, a inclusão de competências socioemocionais na educação precisa ser intencional.

A nova visão não implica em deixar de lado o grupo de competências conhecidas como cognitivas (interpretar, refletir, pensar abstratamente, generalizar aprendizados), até porque elas estão relacionadas estreitamente com as socioemocionais. Pesquisas revelam que alunos que têm competências socioemocionais mais desenvolvidas apresentam maior facilidade de aprender os conteúdos acadêmicos. O sucesso no meio escolar não está ligado ao bom desempenho, mas sim à manifestação de características como otimismo, resiliência e rapidez na socialização. Competências socioemocionais não são inatas e fixas: elas são habilidades que você pode aprender; são habilidades que você pode praticar; e são habilidades que você pode ensinar, seja no ambiente escolar ou dentro de casa.


  1. Assista o vídeo: A importância da Educação Socioemocional  - Augusto Cury
  2. Com tuas palavras, escreva sobre a importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem.

64 comentários:

  1. Vivemos num mundo intolerante, violento e individualista, com famílias desestruturadas, tanto social quanto emocional. Na escola é onde se tenta dar possibilidades e oportunidades de que a criança se torne um cidadão consciente e ativo.

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  2. Considero que trabalhar as competências socioemocionais ajuda os alunos a desenvolver o autocontrole, causando impacto como facilitador na aprendizagem das competências cognitivas, com reflexo nas relações na escola, na comunidade e na vida. Com certeza se as habilidades socioemocionais forem trabalhadas desde as séries iniciais, podem reduzir conflitos, como por exemplo o bullying, podem ajudar com o controle em sala de aula, como consequência teremos jovens mais saudáveis e menos violentos, com capacidade de lidar com diferentes situações, sem comprometimento de sua estrutura emocional.

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  3. A palestra foi bem interessante, do ponto de vista pedagógico, na medida em que leva à reflexão de como é importante desenvolver o autocontrole e a autoconfiança nas crianças e adolescentes ( funções não cognitivas segundo a palestra) como meio de formar “mentes brilhantes e não opacas” capazes de desenvolver as funções cognitivas de maneira eficiente. Realmente, o ser humano necessita ter equilíbrio emocional para desenvolver suas habilidades e ampliar conhecimentos pois, ao contrário, sua capacidade de aprender fica comprometida. Segundo Cury, a formação de cidadãos proativos , com resiliência e capacidade de liderança depende mesmo de uma estruturação emocional mais sólida. A palestra indicou algumas práticas para trabalhar a educação emocional que pareceram bem úteis mas, contudo, penso que foram uma espécie de “propaganda” para um programa bem mais amplo e complexo que, ao que parece, é implementado nas escolas por etapas e com suporte técnico especializado.
    Prof. Eliana Selbach

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  4. Augusto Cury salienta que a Educação Socioemocional é imprescindível na aprendizagem das diferentes áreas do conhecimento pois oferece ferramentas cognitivas eficientes e apropriadas para o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias aos educandos. Destaca que as escolas não estão preparando os alunos para lidar com as crises que surgem no mercado de trabalho, os jovens não conseguem apresentar atitudes inteligentes, lógicas, criativas e inovadoras diante de obstáculos ou mesmo reviravoltas; também não são tolerantes algo primordial nos dias de hoje. Em tese, isto ocorre porque crianças, adolescentes e muitos adultos não sabem lidar com perdas, rejeições, frustrações, humilhações e obstáculos interpessoais. Também está faltando resiliência por parte de um grande número de pessoas.
    Na realidade, muitos alunos não estão tendo acesso no âmbito familiar e na instituição educacional aos instrumentos necessários a fim de que eles se capacitem para serem adultos competentes nos mais diferentes aspectos numa sociedade complexa e exigente ( que por vezes prioriza o que não é o mais importante e chega a ser incoerente), bem pelo contrário, o comportamento da maioria dos pais e de alguns educadores contribuem para que eles se tornem inseguros, despreparados e queiram " que o mundo gravite em sua órbita
    ".
    Cury incentiva os professores a mudar a política educacional "do bateu, levou", esclarece que uma pessoa difícil, quando criticada negativamente, reage de maneira pior e que nós não temos o poder de melhorar ninguém , mas temos a capacidade de tornar o indivíduo pior principalmente quando não levamos em conta seus transtornos emocionais. Precisamos, como profissionais da educação, estimular nossos alunos, deixando claro que acreditamos em seus potenciais, que estamos dispostos a ajudá-los a desenvolvê-los e que eles podem sim se reinventarem diante de seus traumas e serem autores de suas próprias histórias; para tanto, é necessário que primeiro cada professor cuide de sua saúde psíquica, sendo gestor de sua mente, procurando manter emoções saudáveis frente a uma sociedade estressante e "nutrindo um caso de amor com a sua
    qualidade de vida".
    A palestra enfatiza a importância de desenvolvermos e ensinar nossos alunos a Técnica "DCD" (DUVIDAR, CRITICAR e DETERMINAR) a fim de que os mesmos obtenham uma aprendizagem mais significativa e plena.
    Temos que ter por meta ajudar aqueles que estão aos nossos cuidados, enquanto alunos,a serem pessoas livres e emocionalmente saudáveis, visto que a emoção se vincula com a razão. É preciso despertar no aluno "um encantamento por si mesmo, oferecer-lhe possibilidades de contemplar o belo na sua amplitude e reciclar suas fobias".
    Por fim, como Augusto Cury frisa: " Não sejamos agiotas de emoções- não cobremos demais de nós mesmos e muito menos de nossos alunos".

    Liliane Silva de Marins (Professora) - Escola Municipal Engenheiro José Blaha

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  5. Achei o assunto muito interessante, porém achei que o mesmo deveria ter ido mais ao encontro dos professores. Achei que foi muito pelo lado da neurociência.
    O assunto a meu ver foi tratado com um vocabulário muito técnico/científico. Minha preocupação se dá com os professores que não tem uma boa formação e embasamento teórico. O vídeo acabou se tornando massa te, cansativosenti muita falta de sugestões de atividades/exercícios que possam nos auxiliar com relação as dificuldades e frustrações dos alunos no seu dia a dia, tanto em casa como na escola.

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  6. Augusto Cury nos leva a refletir a importância de desenvolvermos nas crianças e adolescentes o autocontrole e a autoconfiança, como meio de formarmos mentes brilhantes,mas com equilíbrio emocional, melhorando habilidades e conhecimentos, caso contrário, sua capacidade de aprender, fica comprometida, trazendo problemas com sua liderança. Cury indica algumas práticas, apropriadas para serem trabalhadas no desenvolvimento das competências e habilidades, que se trabalhadas nas series iniciais, podem reduzir o índice de conflitos.
    REGINA KERN KWIATKOWSKI- 02/08/2016

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    1. Segundo o vídeo Augusto Cury nas suas reflexões, nós educadores devemos estar psicologicamente prontas para receber e transmitir aos nossos alunos uma aprendizagem de boa qualidade e igualdade, oferecendo ferramentas cognitivas, demonstrando firmeza e competência para leva-los futuramente para o mercado de trabalho e sabendo enfrentar os obstáculos que a vida oferece sem demonstrar o medo de enfrentar. É necessário termos postura diante de determinadas situações. Precisamos usar a higiene mental, tirando os fantasmas de pensamentos de insegurança dos alunos.
      Devemos ser competentes e firmes para transmitir os nossos ensinamentos. É imprescindível levar para nossa sala de aula uma bagagem de coisas boas, utilizando-se de uma tecnologia moderna e principalmente carinho, segurança e humildade.
      Professora Maria Celemita- 03/08/2016 Escola Dom Pedro

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  7. Morgani Costa da Silva2 de agosto de 2016 às 17:10

    O ensino socioemocional não é um programa, mas sim uma filosofia de como queremos educar nossas crianças. Temos que pensar no aluno por inteiro. Claro que temos que nos preocupar com os resultados acadêmicos, mas também temos que ajudá-los a desenvolver as habilidades socioemocionais. Se não fizermos dessa forma, acredito que não estaremos dando uma boa educação. Se não integrarmos essas competências, iremos formar pessoas que não estão preparadas para a vida, carreira ou faculdade.

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  8. Marinêz Machado Rocha
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira

    Inteligência socioemocional e sua importância na aprendizagem

    O vídeo de Augusto Cury sobre a escola da inteligência nos faz pensar sobre as pessoas e sua relação com a sociedade. Na escola da inteligência ele destaca a importância da inteligência emocional não só para a aprendizagem mas, para sua formação como cidadão.
    Nos dias de hoje as crianças e jovens tem contato com muitas informações e tecnologias, porém, estão se tornando seres carentes de convívio social.
    Esta nova geração precisa “construir relações interpessoais saudáveis” (Augusto Cury), pois somente dessa forma saberão lidar com as adversidades da vida (perdas, rejeições, crises,...), para assim saírem de sua zona de conforto e adaptarem-se a novas situações. Dessa forma, terão mais confiança em si mesmo, concentração, criatividade e autoestima, sabendo assim lidar com os problemas. Assim, construirão uma autoimagem positiva e como Augusto Cury ressalta serão autores de sua própria história. Isso são habilidades fundamentais para que possam gerenciar sua vida pessoal e profissional.
    Para a aprendizagem isso é muito importante, pois sempre destacamos que os objetivos da educação são formar cidadãos críticos, criativos e capazes de conviver em sociedade. Portanto para que isso aconteça devemos nos preocupar com a saúde emocional de nossos educandos.

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    1. Yara de Castro Gonçalves Dorneles
      E.M.E.F.Dom Pedro II
      A importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem.

      O vídeo de Augusto Cury sobre “A importância da Educação Socioemocional”, leva-nos a pensar nas práticas adotadas em sala de aula e como estamos encarando a convivência junto aos alunos e no meio onde vivem e convivem, seus medos e anseios, suas frustrações e fobias. Será que estamos formando um ser capaz de encarar o mundo social, profissional e emocional fora da escola? Neste contexto precisamos repensar a importância da inteligência emocional e como podemos criar um ambiente capaz de formar um cidadão pensante e livre para conviver com seu “Eu” , uma vez que a educação é um direito fundamental que propicia condições para o exercício de outros direitos essenciais, como o direito à saúde, ao trabalho, à segurança e à cidadania. No entanto, para que se cumpra efetivamente o direito à educação, não basta garantir às novas gerações o acesso e a permanência na escola, é preciso assegurar-lhes aprendizagem significativa para enfrentar os desafios exigidos pela sociedade buscando suas relações interpessoais saudáveis e com condições para encarar as adversidades impostas pela vida, suas perdas e frustrações, saindo assim de sua zona de conforto e adaptando-se as novas situações impostas pelo cotidiano com maturidade, criatividade,responsabilidade e autoestima,pois estas habilidades são fundamentais para que juntos possamos gerenciar nossa vida pessoal e profissional, uma vez que, segundo Cury as competências socioemocionais não são inatas e fixas: elas são habilidades que podemos aprender, praticar e ensinar, seja no ambiente escolar ou dentro de casa. Assim, nossos alunos construirão uma autoimagem positiva, sendo autores de sua própria história.


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  9. O vídeo de Cury nos leva a refletir sobre a importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem.
    Cury incentiva a escola mudar a política educacional, construindo relações interpessoais saudáveis, valorizando a criança, dando chance de expor suas ideias e não impor. Deixar a criança ser autor da propria história estimulando a construção de novas ideias.
    Se as habilidades socioemocionais forem trabalhadas na escola desde o início da vida escolar, teremos jovens e adultos mais capazes de lidar com situações que a vida lhes apresentará, sabendo duvidar, criticar e se determinar com segurança emocional capazes de conviver em sociedade.

    Silvia Aparecida Duarte Machado

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  10. A importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem
    Nos últimos anos estamos vivendo um cotidiano de correria e exigências, e com isto as relações socioemocionais têm ficado em segundo plano, inclusive na sala de aula. O professor corre para seguir o plano de trabalho, para contemplar os conteúdos da grade curricular, e muitas vezes as relações interpessoais ficam esquecidas, o que consequentemente reflete no processo de aprendizagem. Pois a escola dita “tradicional” prepara os alunos para o vestibular ou mercado de trabalho e não para serem cidadãos críticos, autônomos, reflexivos, preparados para a vida.
    A escola de hoje precisa perceber o aluno como um todo, inclusive no aspecto socioemocional. Abrangendo as diversas áreas, habilidades e singularidades. No entanto, também é necessário que o professor tenha um olhar mais sensível para seu aluno, sem “atirar pedras”, sem julgar, sem apontar, buscando conhecer a realidade e as necessidades do aluno para compreender suas atitudes no ambiente escolar. Em fim, estreitando suas relações afetivas, oportunizando um espaço educativo mais seguro, motivador, criativo e de qualidade, que possibilitará o desenvolvimento de diversas aprendizagens.
    Por: Maria Helena de Souza Machado (E.M.E.F. Santo Antônio)

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  11. Augusto Cury, como sempre, nos prestigiando com suas belíssimas palavras, além, de nos ensinar com sua experiência,em, particular em se tratando das inteligências socioemocionais não só na aprendizagem, mas também, na convivência do dia a dia,teve como objetivo, nesta
    palestra, nos chamar a atenção, principalmente, no que diz respeito
    ao interior de cada indivíduo, suas angustias, medos, raivas, ódios, desejos, etc. E eu, em particular, como professora,testemunho,e, já testemunhei, como o emocional, bem como,o afetivo influencia dentro e
    fora do âmbito de aprender.É neste ponto, que Augusto Cury, nos remete a entender e a conviver com os nossos conflitos, para que
    sejamos, então, autores da nossa própria história.Percebo, assim, que
    essas habilidades, são significativamentes, de suma importância para o aprender,e, somos nós, o semeadores que plantarão, regarão essas sementinhas para que ao um futuro bem próximo, esses não se vejam
    perdidos, cultivem, acordem e adormeçam, tendo o papel principal e não meros desconhecidos de uma história sem início, meio e fim.
    Segundo Augusto Cury:
    "Não sejamos agiotas de emoções."

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  12. Gostei muito das palavras de Cury, e eu como professora aposentada, e que continua atuando, sou prova do quanto as emoções influenciam no aprendizado e na vida de cada um de nós. Acredito, também, que somos parte importante para que nossos alunos serem cidadãos capazes de viver em sociedade,mas para isso, ainda é preciso que sejamos capazes de administrar a nossa própria história, para então cobrar e sermos cobrados.E hoje o que vejo dentro das escolas, é uma geração que precisa ser mais trabalhada, resgatando o respeito, o convívio em grupo, o patriotismo,em suma, dizem que o tradicional é antiquado, mas acho que deveria voltar, principalmente nas escolas: as horas cívicas, as disciplinas de Moral e Cívica, OSPB, dentro outras que trabalhavam o ALUNO para assumir um papel dentro da sociedade.
    Vera E.do Amaral Alves-Escola Roberto Cardoso.

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  13. CARLA JUDITE FLORES DE FREITAS4 de agosto de 2016 às 05:41

    Carla Judite Flores de Freitas-E.José Blaha
    A importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem
    As competências socioemocionais vem como um nova ferramenta para revolucionar o trabalho dos professores,visando o desenvolvimento integral do aluno como um todo, adequando-se aos padrões culturais e valorizando a aprendizagem e a formação do aluno como cidadão,preparando-o para a convivência em meio à sociedade. Um dos objetivos dos professores desde século, é de ser um MEDIADOR, que busca alternativas que possam ajudar os alunos a serem cidadãos emocionalmente saudáveis e preparados para solucionar os conflitos sem desistir de alcançar seus objetivos(sonhos).Portanto, precisamos de políticas públicas que demonstrem interesse em incorporar esta ferramenta(desde as SI- reduzindo os conflitos na adolescência) para que assim possamos colocá-la em prática e obtermos êxito na nossa prática pedagógica e uma aprendizagem significativa.

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  14. Ivajara Silveira de Oliveira4 de agosto de 2016 às 06:56

    IVAJARA SILVEIRA DE OLIVEIRA

    Escola Engenheiro José Blaha

    Todos sabem que hoje dentro de uma escola o professor desempenha várias funções, sendo necessário que haja um trabalho
    socioemocional para desenvolver o autocontrole e autoconfiança nas crianças e adolescentes, para que se tenha uma educação de qualidade, pois atualmente o aluno não está preparado para lidar com dificuldades que surgem.
    Cury incentiva a escola a mudar a política educacional, construindo relação saudável, valorizando a criança e fazendo com que suas idéias sejam expostas.

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  15. A palestra vem bem ao encontro da atual realidade de nossas escolas.Considero que a escola deve proporcionar aos seus alunos essa confiança e ter na sua aprendizagem a parte emocional,pois aluno que não está bem emocionalmente, devido a vários fatores externos e internos não terá um desempenho na sua aprendizagem,não tem como separar esses dois fatores,o professor é o elo para trabalhar esse fator para que tenham um bom desempenho.Devemos trabalhar as diferenças. Ou seja diferentes inteligencias.

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  16. Lidiane Abreu Almeida4 de agosto de 2016 às 09:56

    Cada vez se faz necessário que o professor possa proporcionar um ambiente em que o aluno possa sentir-se á vontade para expressar as suas emoções e que essas sejam apoiadas.A escola de hoje não pode ser apenas um ambiente de trocas de informações, mas também um ambiente de trocas de experiências de vida, a fim de formar um cidadão como um todo, preparado a lidar com relações interpessoais e não só com informações que servirão apenas para uma vida acadêmica

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  17. Viviane Vieira Menezes4 de agosto de 2016 às 12:24

    Viviane Vieira Menezes - Não é através de atividades repetitivas que o aprendiz desenvolve uma aprendizagem significativa, mas sim, propostas interessantes que desperte o interesse dos envolvidos. Consideramos as competências socioemocionais juntamente com as competências cognitivas um elo indispensável para formação de um ser ético, feliz, crítico e com bom desempenho escolar.

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  18. Augusto Cury nos faz refletir,ele incentiva mudanças na escola, estimula a construção de novas ideias, salienta que as habilidades socioemocionais devem ser trabalhadas desde o inicio na vida escolar, enfim necessitamos de políticas que demonstrem maior interesse em incorporar tal ferramenta para que possamos obter maior sucesso na nossa prática pedagógica. Simone Costa

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  19. Francisca Jobim de Araújo Rodrigues - E.M.E.F. Professora Maria Alzira
    A importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem
    De acordo com as colocações de Augusto Cury neste vídeo, levá-nos a fazer um reflexão e uma reestruturação na atual pratica docente levando em consideração as relações socioemocionais, principalmente nos dias atuais em que vivemos ao nos depararmos com uma sociedade que já não prioriza mais alguns valores importantes e/ou que acabam sendo deixados de lado para mais tarde, ou então, para outro momento. Desta forma reforça a e prioriza a importância do trabalho docente em sala de aula, visando resgatar e desenvolver a criança de forma integral. Deixando claro que o papel professor neste século vai além de apenas lhe transmitir os conteúdos da grade curricular, mas por sua vez ajudá-los a buscar, a construir o conhecimento, ou seja, ajudá-los a romper paradigmas indo além do ambiente escolar, saindo do perímetro estabelecido da sala de aula, preparando o aluno atuar e exercer a sua cidadania e principalmente para conviver e agir em sociedade. Motivando-o sempre a ser o escritor da sua própria história.

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  20. Escola Municipal Professora Maria Alzira
    Claudia Pinheiro Dias

    A palestra de Augusto Cury nos leva a uma reflexão sobre a importância das relações socioemocionais com o desenvolvimento cognitivo e emocional dos educandos.
    Augusto Cury ressalta a necessidade em formar cidadãos que sejam confiantes em si mesmos, que estejam preparados para as adversidades do dia a dia. Ele também destaca que não adianta tentarmos mudar uma pessoa (seu jeito de ser, por exemplo), expondo seus defeitos, pois ela tornar-se-á pior ainda. Afinal, segundo Cury, não temos o poder de melhorar ninguém.
    Como educadores, devemos estimular nossos alunos, contribuindo para que se tornem cidadãos críticos, inseridos numa sociedade onde serão capazes de mostrar seu potencial.

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  21. Renata Gonzaga Santos Garcia- José Blaha5 de agosto de 2016 às 07:18

    Foi ótima a escolha do vídeo do Augusto Cury: a importância da educação socioeducacional. Nos fez rever e refletir sobre as funções cognitivas e principalmente as funções não cognitivas. E assim poderemos nos ajudar e também ajudar os nossos alunos a lidar com as emoções, com certeza a aprendizagem e o ambiente escolar se tornariam mais produtivo e seres humanos mais felizes.

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  22. silvia Carin Borba Soares5 de agosto de 2016 às 17:45

    Não é mais possível conceber que apenas a cognição comparece à sala de aula: os estudantes
    têm emoções, estabelecem vínculos com os objetos do conhecimento, com os colegas, com os
    professores, com a família, com os amigos, com o mundo. Os professores também. Todos nós
    rimos, choramos, sofremos, nos encantamos, desejamos, fantasiamos, teorizamos... Somos
    seres de relação, repletos de vida, há infinitos universos dentro e fora de nós - não há como
    fugir disso.
    O “chão da escola” precisa se transformar, mas é certo que nenhuma mudança será viável se
    os professores não tiverem o suporte necessário para assumir o papel de protagonistas
    privilegiados deste enredo, o que não é tarefa fácil, nem simples. Afinal, somos “seres do
    nosso tempo”, a maior parte dos educadores de hoje vivenciou uma escolarização tradicional,
    muitas vezes mecânica e esvaziada de sentidos. Ser “autor de mudanças” exige dos
    professores o desenvolvimento de suas próprias habilidades. Estes, para tanto, precisam que
    os gestores da escola cumpram seu papel na valorização, formação e apoio da equipe docente,
    ancorados por políticas públicas claras, consistentes e eficazes.
    Desenvolver as habilidades socioemocionais como
    promover o fortalecimento das inteligências interpessoal e intrapessoal, o que é fundamental
    para qualquer ser humano viver em sociedade e estabelecer vínculos saudáveis consigo
    próprio e com os outros, mas especialmente importante para atender as pessoas que têm essas
    inteligências como seus pontos fortes.
    Prof Silvia Borba Soares, escola Dr. Roberto Cardoso.

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  23. Escola Municipal Maria Camargo
    Fabiana dos Santos Soares Moreira

    Assistindo o vídeo com a palestra de Augusto Cury, nos leva a refletir sobre a importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem, no que refere-se ao papel do professor como mediador na sociedade atual que apresenta-se altamente complexa porque além de nos envolvermos com a função cognitiva (memória, raciocínio e pensamento), temos que nos preocuparmos com a questão não-cognitiva que faz parte tornar o aluno autor de sua própria história e participativo na transformação do ambiente em que está inserido.

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  24. CRISTINA SOARES MACHADO
    Escola Professora Maria Alzira
    Vivemos num mundo de constantes transformações e as relações socioemocionais acabam sofrendo com tudo que está acontecendo. A educação é um desafio em tempo atuais, onde devemos estar sempre atentos aos desafios, oportunidades e potencial de cada um.
    Fazemos parte de um mundo onde existe uma mistura de sentimentos, envolvendo assim, o comportamento e o reflexo de tudo em que vivemos e aprendemos, seja na família, na sociedade e na escola.
    Percebe-se que a estabilidade emocional está muito abalada, onde o aluno é o reflexo da sua educação familiar, bem como do seu professor e da sua sala de aula.
    Esta geração de alunos da atualidade é regada de oportunidades em todos os sentidos, mas também é uma geração comprometida, “doente”, visto que são reservados, individualistas, inseguros, ansiosos, e que de uma certa forma precisamos ser mediadores para ajudá-los, para melhorar suas atitudes, habilidades e emoções/sentimentos para que possamos construir a autonomia deste aluno.
    Não está fácil educar/ensinar na atualidade em que estamos, porque temos uma sociedade que está desestabilizada, assim como a estrutura familiar está comprometida em vários aspectos, mas acreditamos que através das mudanças, motivações, valorização, compreensão, flexibilidade e acreditar no ser humano, em suas habilidades socioemocionais destes alunos apresentarão melhoras em seus relacionamentos tanto no aprendizado e desenvolvimento de conteúdos. Quando se dá uma oportunidade fica tudo mais fácil, mesmo quando apresentamos os erros e acertos de alguém.

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  25. Jaquelina Silveira Silva. Escola M. E.E. Orestes Gonçalves de Silva
    A educação socioemocional está diretamente ligada à adequação de comportamento e ao relacionamento com o outro e pode ser uma importante ferramenta na mão de cada professor que deseja mediar não só a relação entre alunos, mas de pais, professores, funcionários, ou seja, toda comunidade escolar. Andar juntos na mesma direção, com mesma visão, seguindo valores em comum, não esquecendo as diferenças. O importante é ajudar a aumentar a capacidade dos alunos de lidar com inúmeras situações e conflitos sociais. Não é um simples projeto, mas algo a amplo prazo, de como queremos educar nossos alunos, pensando no aluno por inteiro. Ajudá-los a lidar com as diversas situações sociais para estarem mais preparados para vida.

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  26. Rita de Cássia Machados Santos
    Escola Roberto Cardoso

    O vídeo de August Cury,minha opinião, foi muito interessante e que se baseia em nossa realidade do dia-a-dia, onde observa-se que atualmente vivemos num mundo totalmente egoísta. Augusto Cury durante o vídeo , observa que para construir relações interpessoais saudáveis, devemos saber lidar com perdas, dificuldades, crises, rejeição, sentimentos inferiores, entre outros é preciso estar preparado para viver em uma sociedade altamente complexa e exigente, onde infelizmente os jovens na atualidade, crianças e adolescentes estão despreparados.August Cury enfatiza também sobre a importância das funções cognitivas em pensar antes de reagir, para não magoar e machucar o próximo, pensar em desenvolver habilidades solene em não causar traumas nas pessoas que nos rodeiam, abraçar mais, excluir menos, enfim...
    Devemos como educadores, proporcionar aos nossos alunos um olhar crítico, dando-lhes ferramenta para se tornar um cidadão capaz, para conviver em sociedade, ter auto-estima, saber lidar com os problemas do cotidiano.

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    1. Eliza Soares Alves
      Escola Dr. Roberto Cardoso
      A palestra de August Cury foi bem interessante para refletirmos o nosso papel dentro da sala de aula, acreditamos que a educação tem o objetivo de formar o indivíduo de maneira integral e totalizadora, para exercer conscientemente seu papel na sociedade, mas hoje em dia o desafio é muito grande devido aos obstáculos que encontramos no dia a dia do cotidiano escolar. Mas é através das competências socioemocionais que iremos buscar lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, as funções cognitivas é muito importante para lidarmos com o nosso aluno, o autoconhecimento, colaboração e resolução de problemas. E nesse processo nosso aluno irá aprender a conhecer, aprender a conviver, aprender a trabalhar e aprender a ser. E nessa caminhada é fundamental a colaboração da comunidade escolar nos apoiando para um objetivo comum que é o melhor para o nosso aluno.Necessitamos as mudanças e mudar nada mais é do que um ato de coragem é aceitação plena e consciente do desafio.

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  27. A geração de hoje busca respostas em tempo real. O educando não quer aulas estéreis e a escola precisa acompanhar as mudanças que ocorrem no dia-a-dia, levando-o a pensar, refletir, desenvolver a criatividade e a desenvolver o olhar crítico (formadores de opiniões: Duvidar, Criticar e Determinar). Utilizar a multimídia; porém, não esquecer a parte socioemocional que não é inata e pode ser trabalhada na escola e fora do contexto escolar. A escola e a família precisam dialogar para que o educando tenha autonomia sobre suas ações e confiança no desenvolvimento de suas habilidades. Todo ser humano precisa trabalhar suas emoções para saber lidar com dificuldades de aprendizagem, fracasso, insegurança,... Em algumas situações o diálogo, a confiança, o grupo auxilia trazendo soluções viáveis. Não trabalhamos somente os conteúdos; mas, também a parte afetiva para conseguir sanar aspectos ligados as áreas do conhecimento. Logo, a inclusão de competências socioemocionais na educação não precisa ser intencional, como foi mencionado na fala do Cury.

    Zenaide de Souza da Fonseca
    E.M.E.F. Santo Antônio

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  28. Hátia Andrade
    Escola: José Blaha

    Considero que, "o que se alimenta se fortalece." O educador precisa alimentar os sonhos de seus pequenos, para que eles tenha coragem para buscá-los! O educador tem a missao de produzir e disseminar conhecimento e informaçao com empatia, afeto e amor, em prol de uma geraçao positiva; para isso devemos quebrar paradigmas e mudar o futuro de nossos pequenos. " Nao é o berço que que tem espinhos, é o seu colo que tem amor, calor, ternura e uma vida promissora em valores humanos."

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  29. Patrícia Ferreira Alves
    Escola Orestes Gonçalves da Silva
    As relações socioemocionais são de grande importância para o convívio, a aprendizagem e a evolução de qualquer indivíduo. Atualmente as pessoas demonstram muitas dificuldades nas relações, na escola percebe-se a intolerância, a dificuldade em conviver com frustrações, a agressividade. Acredito que uma família presente está fazendo falta na vida das crianças através da interação e de bons exemplos, porém o que se percebe é a falta de tempo e interesse nos assuntos relativos ao desenvolvimento da criança.
    O equilíbrio emocional é fundamental para a formação dos nossos alunos, porém a escola precisa do apoio das famílias que muitas vezes desestruturadas não conseguem ajudar a criança e não aceitam ajuda. O professor precisa se preparar no aspecto emocional para lidar com situações desafiadoras e encontrar alternativas que levem em conta o desenvolvimento integral dos alunos.

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    1. Agusto Cury em sua palestra fala da importância das crianças terem uma 'relação socioemocional equilibrada,pois o convivío entre elas está cada vez mais difícil qualquer acontecimento é motivo para entrarem em conflito tanto verbal como físico. Nossas crianças não sabem lidar, não aceitam serem contrariadas e a família está muito desestruturada, não participam da vida escolar dos filhos e nós professores temos que trabalhar o emocional para que as crianças possam desenvolverem-se integralmente.
      Profe: Elisangela Marques e Silva
      Escola: Roberto Cardoso

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  30. A palestra de August Cury nos remete a uma reflexão do modo de vida atual, somos seres humanos egocentricos e cada vez mais impacientes.nesse momento entra a importantissíma Relações Sociemocionais a qual vai tratar de sentimentos que estão perdidos que no momento que são resgatados a sociedade e a aprendizagem tornar-se-a melhor e qualitativa.Onde o 'Homen'resgatar valores como; respeito,refletir antes de agir,ter compaixão.Para ocorrer aprendizagem cognitiva temos que trabalhar no aluno aprendizagem emocinal ou seja trabalhar valores de respeito, amizade entre outros que fazem parte do dos relacionamento socioemocional.

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  31. Noema Silva
    E.M.E.F. Nicácio Machado
    E.E.de E.F. Venceslau Brás
    Alunos que têm competências socioemocionais desenvolvidas apresentam mais facilidade de aprender os conteúdos escolares.Isso porque o ato de aprender não envolve somente competências ligadas à velocidade de raciocínio e à memória, mas exige também motivação,capacidade de controlar a ansiedade e as emoções.
    É preciso desenvolver a inteligência socioemocional nas crianças desde pequenas, para que se tornem adolescentes e adultos melhores, mais solidários, equilibrados, tolerantes, com pensar crítico, felizes e bem sucedidos na escola e na vida.
    Nesse processo é fundamental a participação de nos educadores, porque a gentileza, a solidariedade, a tolerância, a inclusão, os sentimentos, enfim, todas as áreas da sensibilidade não podem ser ensinadas por máquinas, e sim por seres humanos.

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  32. Noelia Silva
    Escola Maria Camargo
    Nos dias de hoje não podemos aceitar uma educação, com o ensino de disciplinas tradicionais, em uma perspectiva de acúmulo de conhecimento.
    É necessário ampliar a aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de competências que combinem as dimensões cognitivas e socioemocionais.
    As relações socioemocionais precisam ser trabalhadas, pois ensina o aluno a tomar decisões, buscar soluções de problemas de forma colaborativa, pensar criticamente, fazer escolhas responsáveis, tolerância, autocontrole,motivação, participação e comprometimento v escolar.
    É através da Educação socioemocional que o aluno aprende a lidar com suas emoções e com sua inteligência melhorando suas relações no ambiente escolar, familiar e na sociedade.

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  33. Vanessa Blumberg de Freitas
    Roberto Cardoso

    Augusto Cury levá-nos a fazer a refletir sobre a atual prática docente, levando em consideração as relações socioemocionais, habilidades que devemos e podemos aprender, podemos praticar e podemos ensinar, pois está ligada a edequação do comportamento ao controle emocional, e a como se relacionar bem com os outros. Mudanças de cultura, de compreensão de vida, conhecimento e aprendizagem que é papel da escola.

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  34. A educação socioemocionl é fundamental para que possamos entender o nosso aluno e assim ajudar a conseguir alcançar as competências e habilidades propostas nos planos escolares. Muitas vezes o lado emocional não deixa nosso aluno seguir em frente sendo assim cabe aos professores reconhecer os problemas e achar métodos de transpor essas barreiras.

    Professora Anelise Marins
    Escola Roberto Cardoso

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  35. VIVIANA QUINTANA PIRES - ESCOLA DR. ROBERTO CARDOSO

    Hoje em dia lidamos com diversos tipos de famílias e a vivência que cada criança trás para a escola reflete, e muito no comportamento delas. Não sabem lidar com frustações, medos, anseios. Muitas são tratadas em redomas de vidro, ou livres demais e quando expostas as duficuldades não sabem como enfreta-los, assim podem ser extremamente agressivos ou passivos demais. Trabalhar a parte emocional é essencial para que as aulas sejam mais agradáveis e que o aluno tenha confiança em seu professor e assim sua aprendizagem seja plena e satisfatória.

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  36. Administrar as próprias emoções é a melhor forma para se adaptar aos desafios e às dificuldades da vida. Isso envolve um processo de aprendizado complexo, que compreende: identificar e reconhecer o estado emocional de alguém, ser capaz de falar sobre isso e encontrar uma maneira funcional de resolver pequenos ou grandes desafios que vão aparecer na vida. Nós deveríamos começar a desenvolvê-las desde cedo, para que os estudantes se beneficiem disso ainda na educação infantil. Estar atento à capacidade de cada aluno de cuidar de suas emoções desde cedo vai ajudá-lo a lidar com adversidades do seu cotidiano, e também isso terá impacto direto em seu aprendizado.
    Acho que tanto o professor quanto os pais têm um papel importante no desenvolvimento da criança. O ideal seria que pais e professores atuassem juntos nesse processo, porém sabemos que muitas vezes não é possível por diferentes razões. Às vezes o histórico familiar da criança chega a ser desfavorável neste processo, tendo aí o professor um papel ainda mais desafiador para apoiar o desenvolvimento desse aluno: é a parte que está mais ligada ao coração.
    Sendo assim, o papel do professor está relacionado a ajudar as crianças, no início da vida, a se sentirem seguras ao aprenderem que tudo tem um tempo para acontecer e que nem sempre se consegue o que se quer imediatamente. Para isso, é importante, por exemplo, adiar uma gratificação e mostrar às crianças que existe hora para tudo: quando é hora de brincar lá fora e quando é hora de sentar, ficar quietinho e ouvir uma história.

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  37. Augusto Cury salienta na sua fala a importância que a Educação Socioemocional tem na aprendizagem das diferentes áreas do conhecimento. Segundo ele “80% dos jovens apresentam sintomas de timidez e insegurança” e que a educação socioemocional oferece diversas ferramentas cognitivas” que, com certeza, são imprescindíveis para o desenvolvimento das competências e habilidades fundamentais e necessárias a todos os alunos.
    Segundo ele, tanto a escola quanto os professores, tentam modificar o aluno, mas que “NINGUÉM MUDA NINGUÉM e que a melhor maneira de você piorar o ser humano é você tentar mudá-lo.”(Cury)
    Não sei até que ponto pode-se concordar com Cury, pois atualmente crianças e jovens tem em suas mãos muitas informações através de tecnologias que podem aproximá-los ou afastá-los do convívio social. Mesmo tendo o mundo em suas mãos, não constroem “relações interpessoais saudáveis”.Muitas vezes, nossos alunos não conseguem e nem sabem como resolver seus problemas e encarar perdas, rejeições, frustrações, humilhações.....
    Na realidade crianças, jovens e adolescentes estão despreparados para serem seres humanos adultos numa sociedade complexa e altamente exigente.
    Segundo Cury “o programa escola da inteligência contempla todos os aspectos da inteligência socioemocional e não atua apenas na prevenção de transtornos emocionais, mas também nas funções não cognitivas mais importantes (memória, raciocínio, pensamento, percepção)”. Com certeza estas funções, se bem trabalhadas, serão fundamentais para que o ser humano seja autor da sua própria história. E, muitas vezes, pais e educadores, na sua prática, acabam contribuindo na formação de filhos/alunos inseguros e despreparados para enfrentarem a vida em sociedade, para a sua formação como cidadão.
    Se analisarmos sob o ponto de vista de Cury, quem de nós não tem falhas, erros? Quantas vezes agimos sem pensar e depois nos arrependemos?
    Assim, na nossa prática docente, precisamos formar seres humanos mais pensantes. Precisamos apostar e acreditar no potencial dos alunos. Ao invés de apontarrmos as falhas, vamos estimulá-los à mudança. Quando você dá chances é muito mais fácil. Todos tem capacidade e inteligência e, cabe a nós educadores dar o suporte para que o “EU” do aluno se liberte e tornem-se autores da sua própria história, resgatando sua autoestima, autoconfiança e libertando o seu imaginário.
    Precisamos utilizar as ferramentas que protejam a emoção, pois estamos vivendo na era da INTOLERÂNCIA.
    Como Augusto Cury pontuou na sua fala, que:
    • crianças e adolescentes precisam ser autônomos (Paulo Freire);
    • precisam ter o prazer de aprender (sonho de Platão);
    • precisam ter um ego critico (sonho de Freud)
    • precisam ser livres, ter direito de escolha (como Sartre imaginava) e
    • PRECISAM SER AUTORES DA SUA PRÓPRIA HISTÓRIA como é desenhado na teoria da inteligência multifuncional.

    Finalizando “PROTEGER A EMOCÃO É FUNDAMENTAL”.

    Sonia Mara Costa Rodrigues
    E.M. Professora Maria Alzira

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  38. Ajudar a criança a lidar com suas emoções é uma forma de aprendizagem, principalmente para aquelas em situação vulnerável onde a família é menos favorecida. O professor é um facilitador, pois lidar com as emoções não é fácil compreende e estar atento a capacidade do aluno em lidar com suas próprias emoções desde cedo vai ajudar a lidar com as adversidades do seu cotidiano e isso terá impacto direto no seu aprendizado....... Adriana Sutil...... Roberto Cardoso

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  39. Escola Municipal Professora Maria Alzira Augusto Cury diz que a educação socioemocional é importante para que o aluno possa aprender melhor e assim desenvolver suas habilidades, sua inteligência.Ele salienta a importância da inteligência emocional para o seu melhor desenvolvimento e inseção na sociedade.O desenvolvimento das habilifdades socioemocionais na criança desde cedo eé importante para que ela possa interagir melhor e desse modo se desenvolver melhor e melhorar o seu aprendizado.

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  40. É notório que estamos vivendo num mundo onde a intolerância, a violência, o individualismo e a desestruturação das famílias, tanto emocionalmente quanto socialmente, fazem parte da rotina escolar.
    A nova geração de crianças e adolescentes tem desafiado pais e educadores a lidar com um novo perfil de comportamento. Guiados pelas tecnologias, eles são movidos por tablets e celulares, têm se distanciado de atividades em grupo e passam a enfrentar dificuldades para lidar com frustrações na infância e com os desafios da vida adulta. Os pais, por sua vez, para conseguir proporcionar à família um bom padrão de vida se submetem a rotinas de trabalho extenuantes e acabam tendo menos tempo para acompanhar as necessidades de seus filhos. Nasce aí o conflito e a culpa de pais e mães. Para compensar, eles se tornam muito permissivos e super protetores, o que acaba por agravar ainda mais os perfis de crianças que têm dificuldades para lidar com as emoções. Futuramente eles se tornarão adultos frustrados.
    Diante deste contexto surge a necessidade da escola proporcionar ao nosso educando estímulos para que eleve sua autoestima, que olhe mais ao seu redor e aprenda a lidar com suas emoções. Ao trabalharmos as competências sócio emocionais na escola poderemos obter impactos positivos na aprendizagem , preparando nosso aluno para estar no mundo, compreender os diferentes, ser crítico e atuante e tomar decisões pautadas na ética e a construir seu projeto de vida e a se capacitar para o mundo do trabalho. “O professor vai aplicar ensinamentos para promover habilidades sócio emocionais dos alunos, como gerenciar seus pensamentos, ampliar o autoconhecimento, se colocar no lugar do outro, lidar com a intolerância e a falta de empatia.”
    Entretanto, apesar de entender este processo, acho que antes de tudo, é preciso que nossos professores quebrem a “barreira do EU” como ser superior ao aluno, caso contrário não haverão mudanças. É preciso CONHECER o aluno como um todo, inclusive sua história de vida para assim construir uma relação saudável, valorizando o aluno, incentivando-o a expor suas ideias e pensamentos. Somente assim construiremos esse vínculo necessário para que possamos nos tornar SERES HUMANOS melhores.
    Claudia Puchalski- E. M. E. F. Dr. Roberto Cardoso

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  41. Atualmente quando se fala em inovação em educação, deve-se pensar no trabalho das competências e no desenvolvimento das habilidades onde os alunos serão preparados de forma integral para enfrentarem os desafios do século 21. A educação segundo Augusto Cury precisa ser voltada para o desenvolvimento das competências socioemocionais. Onde crianças e adultos aprendem a colocar em prática as melhores atitudes e habilidades para controlar emoções, alcançar objetivos, demonstrar empatia, manter relações sociais positivas e tomar decisões de maneira responsável. Pensando desta forma o cotidiano escolar vai além de uma sala de aula e de um professor a frente de toda a turma, é preciso promover uma educação social e emocional, onde estas ações contribuirão para a melhoria dos índices de aprendizagem, redução da indisciplina, o aprimoramento das relações interdisciplinares e o aumento da participação da família na formação integral dos alunos.

    Natália Coimbra
    Escola Dr. Roberto Cardoso

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  42. Professor: Marcelo Dario de Azevedo Daudt
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Dr. Roberto Cardoso

    Nos dias de hoje os aluno não querem o padrão tradicional de aulas.Os professores e a escola precisam acompanhar as diversidades no meio em que eles vivem, transformando em alunos criativos com um olhar critico da sociedade de hoje. Nosso papel de professor é de fazer o aluno a pensar e ser criativo. A inclusão da sociedade e da família, colabora e muito com o aprendizado do aluno. É de grande importância que a família esteja inserida no meio escolar. A utilização das mídias é outro meio que deve ser aplicado para o aprendizado, mas porém, o aluno deve ser sempre orientado de forma correta para o uso delas.
    O vídeo mostra que em nossa realidade, devemos construir relações interpessoais saudáveis, devemos aprender a lidar com todas as dificuldades emocionais que aparecem ao decorrer de toda sua vida.

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  43. Claudia Silvana dos Santos Diniz
    E.M.E.F.Dr. Roberto Cardoso

    A educação não se resume em notas, temos também como fator fundamental para o desenvolvimento dos alunos as competências socioemocionais que variam de acordo com a necessidade de cada indivíduo, sendo assim dirigidas, entre elas podemos citar a criatividade, autoconfiança, resolução de problemas, liderança, responsabilidade entre outros.Os tempos atuais pedem melhores desempenhos, alunos que praticam tais competências estarão mais preparados para viver em sociedade e atuar no campo de trabalho.

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  44. Ser educador nos dias de hoje é um grande desafio.A família está deixando a responsabilidade que é dela para a escola, na maioria das vezes.
    A importância da família para o desenvolvimento, desempenho e aprendizagem do aluno é fundamental, mas algumas famílias não participam da vida escolar dos filhos.
    Presenciamos no dia a dia,alunos que não tem uma orientação em casa, um questionamento,uma atenção, simplesmente são deixados de lado, sem ter alguém que se preocupe de fato com eles, sendo a escola a sua única família.
    Para termos uma aprendizagem de qualidade e satisfatória, as famílias tem que se unirem à escola para auxiliar no processo ensino aprendizagem, assim podemos compartilhar dúvidas e angústias, participar mais da vida do aluno.

    Katia Silene Santos Abreu.
    E.M.E.F. Maria Alzira.

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  45. Elizete Fonseca de Oliveira
    Escola Especial Orestes Gonçalves da Silva
    Nas relações socioemocionais, cognição e emoção, nos processos de aprendizagem e na formação das crianças e adolescentes, não se separam.
    Para que essas relações aconteçam, devemos ter a compreensão e a participação de toda a comunidade escolar, principalmente a da família.
    A dificuldade em lidar com as frustrações, ansiedade, fobias, insegurança, timidez, entre outras, pode acabar gerando transtornos emocionais. Mas o grande desafio é oferecer a essas crianças e adolescentes uma educação que os levem a desenvolver competências necessárias para aprender, a conviver e trabalhar em um mundo cada vez mais complexo, onde eles começam a ter uma rotina de atividades e a sofrer influência de outros valores além dos ensinados pelos pais.


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  46. Elisabete Ulguim Leal15 de agosto de 2016 às 16:25

    Elisabete Ulguim Leal
    Escola Orestes Gonçalves da Silva
    A escola sempre se preocupou com o cognitivo do aluno, mas o tempo foi passando e outras preocupações foram surgindo; o modo como a criança aprende, quais fatorem interferem nesta aprendizagem, as etapas e a prontidão deste aluno.
    Hoje o professor deve ser aquele que ensina, educa, detecta os problemas, sejam eles dentro ou fora da escola, sejam de aprendizagem ou psicológicos, ou seja, uma carga muito grande sobre o professor.
    A fala de Augusto Cury vem fortalecer um desejo do professor, que esse aluno que chega até nossas escolas esteja mais preparado emocionalmente, pois ele estará entrando num mundo de muitas mudanças, muita diversidade com pessoas cada dia mais “estressadas”, sem paciência para lidar com situações adversas, agressividade, falta de tolerância, entre outras tantas. Numa criança com equilíbrio socioemocional a aprendizagem ocorre de maneira mais abrangente sabe-se que muitos dos nossos alunos trazem consigo uma carga muito grande de fatores externos que interferem na sua aprendizagem e o lado emocional está presente em todas elas. Para dar conta desta demanda faz-se necessário instrumentalizar o professor para que possa continuar desenvolvendo um trabalho diante desta realidade e que, também possa ser um agente de transformação enquanto não se tem alunos com suas habilidades totalmente prontas para serem desenvolvidas.

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  47. Possibilitar aos alunos que se mantenham motivados durante todo o período escolar é um desafio.

    Nos dias atuais, cada vez mais parece ser necessário possibilitar aos alunos, espaço para expressar e ajudar a "aprender a sentir" suas emoções.

    As competências socioemocionais são habilidades que você pode aprender, e a escola pode ser um ambiente seguro, em que os alunos identifiquem como agir frente às situações do dia-a-dia, através da troca de experiências, do autoconhecimento e tomada de decisões.
    Sara Schaefer

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  48. A importância das relações socioemocionais no desenvolvimento da aprendizagem

    Após assistir o vídeo sobre o Programa da Escola da Inteligência começo a pensar sobre a importância das relações, do processo emocional de cada indivíduo e de como isso interfere no desenvolvimento de cada pessoa tanto no processo da aprendizagem como no desenvolvimento emocional.
    Quando ele fala na mente humana e nos índices elevadíssimos que as pesquisas mostram, a falência emocional de grande número das pessoas, que mais ou mais tarde a maioria das pessoas terão algum tipo de doença psíquica me deixa apavorada e procurando entender e tentar buscar alternativas para mudar estas estatísticas. Quando faz as perguntas sobre os sintomas, e eu tenho quase todos, vou ficando cada vez mais apavorada, e começo a pensar que realmente está na hora de fazermos a higiene mental e tentar encontrar um maneira de construir as relações saudáveis que ele tanto fala.
    As crianças e adolescentes de hoje são os que mais oportunidades de lazer estão tendo e ao mesmo tempo são os que menos aproveitam, são muito individualistas e convivem muito mais com aparelhos eletrônicos do que com pessoas, são a geração com mais pessoas tristes e com transtorno de depressão.
    Entendo que seja preciso fazer com que busquem construir relações saudáveis, entender o outro, se colocar no lugar do outro, enfim realizar a educação da emoção, desenvolver as competências emocionais para que estas relações aconteçam de forma tranquila e natural e desta forma consigam lidar com as diferenças e com as decepções e problemas que a vida lhes apresentar.
    O ser humano que conseguir manter estas relações saudáveis, certamente conseguirá um bom desempenho em todos as áreas tanto pessoal como na área do conhecimento, uma mente saudável terá condições de aprendizagem em todos os aspectos pois fará com que diminua a indisciplina, a violência e consequentemente aumente o interesse e com a melhoria das relações interpessoais haverá a troca entre todos aqueles que estejam ligados por um mesmo objetivo.
    Vamos começar já nossa higiene mental e de nossos alunos para que tenhamos uma mente livre e emoções saudáveis.

    Rosemari Ataides Marion
    Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Alzira

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  49. Elcida Terezinha da Costa Flores
    Escola Municipal de Ensino Fundamental DR.Roberto Cardoso
    De acordo com o vídeo de August Cury, é possível saber que se as habilidades socioemocionais forem trabalhadas na escola desde o inicio da vida escolar, teremos cidadãos mais reflexivos e críticos. Talvez isso seja possível se trabalhado através da contação de histórias,da utilização do lúdico e do debate sobre o funcionamento da mente e dos comportamentos, pois irá promover o desenvolvimento de habilidades mentais para a gestão das emoções,trazendo melhorias nos índices de aprendizagem,assim como o fortalecimento da construção de relações saudáveis nos níveis intra e interpessoais.Dando-se dessa maneira a prevenção de transtornos psiquicos e melhoria na qualidade de vida de educadores,famílias e profissionais da educação.
    Sendo assim,conclui-se que a educação socioemocional desempenha um ´papel fundamental na obtenção do sucesso para a vida futura dessas crianças .

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  50. Cleonice Rosa da Silva
    Escola Maria Camargo
    A palestra de Augusto Cury nos fala da importancia da Educação socioemocional como ferramenta em nossa prática, como uma educação transformadora na vida de nossos alunos, como metodologia a educação socioemocional aplicada em ambiente escolar, fundamentadana inteligencia Multifocal, teoria desenvolvida por ele, por meio da educação das emoções e da inteligência , promovendo a melhoria dos índices de aprendizagem, de indiciplina, do aumento da participação da família na formação integral dos seus filhos, da qualidade de vida e do bem-estar psíquico, de todos os beneficiados.O aumento do rendimento intelectual e a aprendizagem dos alunos, desenvolvendo a postura empreendedora e criativa, a introdução de pensamentos ea formação de pensadores.
    Nos faz pensar na importância da transformação da energia psíquica, a formação da conciência e dos alicerces do EU, da memoria e a formação da história existencial de nossos alunos, aprofundando nos fenômenos inconciêntes que atuam nos bastidores da mente humana.

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  51. A palestra do Augusto Cury nos faz refletir sobre como nossos alunos estão lidando com perdas e obstáculos que estão aparecendo. Cabe a nós professores desenvolver a autoestima e autocontrole para que nossos alunos sejam autores da sua própria história.
    Deizi Fonseca de Oliveira
    E. M. E. F. Professora Maria Alzira
    E. M. E. ENGº José Blaha

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  52. O Palestrante Augusto Cury destaca que a educação sócio emocional é fundamental na aprendizagem das diferentes áreas do conhecimento, salientando que o modelo educacional das sociedades modernas está falido, pois desconhece essa lei fundamental da qualidade de vida. Que a vida é um eterno aprendizado sempre precisamos aprender com os outros. Ser autor da própria história;
    Gerenciar nossos pensamentos e administrar nossas emoções. Administrar a emoção é o nosso grande direito. Direito de ser feliz, de ser livre, de ter prazer de viver, de navegar com segurança nas turbulentas águas das relações sociais.
    Desta forma reforça e prioriza a importância do trabalho docente não apenas criticar os erros dos seus alunos não valorizando-os mas sim encantar-se diariamente com os pequenos gestos afetivos e ter consciência de que educar é penetrar um no mundo do outro.
    Nesta caminhada não está fácil educar/ensinar na atualidade em que estamos, porque enfrentamos vários problemas como a estrutura familiar comprometida, como nosso educando também, vivem mas este projeto pode ser um avanço para educação, pois pensa no aluno por inteiro e alguma maneira ajuda-los a lidar com as diversas situações sociais para estarem mais preparados para a vida e buscando cada um seu potencial para viver melhor e com os outros.
    Ana Maria
    E. M. E. F. PROFESSORA MARIA ALZIRA

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  53. Em meio a esse tempo de adversidades na sociedade, inversão de valores, nova formatação das famílias a escola recebe a cada dia mais atribuições. A escola, infelizmente não é somente lugar de aprender conteúdos, mas sim muitas vezes, o lugar mais equilibrado e organizado que alguns alunos frequentam. Daí a importância do que falava o escritor. É necessário que o educando receba essa formação sócio emocional, a fim de que saiba se posicionar, olhando situações de todos os ângulos e fazendo suas escolhas diárias com discernimento não reproduzindo ações. Professora Camila Tavares Escola Maria Alzira

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  54. A palestra de Augusto Cury é muito interessante e abordou pontos importantes vindo ao encontro do que vivenciamos em nosso cotidiano;jovens e adultos com muita dificuldade de lidar com sentimentos como perda, rejeição, frustração, humilhação entre outros.
    "Pensar antes de agir", " expor e não impor"...É o que menos acontece. Precisamos repensar a cada dia a nossa prática pedágogica em busca de uma educação socioemocional, para que possamos ajudar nossos alunos de uma forma concreta ,como disse Augusto Cury a serem autores da sua própria história. Janete Klein - E.Doutor Roberto Cardoso.

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  55. LIDIANI PASSOS DA SILVA17 de agosto de 2016 às 18:29

    A palestra de Augusto Cury enfatiza a importância da educação sócio emocional. É muito importante que nossos educadores estejam preparados pra esta questão de valorização dos sentimentos e de como administrá-los. Nós professores somos frutos de uma escola opressora, na qual não se podia expor os sentimentos, pois este ato era visto como sinal de fraqueza. Saber lidar com nossas emoções e fazer uso desta pedagogia, talvez seja o grande elo de ligação entre o planejar e o executar. Há muitas questões que por décadas foram ignoradas dentro das escolas que precisam ser repensadas e discutidas!

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  56. Como diz Cury no video o aluno tem que duvidar,criticar e determinar ,e somos nós professores que temos essa função de desenvolver essas competências em nossos alunos para que possamos devolvê-lo de forma completa ,precisamos incorporar estratégias em nosso dia a dia que abranja o aluno como um todo, flexibilizando sua aprendizagem.
    A educação socioemocional tem papel fundamental na escola, pois desenvolve em nossos alunos habilidades para lidar com adversidades do seu cotidiano.
    Marilda Oliveira Castro
    Escola Orestes Gonçalves da Silva

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  57. A palestra de Augusto Cury nos faz refletir sobre a importância de se aprender a "pensar antes de agir".
    A escola mais do que ensinar os conteúdos, precisar adotar essa postura socioemocial, cuidando da parte afetiva, trabalhando o lado emocial,os valores, ainda mais nos dias atuais em que as bases familiares estão em constante modificações,contribuindo para o desenvolvimento de uma sociedade melhor.
    Thailine Machado
    EMEI Mundo dos Sonhos

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  58. Assistindo o vídeo de Augusto Cury paro para refletir sobre temas importantes presentes em nosso cotidiano escolar.
    Alunos que não conseguem lidar com as frustrações que encontram no seu dia-a-dia, seja em casa, na escola ou em qualquer outro lugar.
    Nós enquanto educadores procuramos achar alternativas que nos auxiliem a enfrentar essas situações da melhor forma possível, visando sempre um relacionamento saudável em sala de aula, pois acredito que o afeto ainda é a nossa maior ferramenta, acredito que a falta de limites tem contribuído para a situação que nos encontramos.
    Em um mundo tão corrido e competitivo, que exige tanto de nós, fica o desafio de tentarmos formar alunos que consigam mais tarde serem autores da sua própria história, que consigam duvidar, criticar e determinar, que tenham capacidade de se reinventar-se diante das mais variadas situações, que consigam lidar com os "nãos" que aparecerem em seu caminho.


    Luana Amaral Vieira
    E.M.E.I Mundo dos Sonhos

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  59. Augusto Cury nos lembra que a sociedade tem passado por grandes transformações culturais, tecnológicas, de relacionamento e que estas exercem enorme influência sobre nossos jovens.

    A todo instante eles são bombardeados de informações em uma velocidade impressionante. Muitos jovens estão enfrentando uma dificuldade enorme para se encontrar enquanto sujeitos e parte integrante nesse mundo do imediatismo.

    Surgem dúvidas, questionamentos, sentimentos, emoções mal resolvidas, que por sua vez, geram comportamentos inadequados.

    Penso que a educação socioemocional surge como uma ferramenta que auxilia o jovem a pensar, a administrar suas emoções e valores na complexa sociedade atual.

    Marcelo Gastoni Peretti
    E.M.E.F. Benjamin Constant

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  60. O espaço de aprendizado é uma oportunidade para desenvolver as competências de que os jovens necessitarão ao longo da vida sejam elas habilidades cognitivas ou não cognitivas. Algumas dessas habilidades são autoconhecimento, capacidade de resolver conflitos, consciência social, facilidade de relacionamento e tomada de decisão.
    É muito difícil alcançar bons resultados com alunos inseguros estudando em ambientes onde não se sentiam à vontade. O ensino socioemocional pensa no aluno por inteiro não só em resultados acadêmicos, mas em desenvolver as habilidades socioemocionais que formam pessoas que não estão preparadas para a vida, carreira ou faculdade.
    Daviane Azi Corrêa Colovini
    E.M.E.F. Benjamin Constant

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